Para que uma empresa tenha altos índices de vendas e apresente um bom faturamento, ela precisa encontrar o modelo de venda ideal para seu negócio. Para isso, é necessário que as vantagens e desvantagens de cada tipo de venda sejam analisadas, de modo que o gestor possa conhecer profundamente suas principais características e aplicações.
Um dos modelos de venda mais populares são as chamadas vendas consignadas, que permitem que a empresa aumente a quantidade de vendas sem que ela precise dispor de recursos financeiros elevados.
O procedimento consiste em um fornecedor enviar produtos às empresas ou vendedores que, por sua vez, devem vender a mercadoria. Se o item for comprado, a empresa ou revendedor ganha uma comissão, e caso a venda não ocorra, o produto é devolvido ao fornecedor.
Vantagens da venda consignada
A venda consignada possui duas perspectivas: o fornecedor que coloca sua mercadoria para ser vendida, e a empresa ou vendedor que se encarregará de realizar a venda. Para os dois lados, a venda consignada gera as seguintes vantagens:
Para o fornecedor
- Consegue vender mais produtos;
- Não arca com investimentos em grandes campanhas de divulgação;
- Melhora seu faturamento;
- O produto ganha visibilidade perante o mercado;
- Gera ampliação da marca, visto que a venda consignada aumenta a exposição da mercadoria.
Para a empresa
- Zero custos adicionais para expor os produtos;
- Ampliação do negócio;
- Não existe responsabilidade quanto a montagem e manutenção de estoque, pois os itens que não são vendidos são devolvidos;
- Maior variedade de produtos;
- Retenção de clientes;
- Aumento do lucro.
Esse modelo oferece benefícios tanto para quem fornece os produtos quanto para quem os vende. Além disso, os consumidores finais passam a ter fácil acesso a uma variedade de itens, e o relacionamento entre fornecedores e lojistas é fortalecido. Ou seja: este é um modelo que, a partir de acordos bem definidos, traz vantagens a todos os envolvidos.
O empreendedor deve verificar se a implementação da venda consignada é viável ao seu negócio, bem como traçar acordos com o fornecedor que beneficiem ambas as partes.
A metodologia de Coaching oferece, por meio de técnicas e ferramentas específicas, consultoria empresarial com diretrizes a respeito do mercado de atuação da organização, perfil do seu público-alvo e análise de concorrência. Com essas informações, fornecedor e empresa conseguirão chegar em resoluções assertivas para as duas partes, o que resultará em aumento nas vendas e lucro.
Você conhecia o conceito de venda consignada? Acredita que o modelo é viável para seu negócio? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.
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Imagem: Syda Productions / Shutterstock