A palavra adhocracia diz respeito a processos corporativos simplificados. Trata-se de um conceito que se baseia na ideia de que um coletivo de profissionais com competências, formações e experiências diferentes pode ser mais satisfatório na busca por soluções organizacionais do que os padrões trabalhistas tradicionais.
O principal objetivo deste modelo administrativo é, por meio do estímulo coletivo, identificar resultados institucionais rápidos e eficazes. O método consiste em “pensar fora da caixa” e deixar o comodismo de lado, ou seja: trocar alguns padrões antigos que gastam energia e prazos desnecessários por respostas simplificadas e instantâneas de acordo com a necessidade e o objetivo de cada empresa e situação.
As empresas de comunicação são um bom exemplo de como a adhocracia é utilizada no ambiente de trabalho. Isso porque este tipo de empresa reúne diversos profissionais de áreas distintas para pensar e conceber uma solução específica para um cliente.
[php_everywhere instance=”2″]
Vantagens e desvantagens da adhocracia
Vantagens:
- Incentivo à criatividade organizacional;
- Capacidade de inovação;
- Soluções de curto prazo;
- Mais rapidez e agilidade dos processos internos;
- Tarefas ajustadas a necessidades específicas;
- Maior qualidade e desempenho dos resultados e soluções obtidas;
- Eliminação ou redução de burocracias que atrasam os resultados.
Desvantagens
- Dificuldades de comunicação;
- Eliminação da formalidade e documentação de processos de trabalho;
- Papeis e funções às vezes indefinidas;
- Conflitos de interesses.
E você, já conhecia este conceito? Já utilizou em algum momento de sua carreira profissional? Deixe o seu comentário e colabore com o conhecimento!
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock