Não é nenhuma novidade que, ao longo da história, já tenham sido desenvolvidos inúmeros processos e técnicas para potencializar a criatividade, resolver conflitos e aumentar a produtividade de um grupo ou equipe.
O método Scamper é um que se destaca. Trata-se de uma estratégia criativa que pode ser de grande ajuda, tanto a nível profissional quanto pessoal. Ele foi desenvolvido pelo autor Bob Eberlee como uma ferramenta para impulsionar a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias.
Acompanhe-me na leitura deste poderoso artigo e veja como este método pode contribuir para que profissionais e empresas alcancem resultados extraordinários em seu dia a dia!
Para que serve o método Scamper
Esse método tem como objetivo facilitar a busca por ideias e soluções para determinados problemas. E é através de perguntas que estimulam a criatividade e as habilidades para resolvê-los que se encontra um ponto de equilíbrio.
É como uma forma de aperfeiçoamento da técnica conhecida mundialmente como brainstorming. Técnica que se concentra no monitoramento de hábitos e na troca de ideias entre um grupo de pessoas depois de uma explicação. Inclusive, o brainstorming foi criação de Alex Osborn, que foi professor de Eberlee.
Agora deu para entender que tudo está conectado, certo? O mais interessante dessa história é que Eberlee criou uma lista de palavras em que cada uma significa uma pergunta que deve ser feita para você refletir sobre algo em relação ao seu negócio.
Ou seja, o nome Scamper é um acrônimo. Isso quer dizer que é formado pela primeira letra de cada uma das palavras do método. Essas palavras são verbos de ação, que nos levam a pensar em perguntas. Entenda a seguir:
- S – Substituir: Há algum produto que possa substituir o existente?
- C – Combinar: Ao combinar a ideia atual com algo diferente é possível gerar algo novo?
- A – Adaptar: É possível adaptar a minha ideia para torná-la ainda melhor?
- M – Modificar, minimizar ou maximizar: Meu produto pode ser modificado?
- P – Pensar em outros usos: Posso usar minha ideia em outro mercado diferente do atual?
- E – Eliminar: Há algum detalhe do produto que posso eliminar?
- R – Reverter e rearranjar: Posso inverter algo em meu produto?
Este método é geralmente utilizado para pensar em novas ideias sobre produtos, processos, serviços, podendo ser adaptado e usado em uma série de situações. Sendo possível sua aplicação em qualquer área.
Assim, é considerado útil tanto em organizações e equipes de trabalho quanto em situações de conflito, sobrevivência e urgência.
Como utilizar o Método Scamper
Para começar, é preciso que seja realizada uma série de ações ou fases. Entre elas está a identificação do problema, ou seja, saber o que é preciso ser resolvido. Comece pensando em um produto ou serviço já existente na sua empresa.
Pode ser algo que você queira melhorar, com o qual está tendo problemas ou que acredita ser um bom ponto de partida para um negócio futuro. Em seguida, faça perguntas sobre o produto que você identificou usando o método scamper para orientá-lo.
Exemplos de perguntas:
S – Substituir
- Existe algum recurso ou material que posso usar para melhorar meu produto?
- Posso usar esse produto em uma situação diferente da atual?
C – Combinar
- O que aconteceria se eu criasse uma combinação do produto atual com algo novo?
- Como posso combinar outros recursos para obter uma abordagem diferente para este produto?
A – Adaptar
- Que adaptações posso fazer para que meu produto tenha outra funcionalidade?
- Há outro contexto no qual meu produto pode ser inserido?
M – Modificar, tornar maior
- Como posso mudar a aparência do meu produto?
- Que características posso incluir no meu produto para modificá-lo?
P – Pensar em outros usos
- Quem mais pode utilizar o meu produto além do público-alvo que estabeleci para ele?
- Como meu produto ficaria em um ambiente diferente do qual o destinei no início?
E – Eliminar
- O que posso fazer para simplificar meu produto?
- Que características dele eu poderia eliminar sem prejuízo à sua qualidade?
R – Reverter, rearranjar
- Como posso rearranjar meu produto?
- Se eu fizer o oposto do que estou fazendo, o que aconteceria com meu produto?
Como organizar as respostas
Com o método Scamper é impossível desprezar qualquer opinião. Todas elas devem ser consideradas e repensadas. Não deve haver qualquer tipo de censura, por mais boba ou pouco produtiva que possam parecer algumas opiniões, elas podem acabar sendo a chave para uma solução.
Ao chegar nesse ponto, as ideias precisam ser avaliadas. A partir daí pode-se começar o processo de seleção das respostas. Primeiro pegue aquelas que considera mais eficazes, que realmente podem levar à solução do problema em questão.
Jamais despreze as respostas que não foram utilizadas. Elas podem ser de grande valia para resolver dilemas futuros. Então, não as descarte definitivamente. Faça uma pastinha só para elas. Guarde-as com carinho.
Com as ideias definitivas em mãos, você chega ao ponto final e fundamental. Dessas, selecione aquelas que se encaixam perfeitamente ou totalmente às necessidades de resolução do conflito. Além disso, é muito importante que sejam expostos os motivos pelos quais essas ideias foram escolhidas e não as outras.
Sobre a eficácia do método Scamper
Por ser um método muito simples de ser praticado, além de bastante intuitivo, muitas pessoas podem ficar com “o pé atrás”. Mas ele realmente é muito eficaz. Por ser aplicado de forma rápida não existem problemas se houver falha na primeira tentativa.
Após a aplicação, dando certo ou não, ele pode ser feito novamente, especialmente porque não gera grandes custos. Lembre-se que, ao aplicar o Scamper, a personalidade e a criatividade das pessoas que formam o grupo devem ser aproveitadas ao máximo.
Se você ainda não está convencido, saiba que esse método pode alcançar resultados positivos em até 80% dos casos. Esse número foi demonstrado pela Escola Superior de Administração e Direção de Empresas de Barcelona (ESADE).
Em uma de suas pesquisas, a ESADE, afirmou que o método Scamper se torna mais útil a partir do momento que é aplicado mais vezes. E isso é devido ao fato de se tornar cada vez mais simples para as pessoas participarem.
O que achou do método? Acredita que ele pode ser realmente positivo para sua empresa? Deixe sua opinião a respeito do assunto nos comentários e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, com seus amigos, para que eles também possam conhecer o método.
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Imagem: Artistdesign13 / Shutterstock