A inteligência competitiva é uma forma proativa de coletar e organizar informações relevantes a respeito da maneira que a concorrência e os clientes se comportam no mercado. Trata-se de uma análise das tendências e cenários, a fim de permitir um melhor processo de tomada de decisão, a curto e longo prazo. Seu principal objetivo está em aumentar as condições de competitividade de uma organização, reorientar seu modelo de negócio, suas metas e planejamentos.
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A importância da Inteligência Competitiva
Ter um processo de Inteligência Competitiva nas empresas bem estruturado gera inteligência efetiva, que pode ser utilizada tanto na defesa quanto no ataque aos concorrentes. Isso sem contar que ela é um importante fator na definição das estratégias competitivas empresariais.
Vantagens da Inteligência Competitiva
- Minimiza surpresas vindas de concorrentes;
- Identifica oportunidades e ameaças;
- Garante obtenção de conhecimento relevante para formular o planejamento;
- Permite que os gestores aprendam com os erros, acertos e apostas dos concorrentes;
- Compreensão dos impacto que suas ações estratégicas terão sobre os concorrentes e suas ações no mercado;
- Permite a revisão e realinhamento de estratégias;
- Garante meios para uma maior sustentabilidade do negócio.
Como você pode perceber a Inteligência Competitiva pode ser um grande diferencial entre as empresas, principalmente nessa época em que as ofertas dos diversos concorrentes tendem a ser equivalentes. Para quem deseja enfrentar a tendência de mercado é essencial conhecer os movimentos da concorrência e aprender com os seus erros e acertos, pois esse pode ser um caminho de diferenciação e vantagem competitiva sustentável.
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Imagem: Thomas Soellner / Shutterstock