
O eneagrama é uma figura milenar. Como você deve ter aprendido em algum momento nas aulas de geometria, o eneagrama é derivado das palavras gregas “enea” (nove) e “grama” (algo escrito, desenhado). Trata-se, portanto, da figura de nove pontas inserida em um círculo. Existem registros do eneagrama desde antes de Cristo – estima-se que são mais de 5.000 anos!
Após muitas teorias, chegamos ao momento em que o eneagrama chegou ao mundo moderno. Foi em 1915, pelas mãos do filósofo armênio George Ivanovich Gurdjieff, que estudava o misticismo e ensinava sobre o autoconhecimento no século passado. Em uma de suas viagens, Gurdjieff encontrou a figura e passou a utilizá-la como forma de entender processos naturais. Em 1950, o filósofo boliviano Oscar Ichazo trabalhou no primeiro formato de eneagrama como pretendemos explicar neste texto – atribuindo 9 emoções que formavam o ego e governavam nossa psiquê. Por fim, coube ao psiquiatra chileno Claudio Naranjo lapidar a criação de Ichazo, em 1970, para chegar ao que conhecemos atualmente.
O teste do eneagrama é constituído por uma figura geométrica composta por um círculo, um triângulo e um hexágono. Ele pode ser usado para estudos de processos contínuos, sendo muito eficiente para fazer a gestão das emoções e do desenvolvimento humano. Trata-se de uma forma de obter autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
[php_everywhere instance=”2″]
Ao recorrer ao eneagrama, é possível entender um pouco mais como somos e como estamos. O teste pode revelar formas de comportamento, o que nos motiva ou desanima, além de outros elementos que vão ajudar na montagem de nossa personalidade.
O teste descreve 9 tipos de comportamento que são: perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz. Com base nesses conceitos, os gestores organizacionais podem minimizar pontos fracos específicos de cada personalidade, aprimorando os resultados alcançados pelas equipes de trabalho.
Quais são a personalidades do eneagrama?
Existem 9 personalidades que são definidas de acordo com o teste do eneagrama, sendo que cada uma delas possui características específicas. Conheça as personalidades a seguir:
- Perfeccionista: é uma pessoa determinada, prática e responsável, mas também é hostil, irritado e teimoso. O vício emocional desta personalidade é a raiva, e esta é uma pessoa que dá ênfase às tarefas a serem feitas e dificuldade de saber quais são as suas reais necessidades. O perfeccionista tende a segurar suas vontades e impulsos em favor de uma posição mais correta de sua vida. Trata-se de um perfil que se “autofiscaliza” e se cobra para atingir o sucesso adequado.
- Prestativo: seu vício emocional é o orgulho. Em geral, esta é uma pessoa conquistadora e que sabe chegar nas outras pessoas para conseguir o que quer. Seus pontos fortes são o carisma, disposição e habilidade para ser bastante envolvente. Por outro lado, os pontos negativos são apego e a prepotência. O ser prestativo é mais doador que recebedor e costuma valorizar o outro para, indiretamente, conquistar os seus objetivos. Procura também ser exatamente aquilo que esperam dele.
- Bem-Sucedido: este é um perfil flexível, focado e motivador, sendo que seu vício emocional é a vaidade. Por incrível que pareça, um de seus pontos negativos consiste na baixa autoestima, ao mesmo tempo em que são frenéticos e manipuladores. O bem-sucedido, como o nome já diz, procura sempre o resultado e ser bem quisto pelo meio em que vive. Para isso, traça metas e objetivos, podendo se tornar obcecado pela conquista. É preciso saber dosar e conhecer seus limites.
- Romântico: trata-se de uma pessoa centrada na emoção e, por isso, é instável. Seu vício é a inveja e seus pontos negativos consistem no excesso de crítica e tendência a ser deprimido e trágico. Seus pontos positivos são a criatividade, detalhamento e sensibilidade. O romântico é aquele que é sensível para o lado artístico ou estético, consegue entender o outro e mergulhar profundamente em suas emoções, mas deve tomar cuidado para não tornar-se refém desses sentimentos intensos.
- Observador: o estilo observador é analítico, especialista e ponderado. Quem está colocado nesse ponto tende a ser mais introvertido, tímido e não tem muita habilidade para se socializar com as pessoas. O observador é aquele que está sempre conectado com seus pensamentos, anotando as informações mentalmente no seu dia a dia. Porém, seu vício é a avareza;
- Questionador: o vício do questionador é o medo, e este perfil ainda se mostra apegado, moralista e rígido. A pessoa desse perfil está sempre em conflito, pois se perde em paradoxos e contradições que podem confundir sua mente com frequência. O questionador tem a vantagem de prever os erros e imaginar diversas possibilidades para uma situação, mas esse comportamento pode se transformar em uma personalidade muito pessimista, especialmente na convivência com outras pessoas.
- Sonhador: este é um estilo bem-humorado, improvisador e otimista. É um entusiasta e como tal procura sempre o lado mais positivo das coisas enquanto, em paralelo, corre dos sentimentos negativos como a dor e a tristeza. O sonhador procura deixar suas alternativas na mesa e não tem um plano definido em sua mente. Esse tipo de atitude pode gerar a falta de foco nos objetivos de vida e carreira.
- Confrontador: este estilo possui como vício a luxúria e tem dificuldades em reconhecer seus pontos fracos. Como confrontador, esse perfil está sempre pensando no poder e na dominação dos outros ao seu redor. Trata-se de uma pessoa determinada, autêntica, que pode tornar-se intimidativa se não souber dosar seus impulsos e atitudes. É preciso cuidado no trato com as pessoas.
- Preservacionista: este estilo tem como vício a indolência. Entretanto, ele tenta neutralizar este vício com a virtude da ação correta. O preservacionista é pacífico, calmo e bastante paciente com as pessoas. Seu grande problema é a imensa dificuldade em dizer “não” para os outros, além de procurar fugir dos conflitos do dia a dia. O maior desafio é conseguir se expressar de maneira adequada e positiva.
O teste do eneagrama pode trazer surpreendentes revelações sobre uma pessoa, além de mostrar um pouco mais sobre uma personalidade, indicando até mesmo o caminho a ser tomado para sermos melhores no dia a dia. Procure realizar o teste um dia e compartilhe nos comentários as suas experiências com ele!
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: Romolo Tavani / Shutterstock