É chamado de marketing de guerrilha as técnicas de marketing que utilizam diferentes meios e recursos para conquistar o mercado e, geralmente, possuem um custo mais baixo do que a publicidade tradicional. Seu principal objetivo é surpreender os consumidores de forma criativa e inovadora.
Este termo foi inspirado nas guerras do Vietnã, em que os soldados vietnamitas desenvolveram estratégias e habilidades para surpreender os inimigos que possuíam melhores condições de ataque e estavam em maior número. Nesse sentido, o marketing de guerrilha foi criado como uma alternativa às campanhas publicitárias comuns e tradicionais, que já não impactavam tanto os consumidores.
A primeira ação de marketing de guerrilha ocorreu no ano de 1929, ano em que Edward Louis Bernays avisou toda a imprensa a respeito de uma importante manifestação feminista em que as mulheres acenderiam a tocha da liberdade. A resposta foi automática: toda a imprensa ficou curiosa sobre o que poderia acontecer e se mobilizou para o evento. Acontece que a manifestação na verdade era um evento de marketing em que modelos contratadas acenderam um cigarro e fumaram em frente às câmeras, ato que era proibido na época.
Como podemos observar no exemplo, a aplicação do marketing de guerrilha consiste em despertar a curiosidade e, consequentemente, o interesse do público. Este tipo de estratégia não é utilizado somente para a divulgação de marcas ou venda de produtos, e pode ser aplicado em qualquer nicho.
Para um profissional em busca de uma nova colocação no mercado, o marketing de guerrilha pode ser aplicado por meio da divulgação de currículos em locais diferentes dos tradicionais. É o caso de pessoas que divulgam suas qualificações no farol ou na página de classificados.
8 estratégias do marketing de guerrilha
Emboscada
Esta é uma ação de marketing que associa uma marca, empresa ou produto a um evento ou situação que não foi planejada.
Intervenção urbana
Trata-se de intervenções feitas em diferentes locais, com o intuito de intensificar o poder da mensagem que deseja ser transmitida.
Conteúdo viral
Trata-se de ações criativas e inovadoras que se tornam virais rapidamente, de modo espontâneo, seja pelo boca a boca ou pela internet.
Performance
Consiste na realização de intervenções corporais feitas em locais públicos, com o objetivo de passar uma determinada mensagem.
PR Sunt
São ações criadas com o intuito de gerar situações ou fatos que provoquem a mídia de maneira voluntária.
Mídia extensiva
Ações de marketing executadas fora dos meios tradicionais como o rádio e TV.
Marketing invisível
Ações em que o consumidor não sabe que está sendo alvo de uma alguma estratégia de marketing.
Meme
Ações que utilizam representações simbólicas — como imagens, fotos, palavras ou sons —para transmitir uma determinada mensagem.
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Imagem: Cienpies Design / Shutterstock