Conheça o perfil de um analista de O&M e seu papel dentro de uma organização

Analista de O&MÉ importante que o analista de organização e métodos tenha um vasto conhecimento em administração e experiência no segmento no qual a empresa está inserida.

Para que os processos de uma empresa funcionem de forma efetiva, trazendo os resultados extraordinários que esta espera, é necessário que haja bastante organização e que métodos sejam implementados, no sentido de contribuir e facilitar o trabalho de todos no dia a dia.

Contar com processos organizados e com um método eficaz para aperfeiçoar as práticas diárias que acontecem dentro da empresa, permitem que todos tenham a oportunidade de se desenvolver continuamente e, a partir disso, alcançar o sucesso almejado.

Neste sentido, um profissional apto a contribuir, efetivamente e na prática, para que haja um índice elevado de organização e método dentro dos mais diversos tipos de empresa é o analista de O&M, que é tema do artigo de hoje do nosso Portal.

Convido você a continuar esta poderosa leitura, para que assim você entenda porque deve contratar agora mesmo um analista de O&M, para te ajudar na gestão de seu negócio. Confira!

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O que é O&M?

A sigla O&M significa organização e métodos, que nada mais é do que uma área da Administração clássica, que se utiliza de uma série de conhecimentos e técnicas, para contribuir, de forma efetiva, com o funcionamento e aperfeiçoamento organizacional.

Também reconhecida pela sigla OSM, que quer dizer Organização, Sistemas e Métodos, esta área é responsável por realizar atividades de levantamento de dados, bem como por analisar, elaborar e implementar sistemas administrativos na empresa, capazes de aperfeiçoar metodologias utilizadas no trabalho, dar maior agilidade à realização das atividades, verificar a ocorrência de atividades em duplicidade, com o objetivo de eliminá-las, criar padrão, implementar melhorias contínuas, gerenciar projetos e processos e encontrar soluções para os problemas enfrentados pela empresa, que são as chamadas patologias organizacionais.

Como podemos observar, trata-se de uma área de fundamental importância para todo e qualquer tipo de negócio, pois tem como objetivo modelar a empresa, no sentido de trabalhar a sua estrutura, que no caso é o seu organograma, assim como os processos e métodos de trabalho que são desenvolvidos nesta.

O papel do analista de O&M nas empresas

Levando em consideração tudo o que foi apresentado até aqui, a função de um analista de O&M, portanto, é justamente organizar uma empresa, por meio da criação de métodos, para a realização de um trabalho de excelência por parte de todos os que fazem parte da organização.

As funções exercidas por um analista de organização e métodos podem variar de acordo com a organização, pois é um cargo bastante amplo. Entretanto, existem algumas atribuições que são mais comuns, são elas:

  • Definir os cargos e os salários dos colaboradores;
  • Analisar a produtividade e encontrar estratégias para torná-la mais eficiente;
  • Controlar os custos da empresa;
  • Produzir relatórios para os gestores, sobre mudanças que ocorrerem dentro e fora da empresa e que possam causar interferência nos negócios;
  • Sugerir soluções para os problemas encontrados;
  • Colaborar para que a implementação das soluções desenvolvidas por ele seja bem-sucedida;
  • Participar do desenvolvimento estratégico da empresa;
  • Buscar soluções para evitar o desperdício;
  • Desenvolver projetos de melhoria contínua.

Perfil de um analista de O&M

Para que este profissional exerça seu papel com maestria, é fundamental que ele tenha os conhecimentos técnicos da área muito bem desenvolvidos, bem como habilidades, que vão lhe ajudar a desempenhar bem suas atividades e, com isso, alcançar os resultados extraordinários que a empresa deseja.

Confira, a seguir, os principais conhecimentos e habilidades que se espera de um analista de O&M:

  • Metodologias e técnicas administrativas: primeiramente é preciso que o analista de O&M tenha um perfil organizado, seja planejador, mantenha os processos sob controle, saiba delegar funções e atividades, elaborar relatórios e orçamentos, definir padrões de produção, quais materiais utilizar para a produção, assim como manuais, normas e regulamentos;
  • Análise administrativa: aqui, o profissional precisa desenvolver análises de diversas naturezas, como para programar e distribuir demandas, distribuir espaços, de procedimentos, de esboço de formulários e de técnicas de mecanização;
  • Técnicas para análise em indústria e vendas: aqui o profissional deve ter conhecimentos de técnicas específicas para analisar o tempo e o movimento de materiais, vendas e distribuição;
  • Demandas específicas de escritório: além destes pontos que citei até aqui, é preciso também que o profissional saiba desenvolver técnicas específicas de escritório, como processamento de dados, correspondência, comunicação, arquivo, digitação, técnicas de reprodução de documentos;
  • Demais serviços administrativos: entre estes serviços é possível citar a administração de pessoal, de equipamentos, maquinários, materiais, infraestrutura, transporte, entre outros;
  • Organização: como uma de suas principais funções tem relação com a organização, é fundamental que este profissional seja organizado e tenha metodologia no seu trabalho;
  • Ser observador e detalhista: é necessário que o analista de O&M esteja atento aos detalhes, pois neles podem ser encontrados diversos problemas, bem como as soluções necessárias para resolvê-los;
  • Boa comunicação: ter uma boa comunicação é importante porque também é responsabilidade deste profissional passar para os outros colaboradores os métodos que serão colocados em prática;
  • Bom relacionamento: unido à boa comunicação, o bom relacionamento interpessoal facilita a comunicação e torna os processos muito mais eficientes.

A formação do analista de O&M

É importante que o analista de organização e métodos tenha um vasto conhecimento em administração e experiência no segmento no qual a empresa está inserida. Algumas organizações exigem que este profissional tenha graduação em Administração de Empresas ou outro curso relacionado à área.

Existem empresas, entretanto, que optam por escolher um de seus funcionários para exercer o cargo, devido à sua experiência e conhecimento, no que diz respeito aos processos internos e externos da organização, bem como os negócios como um todo. Nesse caso, é interessante que o profissional procure se especializar para que seu trabalho seja ainda mais eficiente.

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A metodologia de O&M

Ao colocar em prática a metodologia O&M dentro de uma empresa, o analista desta área vai, primeiramente, realizar um diagnóstico do contexto atual dos negócios, que também é conhecida como Análise Administrativa. Entre as etapas que compõem este processo está:

  • A identificação do problema;
  • Coleta de dados e informações;
  • Análise aprofundada do problema e do cenário geral;
  • Sugestões de melhoria para os processos ou implementação de um novo sistema;
  • Treinamento;
  • Implementação;

A importância do analista de O&M

O analista de O&M é de grande importância em uma organização, principalmente nas de grande porte. Ele atua como um auxiliar do gestor, atentando-se para detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Nas pequenas empresas é comum que os próprios funcionários desempenhem as funções que seriam do analista. Entretanto, é importante tomar cuidado para que essa função extra não acaba sobrecarregando um colaborador e impedindo que ele faça um bom trabalho de organização e métodos.

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