Conheça o Processo de internacionalização de empresas brasileiras

Internacionalização nas empresas Saiba mais sobre o processo de Internacionalização nas empresas

 

Todo e qualquer tipo de negócio que encontramos no mercado hoje busca constantemente por evolução. Isso quer dizer que as empresas procuram sempre trabalhar com afinco e dedicação, oferecendo as melhores soluções a seus clientes, para, assim, tornarem-se reconhecidas em seus segmentos e obterem, cada vez mais, novas oportunidades de expansão e crescimento. 

Neste caminho, diversas dificuldades e desafios surgem, o que, infelizmente, faz com que muitas destas empresas acabem sendo obrigadas a desistir de continuar. Porém, aquelas que permanecem firmes na jornada, conseguindo lidar, de maneira eficaz, com suas adversidades, colhem bons frutos, uma vez que conseguem destacar-se de maneira tal em seus mercados de atuação, que acabam tendo a oportunidade de expandir seus negócios, inclusive, para outros países. 

Este é exatamente o assunto que vou tratar com você no artigo de hoje. Vou falar especificamente sobre o processo de internacionalização de empresas e compartilhar dicas poderosas de como e do que você deve fazer para dar início a esta nova e promissora etapa na trajetória dos seus negócios. 

Continue me acompanhando ao longo deste texto e confira:

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O que é internacionalização de empresas?

A internacionalização é um processo gradual e contínuo de uma empresa com países fora do seu local de origem. Todo esse procedimento ocorre de forma gradativa, pois a empresa que opta pela internacionalização deve estudar as informações sobre o novo mercado e traçar objetivos estratégicos, para se adaptar às novas realidades e possuir capacidade para iniciar e dar continuidade as próprias produções. O apoio do governo, no que se diz respeito às leis e regulamentações para que ele ocorra, também é fundamental.

É importante dizer que a internacionalização, efetivamente e na prática, pode ocorrer de variadas formas, que vão desde o contato da empresa com o mercado externo, passando pela importação de produtos e matérias-primas, até o estabelecimento, de fato, do negócio em países estrangeiros. 

Um bom planejamento estratégico em todos os setores da empresa, grandes investimentos, liderança e alianças são essenciais para o processo de internacionalização. Também é necessário que a empresa mantenha o mesmo padrão em terras estrangeiras. Mesmo assim, empresas que resolvem passar pelo processo de internacionalização podem enfrentar algumas barreiras, tais como conflitos culturais, questões legais e administrativas, problemas com importação e exportação, tributação e preparação dos funcionários.

Após todo o processo de internacionalização ser planejado e colocado em prática, a empresa deve estar ciente que o retorno é demorado, mas são inúmeras as vantagens da realização de todo esse andamento. Algumas delas são: ampliação do mercado, geração de empregos, ajuda no balanço econômico do país de origem, possibilidade de contato com outras culturas, aumento da competitividade, aumento da credibilidade e fortalecimento da empresa no mercado local e mundial.

A internacionalização de empresas brasileiras

No Brasil, a internacionalização vem acontecendo de forma tímida. Mesmo assim, as empresas estão evoluindo para o mercado internacional e querem tornar o país mundialmente competitivo, deixando de ser apenas um fornecedor de matéria-prima.

Em pesquisa realizada, em junho de 2017, com 229 empresas brasileiras, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil,  concluiu-se que os Estados Unidos são o país que fica na preferência de 68 % de empresários e empreendedores nacionais, seguido da Colômbia com 23,4%, México com 21,3%, Argentina com 17,7% e Emirados Árabes Unidos com 15,6%.

De acordo com a pesquisa, entre os motivos que fazem com que os empreendimentos brasileiros optem pela internacionalização está o aumento nas vendas, ficando com 72,7%, a diversificação de riscos, com 65,3% e a proteção, no que diz respeito à volatilidade do mercado doméstico, com 61,3%.

Alguns dos serviços prestados pelas empresas brasileiras no exterior são: suporte para as vendas que saem do Brasil, envio de produtos montados desmontados, filiais para atender os clientes de outros países, entre diversas outras. Além dessas funções, as companhias também estão se interessando cada vez mais pelas franquias.

Como internacionalizar a sua empresa?

Agora que você já sabe o que é e como se encontra o cenário de internacionalização de empresas aqui no Brasil, confira abaixo algumas dicas, que você pode colocar em prática agora mesmo, para iniciar este processo em seus negócios:

Estude o mercado no qual pretende atuar

O primeiro passo a ser dado para que você possa iniciar o processo de internacionalização da sua empresa é se dedicar ao estudo do mercado no qual você pretende atuar em outros países. 

Este estudo inclui a realização de pesquisas, provas de mercado, validação de protótipos dos produtos com os quais se pretende trabalhar, assim como uma avaliação criteriosa da aceitação do público, no que diz respeito ao produto ou serviço que será oferecido. 

Esta iniciativa serve para que você compreenda se há espaço e oportunidades no mercado internacional para que você insira os serviços e produtos que a sua empresa oferece. Além disso, realizar este estudo também permite que você economize tempo, dinheiro e energia, uma vez que saberá, de forma prévia, se o investimento terá chances de retorno ou não.

Tenha ciência sobre demanda e capacidade produtiva

O passo seguinte que você deve dar diz respeito à necessidade de se compreender a demanda existente pelo produto ou serviço que você e sua empresa vão oferecer e, consequentemente, sobre a sua capacidade produtiva.

Isso quer dizer que você deve entender qual será a demanda esperada para quando você der início às suas vendas e se a capacidade de produção da sua empresa, seja de produtos ou serviços, consegue atender a esta demanda. 

Esta é também uma etapa verdadeiramente importante deste processo, pois, a partir disso, você demonstrará confiança, segurança e credibilidade a seus clientes, já que, assim, terá a oportunidade de se tornar uma empresa que realmente vende e entrega o que lhe é solicitado. 

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Fique atento aos requisitos técnicos e a legislação

Cada país tem suas próprias regras, normas, requisitos técnicos e legislação quando o assunto é a atuação de empresas estrangeiras em seu solo. Neste sentido, é preciso que você fique atento a todos estes pontos, para cumprir cada um deles e manter a sua atuação e seus negócios totalmente regulares. 

Análise, por exemplo, quais são as regras e a legislação, no que diz respeito à exportação do país de onde sua mercadoria sairá, bem como de importação dos países para onde você vai enviar seus produtos ou serviços. 

Fazendo isso, suas chances de obter sucesso, desenvolvendo suas atividades de forma regular, aumentam significativamente. 

Conte com um planejamento estratégico 

Após dar início às suas operações internacionais, é preciso que você e sua equipe se dediquem à elaboração de um planejamento estratégico, que embase e oriente as ações futuras que serão realizadas. 

Neste planejamento, você deve se dedicar a definir as estratégias de comercialização que vai colocar em prática, para que assim você tenha a oportunidade de garantir que seus investimentos e esforços terão o retorno e rentabilidade esperada no mercado.
Seja qual for o seu negócio, mantenha-se sempre atualizado quanto as tendências de mercado, preferências dos seus stakeholders e melhores estratégias para alavancar sua empresa. Caso você ainda possua alguma dúvida, o Coaching possui ferramentas que podem te auxiliar nesse caminho, no que tange planejamento e desenvolvimento para o alcance de objetivos.

Basta entrar em contato com um de nossos consultores, para saber mais como a metodologia do Coaching pode ser aplicada em sua empresa, para te ajudar a alcançar o objetivo de internacionalização dos seus negócios. 

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Imagem: violetkaipa / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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