Conheça o Mix de Marketing (4ps)

Existem alguns elementos do marketing que são fundamentais para o sucesso de uma marca. Independentemente de qual seja o produto final, é possível alavancar as vendas com esses elementos.

Segundo a literatura que estuda o Marketing, existem quatro elementos que desempenham as funções necessárias para uma empresa obter o sucesso através do próprio marketing.

Existem alguns escritores que já ousam em dizer que não são mais apenas quatro elementos, mas cinco.

Esses elementos são conhecidos como os 4ps do marketing, e a combinação de todos eles é fundamental para o sucesso das vendas de produtos e serviços de uma determinada marca para as pessoas.

[php_everywhere instance=”2″]

Quais são os 4ps do marketing?

Como vimos anteriormente, o mix de marketing é composto por quatro elementos que deram origem ao termo “4ps do marketing”. Com base nesses elementos é possível estudar e fazer um planejamento extraordinário para que o sucesso de uma empresa seja garantido.

Os elementos que compõem os 4ps são: Produto, Preço, Promoção e Praça.

Conheça o que cada um deles significa em termos de marketing. Lembre-se que, para o mix de marketing ter o sucesso esperado, é necessário que seja feita uma pesquisa de mercado com testes e um plano de marketing eficiente.

  1. Produto: considerado como o “p” mais importante, os produtos que são oferecidos ao público é fator crucial para o sucesso de uma marca. Aqui, é fundamental que haja diferencial e benefícios.
  1. Preço: ao definir o preço de um produto, diversos fatores devem ser levados em conta. Um deles é a competitividade e outro também importante é o lucro.
  1. Praça: essa é a forma como a empresa ou marca irá distribuir o produto escolhido, ou seja, é através da praça que serão vendidos os produtos e serviços aos clientes.
  1. Promoção: a promoção é a maneira utilizada para informar ou comunicar quais são as características e os benefícios dos produtos ou serviços que uma empresa oferece ao seu cliente.

Como fazer um mix de sucesso para sua empresa?

Antes de tudo, tenha coerência. Todos os Ps devem estar em comunhão e conversar de forma igual, ou seja, uma mensagem transmitida em um dos Ps deve ser a mesma ou ao menos seguir o mesmo raciocínio nos demais. Evite o conflito de mensagens.

Faça uma pesquisa de mercado completa, analise o máximo de questões possíveis e a partir disso, elabore um planejamento de marketing. Para que o sucesso seja alcançado, é necessário muito suor e planejamento.

A empresa, bem como seus gestores, devem conhecer o mercado em que estão atuando e com base nisso, devem começar a buscar informações e dados do mercado que pretendem alcançar, sem deixar de lado os produtos e serviços que estão vendendo. Tudo isso para que todo o planejamento esteja de acordo com os 4ps e o sucesso da campanha de marketing.

Conseguiu compreender que deve haver harmonia entre os 4ps? Uma marca que decide trabalhar com o mix de marketing ou o chamado 4ps deve estar ciente dessa questão.

Deixe seu comentário e sua sugestão sobre o assunto no espaço abaixo. Propague o conhecimento ao curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: eKreatif / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010