O termo holístico tem se tornado cada vez mais presente nas organizações empresariais. Com modelos de gestão mais dinâmicos e versáteis, as empresas dos mais variados setores têm desenvolvido a visão sistêmica e, paralelo a isso, os processos ganharam novas versões, compatíveis com o dinamismo da organização.
Esse termo se refere ao holismo, aquele ou aquilo que procura compreender os fenômenos em sua totalidade e globalidade. É um conceito que foi criado por Jan Christiaan Smuts, em 1926. Smuts o descreveu como a tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um “todo” que é maior do que a soma de suas partes.
O que ele quis dizer com isso, é que esta noção remete a uma maneira específica de contemplar o mundo, que pode ser aplicada diante de várias vertentes do conhecimento. Como a medicina, psicologia, física, administração, ecologia, e como podemos perceber, agora na publicidade e no marketing.
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Diante dessas mudanças, a visão holística traz importantes contribuições para a gestão das organizações, em especial, para a gestão de marketing. De origem grega, “holístico” significa “todo”. Mas afinal, o que é Marketing Holístico? É o que vou te contar agora, querida pessoa!
Marketing Holístico e seus 4 pilares
Essa expressão, Marketing Holístico, foi criada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller, e consiste na integração de várias vertentes do marketing. A exemplo do marketing de relacionamento, endomarketing, marketing socialmente responsável, webmarketing, marketing integrado, marketing social, marketing interno, branding e afins.
Com base no princípio de totalidade e globalidade, o Marketing Holístico é um segmento que aborda todas as partes da organização pois estes têm correlação com as atividades e estratégias de marketing. No Marketing Holístico, a visão sistêmica é algo constante.
Afinal, as decisões ligadas ao marketing da organização fazem parte de um grande processo e refletem em outros setores da organização e vice-versa. Dessa forma, a visão global do marketing, todos os seus processos e fenômenos têm como objetivo alcançar os melhores resultados. Não apenas para a empresa, mas também, para o consumidor.
E é por isso que, aqui, o apoio ao cliente tem tanta importância quanto as vendas. Isso faz com que seja necessária uma conciliação entre a ética da empresa e as necessidades dos consumidores.
Para Kotler e Keller, para que a organização empresarial implemente o Marketing Holístico, é fundamental que este tenha 4 pilares importantes. São eles:
1 – Marketing Integrado
Como o próprio nome diz, neste pilar as atividades de marketing são mescladas e combinadas para destacar os retornos do investimento feito pelo consumidor. Metas de médio e curto prazo, foco na produção e diversificação dos produtos são algumas das atividades ligadas ao marketing integrado.
Para entender melhor, ele pode ser dividido em dois conceitos básicos: a sincronização das diversas funções do marketing e o alinhamento de todos os departamentos da empresa ao marketing, para que seja possível melhorar a experiência do consumidor, criando e estabelecendo um relacionamento feliz e duradouro.
O marketing de conteúdo é altamente vantajoso para uma empresa porque agrega valor à marca; melhor aceitação, consequentemente, menos rejeição por parte dos clientes; levando à fidelização de clientes; de forma a atrair cada vez mais leads qualificados.
2 – Marketing de Relacionamento
De acordo com especialistas, o Marketing de Relacionamento é – nada mais, nada menos – que todas as ações tomadas pela empresa, com o objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com os clientes.
Dessa forma, a empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes. Porque aqui, o objetivo macro é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Fazem parte deste pilar do Marketing Holístico todas as atividades e estratégias ligadas ao relacionamento com clientes, com os fornecedores e prestadores de serviços da empresa.
3- Marketing Interno
Para começar, é preciso entender que Marketing Interno e Endomarketing possuem conceitos diferentes. O primeiro se relaciona com ações de treinamento ou qualificações dos funcionários de uma empresa. Para que os mesmos possam desenvolver melhor desempenho para o consumidor.
Já o Endomarketing, de acordo com Souza e Santos (1992),
O Endomarketing por si só não é capaz de trazer resultados positivos para a empresa. Ele é resultado de uma filosofia criada para tratar os relacionamentos do empregado com a empresa, reforçando condições de motivação e participação, agindo mais ao nível de cultura organizacional. O sucesso ou fracasso de um modelo estratégico fundamentado na participação e no engajamento dos empregados dependerá, em muito, da congruência dos interesses desses com os da empresa e do retorno que ambos obterão […].
O Endomarketing, na verdade, é uma evolução do Marketing Interno. E sua diferenciação foi uma proposta de conceito criada por Inkotte (2000), que deve ser entendido como uma forma opcional de gestão para as empresas que já utilizam estratégias de marketing, tendo o cliente interno como um segmento de mercado, se adaptando para motivar, conquistar, encantar e fidelizar seus funcionários, fazendo com que a empresa seja atrativa, por diversas razões, para o seu cliente interno.
Em resumo, este pilar é composto por ações e atividades relacionadas aos colaboradores (público interno). Alguns exemplos: treinamentos e qualificações, ações de endomarketing, programas de desconto, entre muitos outros.
4- Marketing Societal (ou socialmente responsável)
É, basicamente, uma evolução da orientação para o cliente dentro de uma empresa. O surgimento deste pilar foi fruto das mudanças sociais e ambientais que impactaram nossa sociedade nos últimos tempos.
A consciência do consumidor em várias questões ligadas ao consumo tem feito cada vez mais as empresas reformularem produtos, buscar novos posicionamentos de suas marcas e se engajar com mais afinco para atender estas demandas.
Programas para redução da poluição, combate ao trabalho escravo, ações educativas de combate ao tabagismo são algumas das ações que fazem parte deste pilar do Marketing Holístico.
Após toda esta leitura conseguimos perceber a importância de cada um destes pilares para que uma empresa se destaque e tenha sucesso no mercado em que atua. Isso porque ter preocupação genuína com os processos, com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade, de uma forma geral, e demais stakeholders, faz com que a organização mantenha-se competitiva e possa continuar bem posicionada perante seu público-alvo e seus concorrentes.
Analise tudo o que leu até aqui e veja quais destes pontos você pode aprimorar em seus negócios, para ter uma performance de excelência no mercado, através do Marketing Holístico.
E você, o que pensa a respeito do Marketing Holístico? Você o utiliza em sua empresa? Então, conte sua experiência e opinião sobre ele no espaço abaixo e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham a oportunidade de desenvolverem-se pessoal, profissional e empresarialmente.
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