Em muitos de meus artigos e dos demais conteúdos que produzi sobre liderança falei bastante e fiz questão de enfatizar a importância desta figura para empresas alcançarem sucesso em seus mercados de atuação. Isso porque os líderes são os responsáveis por inspirar e influenciar os colaboradores que estão sob seu comando a realizarem um trabalho de excelência no dia a dia, no sentido de alcançar resultados extraordinários para os negócios e para todos os outros profissionais que compõem a organização.
Neste sentido, é preciso que empresários e empreendedores invistam bastante no desenvolvimento de líderes em seus negócios, pois assim as chances de alcance do sucesso permanente aumentam de forma significativa.
Mas em qual tipo de liderança investir? Bom, tudo depende do tipo de negócio que você tem e de como funcionam os seus processos organizacionais.
Para que você esclareça um pouco esta dúvida, vou te apresentar a liderança servidora e suas características, para que assim você a conheça um pouco mais e analise se ela se encaixa em sua empresa ou não. Acompanhe-me nesta leitura e confira!
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O que é liderança servidora?
O termo liderança servidora apareceu em um livro pela primeira vez em 1970, no ensaio “The Servant as Leader”, escrito por Robert K. Greenleaf. No entanto, essa é uma abordagem que as pessoas têm usado durante séculos: trata-se de uma forma de gestão em que o líder se concentra nas necessidades dos outros, especialmente dos membros da equipe, antes de considerar as suas próprias.
As empresas que adotam a liderança servidora dentro de sua cultura organizacional dão muita atenção aos ambientes de desenvolvimento e estruturas de apoio que promovem altos níveis de satisfação dos funcionários. Além disso, o líder servo trabalha para a construção de uma organização de aprendizagem em que os indivíduos são encorajados a crescer e se tornar cada vez mais valiosos.
Características importantes de uma liderança servidora
Um líder servidor tem o seu foco voltado principalmente para as pessoas, no entanto, ele não deixa a busca pelos resultados de lado, e é exatamente por este motivo que investe tanto nos profissionais, pois sabe que somente através destes é possível alcançar metas e objetivos assertivamente.
Continue a leitura deste poderoso conteúdo e confira as demais características do líder servidor:
Capacitar e desenvolver pessoas
O líder servidor dá às pessoas a responsabilidade por suas próprias ações no local de trabalho. Por meio da capacitação, ele reconhece os talentos e pontos fortes dos colaboradores.
Além disso, ele deve incentivar os funcionários em suas ações e em seu crescimento pessoal, mostrando que eles não são meros subordinados, mas indivíduos únicos, plenamente capazes de contribuir para que a empresa se torne cada vez mais bem-sucedida no mercado.
Humildade
O líder deve ter humildade para reconhecer que os colaboradores podem ter mais conhecimento e experiência do que ele. Ao reconhecer os limites do próprio conhecimento, ele incentiva a criação de um ambiente de aprendizagem, em que os profissionais que estão sob seu comando podem aprender uns com os outros, independentemente de níveis hierárquicos, desenvolvendo-se, assim, por meio de sua força de vontade e também da troca de experiências no ambiente de trabalho.
Além disso, trata-se de um tipo de líder que sabe os momentos exatos em que precisa da ajuda de seus colaboradores, em determinadas tarefas, para poder avançar. Assim ele demonstra ter humildade e reconhece que não é detentor de todo o conhecimento e habilidades, e que o crescimento somente é possível se for realizado em grupo.
Autenticidade
Este é outro fator significativo, pois permite que o líder servo mostre aos colaboradores que eles podem — e devem — agir de acordo com suas convicções no ambiente de trabalho.
Para mostrar sua autenticidade, o líder servidor deve agir com integridade, cumprindo o que promete, mostrando coerência entre o que faz e o que fala e sendo fiel a si mesmo e aos princípios de liderança que prega.
Empatia
A capacidade de compreender e experimentar os sentimentos e motivações dos outros é essencial para uma cultura de liderança servidora. Ao aceitar os funcionários como indivíduos, o líder servo mostra-se compreensivo e que tem empatia por aqueles que trabalham com ele, sejam membros de sua equipe, seus pares ou seus superiores.
Direcionamento
Saber exatamente o que o líder espera de cada um é muito importante para os colaboradores e para a organização como um todo. Por isso, é necessário oferecer um direcionamento sobre o que cada um deve fazer. Isso não significa não dar liberdade, mas deixar claras quais são as expectativas sobre o trabalho de cada colaborador, para que assim eles saibam qual caminho devem seguir, até mesmo de maneira autônoma.
Desenvolva a sua liderança com o Coaching
O Coaching é um dos processos de desenvolvimento de liderança que mais tem ajudado profissionais e empresas a alcançarem resultados extraordinários de forma acelerada. Isso porque, através dos conhecimentos, técnicas e ferramentas que compartilha, a metodologia capacita indivíduos, para que estes aprimorem ainda mais suas competências e habilidades e tornem-se verdadeiros líderes de sucesso.
Neste sentido, para que você tenha acesso a tudo o que este poderoso método oferece e já ofereceu a milhares de pessoas ao redor do mundo, a minha dica é que você conheça a formação Leader Coach Training – LCT, desenvolvida exclusivamente pelo IBC para aumentar ainda o potencial e a performance de pessoas que desejam ir além em suas carreiras, efetivamente e na prática.
Trata-se de um curso que contribui para que o profissional, seja ele líder ou não, desenvolva o seu autoconhecimento, a sua capacidade de desenvolver, inspirar, motivar e influenciar pessoas, direcionando-as diariamente para que deem o seu melhor e alcancem resultados extraordinários, tanto para si, quanto para a empresa de uma forma geral.
Permita-se ir além com o LCT e aprimore a sua liderança continuamente!
Ficou interessado?
O verdadeiro líder servo é aquele que encontra o equilíbrio entre servir e liderar. Ele oferece todo o suporte e apoio que os seus colaboradores precisam, mas sem se tornar permissivo demais. Ele é um líder de excelência, que está sempre aberto ao diálogo e à construção de algo positivo ao lado das pessoas que lhe acompanham.
Torne-se um líder servidor e transforme o seu negócio em um verdadeiro sucesso!
Agora me conte, Ser de Luz: você já tinha ouvido falar a respeito de liderança servidora? O que pensa a respeito do assunto? Deixe a sua opinião sobre o tema nos comentários e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de continuar nos acompanhando, pois diariamente trazemos conteúdos de qualidade, para que você aumente a sua performance pessoal, profissional e empresarial.
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