Você já notou como as formas como nos comunicamos evoluem ao longo dos anos? É só pensar em uma linha do tempo simples em que a transmissão das informações era feita por meio da fala, e, com o tempo, outras formas complementam essa. São opções impressas como cartas, telegramas e jornais; e alternativas como o rádio, a televisão e a internet.
Todos esses meios de comunicação são muito bem vindos não só para transmitir entretenimento, mas também para notícias e educação. Você já deve ter percebido que, na medida em que as ferramentas de comunicação são incorporadas às propostas de educação online, a interação se torna um elemento fundamental na concepção e avaliação de estratégias pedagógicas.
Hoje em dia, é possível dizer que existe a interação virtual e aquela que é face a face, que são muito diferentes. A interação face a face é algo que o ser humano está mais apto para executar, já a interação virtual exige a ajuda de tecnologias.
No artigo de hoje você vai conferir a diferença entre os dois conceitos e como você pode usá-los no seu dia a dia. Além disso, você confere como o coaching pode ajudar a aprimorar essa tarefa. Quer saber mais? É só continuar lendo!
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O que é a interação face a face
A interação face a face acontece em um contexto de copresença, em que todos os envolvidos partilham um mesmo sistema referencial de espaço e tempo. Ao conversar com uma pessoa, não é apenas o conteúdo da fala que transmite uma mensagem. Além do que é dito verbalmente, a maneira como as coisas são ditas também é importante. Isso é relevante, pois aspectos como a entonação, os ritmos de fala, os gestos e as expressões faciais são tão significativos para o relacionamento quanto o tema do que está sendo dito.
Já percebeu como alguns apresentadores de televisão são tão cativantes que tem fãs tão diferentes entre si? Os profissionais da comunicação, tais como os apresentadores, sabem do poder desses elementos e se aproveitam bem deles para transmitir as mensagens com mais clareza.
Em cursos de oratória, por exemplo, você pode aprender mais do que apenas produzir o conteúdo do seu discurso. Muito mais do que simplesmente entender como conversar e se comunicar bem com diversas audiências, você aprende a dar ritmo à sua fala, dar pausas adequadas, gesticular de maneira congruente e, principalmente, olhar para as pessoas nos momentos certos.
O que é a interação virtual
Você sabe como transmitir seus sentimentos e sua mensagem em um ambiente virtual e ainda ter uma comunicação assertiva? O mundo virtual exige que você estude a plataforma antes de simplesmente usá-la. Confira alguns casos abaixo:
> Gravar um vídeo para o YouTube não é a mesma coisa que gravar um programa de televisão. Na rede social há muito mais distração em volta do que um na TV. Por exemplo, se o seu vídeo estiver longo demais ou chato, o usuário pode clicar em outro vídeo na lista que aparece à direita. Por isso, é importante conhecer muito bem o seu público para conseguir montar um roteiro objetivo e assertivo. Para você entender o poder dessa plataforma social, inclusive para o coaching, confira uma poderosa lista com ótimos vídeos motivacionais.
> Hoje em dia, o Whatsapp não é usado somente para fins pessoais. Muitas empresas já adotam o meio de comunicação, como forma oficial de responder e solicitar demandas. Realmente, o método é prático e ainda possibilita a transmissão do conteúdo por meio de texto, imagem, gif, vídeo e até áudio. Justamente por ser tão versátil, é essencial que você preste atenção no destinatário da mensagem e em como ela é elaborada. Atualmente, existe uma forma bem criativa de tentar expressar os sentimentos no meio virtual por meio dos famosos emoticons, que são aquelas “carinhas” que desenhamos com os símbolos do teclado. Apesar de serem divertidos, não é toda conversa profissional que eles podem ser encaixados. Além de tudo isso, ainda existe aquele cuidado básico de não enviar a mensagem para a pessoa errada.
> Escrever um e-mail é como escrever uma carta, caso você esteja transmitindo uma mensagem para um amigo. Porém, se você estiver em um espaço corporativo, é importante se distanciar do conceito da carta e se aproximar da ideia do telegrama. Um e-mail precisa ser claro e bem direto em relação às suas necessidades.
> Sabe aquela história de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Essa é a mais pura verdade. A publicação de uma foto no Instagram é tão poderosa quanto um discurso bem feito. Por isso, um bom comunicador entende muito bem qual é a mensagem que deseja passar com a imagem e como ela irá atingir o seu público-alvo.
> Apesar de as redes sociais terem trazido grande se importantes mudanças para o nosso dia a dia, é essencial estar atento a como sua imagem está sendo veiculada nelas. Lembre-se de que mesmo que você não as use para fins profissionais, elas acabam sendo um cartão de visitas e uma forma de construção do seu marketing pessoal. Mas, não precisa se desesperar, basta estar atento ao que posta e comenta. Aqui você encontra mais sobre os riscos da superexposição nas redes sociais.
Outro ponto a se considerar com essas formas digitais de comunicação é que elas mudam o tempo todo. Regularmente, os espaços online se atualizam exigindo que os produtores de conteúdo estejam sempre atentos ao que podem ou devem mudar nos seus materiais.
Mais um tópico interessante é a possibilidade de algumas das plataformas que falamos acima não serem mais relevante em alguns anos, pois o mundo online se transforma com muita rapidez. Por isso, não se apoie somente em um meio de comunicação.
Uma forma muito interessante de entender como você pode manter sua relevância, evoluir todos os dias e não perder a sua essência é fazendo coaching. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é a mais completa e moderna do Brasil no assunto.
Em 180 horas de aulas práticas e teóricas, você aprende mais profundamente sobre o que é coaching; como exercer o autoconhecimento e autoestima; como progredir todos os dias com o autodesenvolvimento; como gerenciar seus sentimentos em diversos âmbitos com a inteligência emocional; como identificar as crenças limitadoras e as atitudes sabotadoras e se livrar delas; quais são os princípios da programação neurolinguística e como aplicá-los no seu dia a dia; o que são processos de identidade; quais são os principais conceitos da psicologia positiva e como usá-los; e muitos outros assuntos essenciais para o seu amadurecimento pessoal e profissional.
Esse curso ainda usa o software Coaching Assessment, exclusivo do IBC, para que você absorva toda a sabedoria com mais facilidade. Essa ferramenta tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da FUMSOFT (Fundação Mineira de Software), e a chancela como produto inovador da FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Se você quer saber mais a respeito dessa formação é só navegar site ou entrar em contato com um dos nossos atendentes. Com certeza, esse curto vai transformar sua vida de forma positiva em curto, médio e longo prazo.
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