Ser um gestor significa administrar e controlar a eficiência e produtividade para alcançar os resultados almejados. Independentemente do modelo de negócio que a empresa tenha, o objetivo da gestão empresarial sempre será aquele que mantém o grupo unido para atingir resultados positivos.
Para atingir essas e outras metas é preciso que o gestor trabalhe com planejamento, análise e comprometimento. Mas, o que mais cabe ao gestor? Existe algum modelo de gestão ideal?
No artigo a seguir iremos apresentar os 3 tipos de gestão empresarial mais utilizados para que os gestores possam escolher os que mais se adequam às suas necessidades. Para saber mais sobre esse tema, continue a leitura!
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Gestão empresarial: por que é importante para a empresa?
A adoção de um modelo de gestão empresarial é essencial para que os empreendimentos consigam estabelecer um melhor ritmo de crescimento. Tendo um modelo para usar de base, fica mais fácil entender se os processos estão sendo realizados da melhor forma possível. Também permite fazer avaliações mais eficientes do que está sendo produzido.
Afinal, somente tendo parâmetros bem delineados é possível compreender se o método de trabalho está entregando o esperado. É uma maneira de direcionar a sua forma de gerir os recursos da companhia para serem utilizados da melhor maneira possível.
Tipos de gestão empresariais mais utilizados
Quem faz parte da área de gestão empresarial precisa estar atento aos tipos de gestão que existem. É importante estudá-los para entender qual é o melhor modelo dentro da conjuntura proposta.
Os diferentes modelos se alinham com realidades distintas, assim é possível investir em um mais adequado às ferramentas que se tem à disposição. A seguir abordaremos com mais detalhes os três tipos de gestão mais utilizados com suas particularidades.
1. Cadeia de valor
Esse modelo de gerenciamento pode ser usado para verificar regularmente a vantagem competitiva de uma organização frente ao mercado em que atua. Ao identificar o valor de cada atividade da empresa, é possível perceber como maximizar sua criação de valor. Em paralelo, dá para minimizar custos criando uma vantagem competitiva em relação à concorrência.
O objetivo central é gerar o máximo de valor em todos os processos corporativos. A base para o desenvolvimento desse modelo de gestão é conhecer profundamente o público-alvo. Os desejos e necessidades desse público devem ser analisados detalhadamente para que estratégias relevantes sejam desenvolvidas.
De que maneira a sua empresa pode gerar mais valor para os seus clientes? Essa deve ser a pergunta norteadora das ações da sua companhia. As empresas precisam se tornar a resposta esperada pelos seus consumidores, ou seja, a primeira escolha.
Quando se desenvolve processos mais alinhados com esses desejos fica mais simples obter respostas positivas do mercado. É um modelo interessante para companhias que estão tentando tornar sua atuação mais consistente.
2. Ciclo de inovação
Este é um modelo que consegue analisar e gerenciar com eficiência o ciclo de vida de uma inovação. Quando uma empresa cria novos processos, serviços e bens, ela está criando e inovando. O ciclo de inovação é um tipo de gestão que controla e monitora o tempo de vida dessas ações que são essenciais à geração de vantagem competitiva.
Esse tipo de gestão conta com três etapas: criação, implementação e capitalização. Cada uma delas deve ser gerenciada de maneiras distintas para serem analisadas detalhadamente. O trabalho, nesse modelo de gestão, se baseia em gerir com eficiência o ciclo de um projeto inovador.
Empreendimentos que têm uma proposta inovadora são os que mais se beneficiam da aplicação desse modelo. Um ponto relevante de mencionar é que nesse modelo a Metodologia Ágil (Scrum) é bastante aplicada para potencializar a produtividade e a velocidade para executar os processos.
3. Ciclo de Deming
O Ciclo de Deming se resume a planejar, realizar, controlar e agir. Esse modelo pode ser usado para estruturar projetos e melhorias que devem passar por essas quatro etapas para que as ações sejam implementadas com eficiência. O foco está em realizar todas as etapas do processo com excelência para obter os melhores resultados possíveis.
Os gestores devem conhecer profundamente os processos da companhia sob o viés técnico. As atividades devem ser executadas da melhor forma possível para alcançar resultados próximos da perfeição. Geralmente, os resultados demoram a aparecer nesse tipo de gestão, mas têm grande potencial de serem mais duradouros.
O ideal para quem se interessou em investir nesse modelo de gestão é dar início a um profundo mapeamento das atividades corporativas. A partir desse mapeamento é possível entender quais são as atividades mais relevantes para o empreendimento e como desenvolvê-las com mais eficiência.
Coaching como aliado da gestão empresarial
Atualmente, milhões de pessoas do planeta já conhecem o método Coaching e entendem a importância dele. Para se ter uma ideia, o método movimenta US$ 2,3 bilhões ao redor do mundo. Sim, o Coaching chegou a esse nível de importância justamente por ser uma ferramenta transformadora.
Quando um coachee termina um processo de Coaching conhece mais a si mesmo. Desse modo, torna-se mais preparado para encarar os desafios da vida profissional e pessoal, mais aberto a novas ideias e também pronto para evoluir um pouco mais todos os dias. E os resultados do Coaching aparecem em curto, médio e longo prazo!
São situações que poderão ser sentidas tanto dentro do ambiente profissional quanto fora dele. E é isso que o Coaching destaca: o poder transformador. Por isso, ele atrai tanta gente querendo ser coachee (aprendiz) e até pessoas querendo se tornar Coaches (condutor do conhecimento).
Formação em Coach
A formação Business and Executive Coaching (BEC), do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), é um ótimo modo de potencializar a sua atuação como executivo. Após obter todo o conhecimento, você verá que será possível aplicá-lo também em outros âmbitos da vida.
Esse curso atua fortemente na construção do conhecimento para o estabelecimento de metas, na formação e sustentação dos relacionamentos interpessoais, no desenvolvimento dos planos estratégicos e de ação da empresa. Além de ter papel fundamental na administração de mudanças e inovação.
Também faz da grade de conteúdo, a disseminação de sabedoria relacionada à estruturação de metas claras, como utilizar os talentos dos colaboradores de forma positiva, como identificar e superar obstáculos, como ser mais ágil na tomada de decisão, como aumentar a criatividade na entrega de atividades, como trabalhar a visão sistêmica, como fortalecer as competências fundamentais da liderança e muito mais!
Outra formação interessante do IBC é a Leader Coach Training (LCT), dedicada a todos aqueles profissionais que estão buscando pela autocapacitação. Não é fácil ser um profissional de alta performance. Por isso, o curso ensina sobre os quadrantes da liderança, como criar uma nova filosofia de obtenção de resultados humanizados, como desenvolver o poder de comunicação, como construir treinamentos que estimulem a evolução dos colaboradores e a retenção dos talentos.
Essa formação atua de forma profunda na melhora do índice de satisfação e qualidade de vida no trabalho, no desenvolvimento intelectual e técnico da equipe e, consequentemente, na entrega de atividades mais inovadoras e acima das expectativas. É uma forma de potencializar as suas melhores qualidades.
Viu como a metodologia realmente trabalha com o autoconhecimento, autodesenvolvimento e com o empoderamento? Esse é um investimento que vale a pena! Evoluir todos os dias é essencial para o ser humano, então, abra sua mente para o Coaching!
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