Conheça o conceito de Simulação de Monte Carlo e sua utilidade em uma gestão

colegas analisando gráficos

A simulação de Monte Carlo é uma metodologia que permite identificar possíveis situações e riscos para um negócio.

A Simulação de Monte Carlo é uma importante ferramenta para a realização de análises de mercado e para estimar os resultados de um projeto. Através dela é possível fazer estimativas em cenários marcados por incertezas.

A metodologia é importante porque toda empreitada está sujeita a problemas no momento de sua execução. Isso acontece porque tanto o mercado quanto os clientes e o próprio negócio são mutáveis. Sendo assim, é necessário que sejam realizadas análises dos possíveis cenários, pois vários fatores podem influenciar na realização das atividades da empresa.

Ao nivelar os riscos que podem ocorrer, o gestor é capaz de reagir de forma antecipada aos problemas. A Simulação de Monte Carlo é um programa que realiza, por meio de cálculos e amostragens aleatórias, análises de possíveis situações e gera resultados de acordo com as probabilidades.

Com a ferramenta, são indicadas as possibilidades e ameaças ligadas a cada cenário, de acordo com o parâmetro estabelecido por quem a executa. O intuito é chegar em um resultado próximo ao real e verificar as possibilidades de que cada resultado ocorra, permitindo que o gestor seja capaz de tomar ou evitar determinada decisão.

Continue lendo para saber mais sobre a Simulação de Monte Carlo, suas vantagens e conferir dicas de como aplicar a ferramenta em seus projetos.

[php_everywhere instance=”2″]

Origem da Simulação de Monte Carlo

A Simulação de Monte Carlo foi desenvolvida pelos matemáticos Stanislaw Ulam e John von Neumann, em 1940. A ferramenta foi criada durante o trabalho secreto que eles realizaram com armas nucleares para o Projeto Manhattan, programa de bombas nucleares dos Estados Unidos.

Por se tratar de algo extremamente arriscado, foram necessárias muitas análises até chegar a um método que fosse realmente confiável. O fato de serem dois matemáticos experientes à frente do trabalho resultou em uma metodologia extraordinária que é utilizada até hoje.

O nome da simulação tem uma origem curiosa. Um colega dos matemáticos, após ouvir a história sobre um tio de Ulam, que perdeu o dinheiro da família no Cassino de Monte Carlo, em Mônaco, foi quem deu a sugestão.

Assim, a atitude de uma pessoa que agiu sem pensar serviu de inspiração para a criação de uma ferramenta voltada exatamente para calcular riscos. Uma grande ironia, não é mesmo?

Aplicações da Simulação de Monte Carlo

A ferramenta tem as seguintes aplicações:

  • Análises de risco;
  • Projeções;
  • Estudos para verificação de viabilidade econômica de projetos;
  • Análises de ações;
  • Computação gráfica;
  • Gestão logística;
  • Estudos geológicos.

Como se pode ver, trata-se de uma metodologia bastante ampla, com utilidade nas mais diferentes áreas, de geologia à finanças.

Analogia para entender a Simulação de Monte Carlo

Por envolver conceitos matemáticos, a Simulação de Monte Carlo pode parecer bastante complexa em um primeiro momento. Para facilitar o entendimento, confira uma analogia com o conhecido jogo de dados, aqueles de brinquedo, e tenha uma ideia de como os cálculos são realizados.

  1. Imagine que uma pessoa está jogando com outra e lança três dados.
  2. Considerando que cada dado possui seis lados, caso a soma das três jogadas seja sete ou onze, essa pessoa sairá como vencedora.
  3. Por outro lado, se a soma for três, quatro, cinco, dezesseis, dezessete ou dezoito, ela sairá como perdedora.
  4. Mas, se acontecer de a pessoa alcançar qualquer outro número, ela terá a chance de repetir a jogada.
  5. Na nova oportunidade, o jogo prossegue, mas com uma diferença: aquele que alcança uma pontuação igual à soma do valor determinado na primeira etapa sai como vencedor.

Essa é apenas uma demonstração que apresenta de forma simples como as análises de probabilidades são realizadas. São muitos os detalhes envolvidos para identificar as chances de vitória e os riscos de derrota. Entretanto, para aplicação em projetos e outras situações, são sistemas que analisam e realizam todos os cálculos.

7 Vantagens da aplicação da Simulação de Monte Carlo

Com mais de 80 anos de existência, a Simulação de Monte Carlo continua sendo usada por conta de sua eficiência para o cálculo de riscos. Confira mais vantagens que a ferramenta criada por Stanislaw Ulam e John von Neumann oferece.

  1. Os resultados gerados indicam o que pode ocorrer, bem como os riscos dessas ocorrências.
  2. A resolução apresentada pela simulação permite a criação de gráficos que indiquem os diferentes resultados e probabilidades obtidas. Assim, a comunicação a respeito das informações geradas flui de maneira mais ágil dentro da empresa.
  3. O método permite que sejam identificados os projetos de maiores efeitos nos resultados finais.
  4. É possível apresentar como determinadas situações podem modificar conforme a eventualidade.
  5. As dificuldades de um projeto podem ser analisadas de diferentes formas.
  6. A geração de resultados permite projeções para o futuro, bem como auxílio na fase inicial de um projeto.
  7. Permite a prática de testes, o que resulta em praticidade.

A aplicação da metodologia exige certo grau de conhecimento a respeito de estatística, probabilidade e impactos, além das circunstâncias dos resultados obtidos. O ideal é que o gestor contrate um especialista capaz de aplicar a simulação da maneira mais correta.

Passos para a aplicação do modelo Monte Carlo

Embora a aplicação da Simulação de Monte Carlo envolva uma série de pormenores, podemos resumi-la em quatro passos principais, que são:

  • Delinear o problema que a empresa enfrenta;
  • Gerar valores aleatórios para as oscilações do problema;
  • Preencher as oscilações por valores, para que o resultado possa ser gerado;
  • Indicar possíveis soluções para o problema detectado.

Simulação de Monte Carlo no Excel

A ferramenta pode ser usada através de softwares específicos e, também, utilizando o Excel. Seguindo algumas fórmulas é possível aplicar a metodologia no programa de planilhas do Windows.

Confira abaixo um tutorial que ensina de forma detalhada como usar a Simulação de Monte Carlo no Excel:

E você, já tinha ouvido falar a respeito da simulação de Monte Carlo e suas aplicações? Acha o método viável para seu negócio ou algum projeto que pense em realizar? Comente abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010