De forma bem simples pode-se dizer que marketing político nada mais é do que atividades focadas na promoção de parlamentares, membros do poder executivo e partidos políticos. Esta área específica do marketing visa garantir a eleição de seus clientes ou a manutenção da imagem quando o cliente encontra-se em exercício do seu mandato.
Como já é de conhecimento geral, o marketing estuda o comportamento dos agentes e componentes do mercado por meio de pesquisas. O objetivo principal é posicionar de maneira correta o produto ao seu consumidor potencial.
O marketing político se vale do conceito de marketing, porém em outro contexto. Ele procura entender quais são aos anseios e necessidades recorrentes do eleitorado em um determinado momento e, com isso, busca adequar o discurso do candidato, de forma que esteja de acordo com as preocupações da sociedade.
Portanto, é o eleitorado quem demanda as ações que devem ser tomadas tanto da comunicação quanto do marketing, podendo mudar até mesmo o posicionamento do candidato.
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Como funciona o marketing político?
O marketing político está se consolidando cada vez mais como uma peça fundamental em um processo de eleições.
Hoje é praticamente impossível pensar nas eleições sem pensar antes em uma estrutura de marketing para tal. Com isso, todos os recursos utilizados na troca de benefícios entre candidatos e eleitores é o chamado marketing político.
O marketing político é composto por alguns itens básicos, como:
- Pesquisa de mercado;
- Conceito e estratégia do candidato;
- Estratégia de comunicação;
Depois de conhecer bem o eleitor é preciso fazer com que o candidato se torne conhecido pelo maior número de pessoas possíveis, além de diferenciá-lo dos outros. E assim começa a construção da imagem de um candidato, tudo feito com muito cuidado e cautela.
Como o Marketing Político pode contribuir para sua organização
Nas empresas o marketing segue a mesma ideia do marketing político. O intuito é expor a marca para se tornar conhecida e quista pelos consumidores. Ao invés de uma pessoa, é a empresa mostrando seus produtos/serviços, gerando referência ao grande público.
Assim como no marketing político, o marketing nas empresas requer planejamento estratégico, eficácia na comunicação, conhecimento do mercado, entre outros. Nesse sentido, a empresa deve ter uma imagem íntegra que gere credibilidade perante seus consumidores e futuros clientes.
Ficou claro o conceito de marketing político? Viu como ele pode ser aplicado na organização? Deixe seu comentário abaixo. Convido você a curtir e compartilhar esse artigo nas redes sociais e, assim, ajudar na propagação do conhecimento.
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Imagem: Studio_G / Shutterstock