A venda direta é um mercado que cresce continuamente e movimenta cerca de R$41,6 bilhões anuais no Brasil. Há alguns anos este modelo era um complemento de renda para muitos trabalhadores, porém, muitas pessoas têm optado por se dedicar totalmente a esta profissão e conquistar o mercado de trabalho.
A venda direta na prática
Com certeza você já foi apresentado a alguma pessoa que vende produtos em revistas ou catálogo — como as famosas revistas da Natura, Avon ou Tupperware.
Seja para complementar renda ou simplesmente ter um novo trabalho, ser vendedor direto de alguma marca pode acrescentar muito em sua experiência de profissional autônomo. Será um ambiente novo que exigirá compromisso com seu cliente, esforço para bater metas e alcançar objetivos e domínio sobre os produtos da marca que irá representar, além de saber administrar as vendas.
Oferecer as revistas com produtos ou um catálogo com serviços é apenas uma das várias formas de fazer uma venda direta. Outra maneira bastante conhecida de realizar as vendas é o próprio vendedor bater de porta em porta oferecendo seu produto, que é o que acontece com os vendedores diretos da marca Yakult.
Por que optar por venda direta?
Para as empresas
Para empresas que optam por vendas diretas, a maior vantagem é a economia gerada. Isso porque uma marca que trabalha com vendas diretas dispensa a necessidade de uma loja física, o que permite economia com contas de luz, água, impostos, funcionários e outras burocracias. Outro ponto positivo que a venda direta oferece às marcas são as várias possibilidades de levar seus produtos para outros estados.
Para os vendedores
A pessoa que decide investir em venda direta não precisa necessariamente ter experiência no mercado ou um grau de escolaridade mais completo. A venda direta é uma oportunidade de empreendedorismo que cabe para qualquer pessoa. Além disso, quem opta por este tipo de trabalho tem horários de trabalho mais flexíveis.
Para os clientes
Os benefícios das vendas diretas para os clientes são claros: conforto, praticidade e atendimento personalizado para suas compras.
O que você acha desse modelo de venda? Nesse momento, a venda direta pode ser uma boa alternativa para você ou para sua empresa? Deixe seu comentário com suas ideias e opiniões. Caso ache válido, curta e compartilhe nas redes sociais.
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Imagem: alphaspirit / Shutterstock