Conheça a metodologia OKR (Objectives and Key Results) e seu impacto positivo

 

alvos e flechas

A metodologia ORK e consiste na definição dos principais objetivos da empresa, facilitando o cumprimento das metas.

Definir objetivos para uma empresa e para cada um dos departamentos que a compõem é uma rotina administrativa de extrema importância. São os objetivos que determinam o que a organização deve fazer para que ela possa chegar ao estado desejado — o que fortalece a sua imagem, as suas ações e a sua competitividade.

Entretanto, esse processo pode ser bastante complicado, especialmente quando há um excesso de metas, muitas vezes não-realistas e sem qualquer tipo de prioridade. A metodologia OKR surgiu e é utilizada justamente para simplificar essa questão, permitindo que gestores e colaboradores tenham uma visão mais clara sobre os rumos que a empresa deve tomar. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura do artigo a seguir!

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A metodologia OKR

Sigla para Objectives and Key Results (do inglês, “objetivos e resultados-chave”), a OKR é uma metodologia criada pela Intel em 1970. Trata-se de um processo que faz o delineamento dos principais objetivos de uma empresa e das melhores maneiras de alcançá-los. Essa técnica é essencial para que o profissional entenda as suas atividades e como elas devem ser realizadas, direcionando os seus esforços de maneira eficaz e atingindo as metas da empresa sem a necessidade de retrabalho.

Para que isso seja possível, toda a organização deve estar conectada. É imprescindível que todos os colaboradores e gestores participem da formulação dos objetivos da OKR para que possa existir alinhamento e engajamento entre as equipes.

Sendo assim, faz-se necessário que todo o escopo seja elaborado da maneira mais clara possível: o ideal é que a empresa tenha um número limitado de metas para que a capacidade de nenhum profissional seja comprometida. Isso permite que as pessoas envolvidas no alcance de tais metas trabalhem da maneira que preferirem. Aqui, o importante é o resultado entregue, e não a maneira pela qual isso ocorrerá.

O que são objetivos e o que são resultados-chave?

A sigla OKR, como citamos acima, refere-se a objetivos e resultados-chave. Mas o que significam esses conceitos?

Os objetivos são frases curtas, de aspecto qualitativo, que determinam o ponto a ser alcançado pela empresa. Precisam ser claros, motivacionais e inspiradores, preferencialmente sendo definidos por ano ou por trimestre. Um bom objetivo deve ser sucinto e de fácil memorização. É importante que ele esteja adaptado à cultura organizacional e aos hábitos dos seus colaboradores.

Os resultados-chave, por sua vez, consistem em desmembramentos desse objetivo principal em metas menores, que possam ser mensuradas por valores numéricos. Assim, os resultados-chave são etapas que, quando concluídas, automaticamente determinam o alcance do objetivo geral. Essas etapas devem ser desafiadoras. Resultados-chave que não tenham riscos não estão desempenhando o seu papel adequadamente.

Como aplicar a OKR?

Agora que você já compreende as definições e as diferenças entre o objetivo principal e os resultados-chave, é hora de compreender como ocorre a aplicação da metodologia OKR. Esse processo pode ser resumidamente arquitetado na sequência de passos a seguir.

  1. Estabeleça os objetivos principais da sua empresa (ou do seu departamento, equipe etc.);
  2. Estipule quais deles são os mais importantes e devem ser atingidos já no próximo trimestre;
  3. Delimite 3 a 5 resultados-chave para cada objetivo do trimestre (segundo os teóricos da OKR, um número de resultados-chave superior a 5 pode dissipar o foco do objetivo);
  4. Avalie quantitativa e qualitativamente cada resultado-chave. É importante que esses dois aspectos sejam observados, de modo que os colaboradores não sejam excessivamente pressionados por metas numéricas, deixando a qualidade das atividades de lado;
  5. Elabore um sistema de definição de metas por setor da empresa. Cada área deve responsabilizar-se pela definição das suas metas de acordo com o maior objetivo, sendo 40% definido pelos gestores e 60% pelos próprios colaboradores.

Diferenciais da OKR

Os cinco principais diferenciais da OKR em relação a outras metodologias de estratégia e produtividade nas organizações aparecem listados a seguir.

  • Simplicidade: toda a dinâmica deve ser simples e clara, de modo que as metas possam ser atingidas rapidamente;
  • Ciclos curtos: a métrica baseia-se em processos com metas trimestrais, o que garante que tudo flua de forma dinâmica e com rápida adaptação. Não há objetivos muito distantes, a se perderem de vista;
  • Transparência: os OKRs devem ser acessíveis a todas as equipes da empresa. Por isso, é importante que sejam definidos e comunicados por meio de reuniões gerais, de modo que todos estejam bem-informados acerca das metas;
  • Foco: a pouca quantidade de OKRs garante que a empresa defina quais são as suas prioridades;
  • Disciplina: o acompanhamento e o cumprimento das metas estabelecidas na OKR resultam na disciplina no trabalho de toda a organização. É importante que todos os envolvidos se dediquem, e não apenas alguns.

Vantagens da aplicação da OKR

Além de auxiliar as empresas a definir as suas metas e, assim, atingir os seus objetivos, a OKR garante vantagens como:

  • Alinhamento das ações da empresa junto à sua missão, à sua visão e aos seus valores. OKRs devem ser definidos com base nesses três itens e estar acessíveis a todos os colaboradores;
  • Elevação da produtividade, pois, quando os colaboradores sabem exatamente quais são as metas da empresa, trabalham a fim de atingi-las e evitam o retrabalho;
  • Maior agilidade nos processos da organização;
  • Aumento na motivação dos profissionais, pois a divisão do objetivo em metas menores permite que acompanhem a sua evolução ao longo do tempo, o que favorece o aspecto motivacional;
  • Foco no resultado alcançado, e não na maneira como o trabalho é realizado. Com prioridades bem definidas, os colaboradores agem com mais disciplina;
  • Compreensão do colaborador de que ele é parte importante dentro dos processos da empresa e encara o seu trabalho como um desafio pessoal, e não como uma mera obrigação;
  • Melhores resultados, já que o alcance das metas, de modo estratégico e com foco nos objetivos, aumenta a força e a competitividade da organização.

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A OKR e o coaching

Quando a metodologia OKR é aplicada de maneira correta, ela é bastante eficaz nos processos da empresa, já que converte o trabalho das equipes envolvidas em alto desempenho e foco nos resultados.

Coaching, por sua vez, é uma formação capaz de fornecer consultoria empresarial, permitindo que o gestor identifique as reais necessidades do seu negócio e se a metodologia OKR pode ser eficaz no alcance dos seus objetivos. Por isso, o estudo e a implementação dessa técnica estratégica fazem parte da rotina dos coaches, sobretudo daqueles que são especializados nas questões profissionais e na assistência ao desenvolvimento empresarial.

E você, querida pessoa, conhecia a metodologia OKR? Sabia que ela pode ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas? Deixe o seu comentário sobre o tema no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Leve este conteúdo aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar das informações acima!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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