Conheça algumas ferramentas de marketing digital

Ferramentas digitais e gratuitas podem auxiliar o seu trabalho e até possibilitar um resultado melhor para a sua equipe.

A tecnologia permite que inúmeras coisas sejam mensuradas e analisadas no meio digital, o que pode ajudar o ser humano nas tarefas mais complexas e desgastantes. Esse auxílio que é proporcionado às pessoas pode acontecer de várias formas.

Quem, com mais de 25 anos, poderia imaginar que iria existir uma forma de pagar boletos e contas pelo celular, sem precisar ir ao banco? Ou que seria possível falar com aquela pessoa que está a milhões de quilômetros sem sequer sair de casa? Basta abrir um aplicativo e dizer “oi”.

É maravilhosa a facilidade que o ser humano tem em mãos e tudo isso é proporcionado pela ligação da tecnologia e da internet. Juntas, elas oferecem diferentes descobertas e soluções para as atividades do dia a dia. Hoje em dia, quem agradece o que essa dupla fez e vem fazendo pelo desenvolvimento econômico do país e do mundo são as empresas.

Tarefas que antes eram consideradas complexas e maçantes, hoje são realizadas com a ajuda de ferramentas elaboradas para executar aquilo que ninguém tinha pensado ou que não gostava de fazer. Tudo muito bem pensado para melhorar a produtividade dos colaboradores e equipes.

Imagine se você tivesse que apresentar um relatório mensal ao seu chefe e que nele devesse conter cada usuário novo que entrasse no seu site, de quais cidades cada um deles veio, a média de tempo que eles permaneceram no site, quais páginas eles acessaram etc. Quando você terminasse de coletar os dados, já teria que começar o relatório do próximo mês.

Mas, para isso, e graças à tecnologia associada à internet, existe uma ferramenta extraordinária, o Google Analytics. Ele pode resolver tudo isso em segundos. Não é fantástico?

Conheça outras ferramentas para auxiliar o desempenho da sua equipe

As empresas que trabalham e apostam no marketing digital precisam ter acessos a algumas ferramentas que as auxiliam na mensuração dos resultados obtidos em um mês, em uma semana ou até mesmo em um dia. Pensando no que vem sendo trabalhado no mundo do marketing digital nos últimos anos, foram selecionadas 15 ferramentas para que sua empresa consiga obter resultados extraordinários. Confira!

  • AdGooroo: essa ferramenta é um aplicativo que agrupa recursos para exibição de anúncios. Dessa forma você consegue monitorar os anúncios de 10 dos seus concorrentes, descobrir o posicionamento deles e quais palavras-chave foram usadas;
  •  Adbeat: uma ferramenta paga que consegue proporcionar à sua equipe a visualização de todos os anúncios feitos por anunciantes particulares. Uma estratégia que pode ajudar a encontrar concorrentes inimagináveis. Ficou curioso? Aproveite e teste a ferramenta gratuitamente por 30 dias;
  •  Alexa: descubra a segmentação do tráfego dos seus concorrentes. Essa ferramenta determina um ranking dos websites em escala global. Usufrua dessa fermenta para criar as suas estratégias!
  • Issu: essa ferramenta é impressionantemente visual. Excelente para a criação de revistas, livros e lookbooks, o Issu possui versões paga e gratuita. Escolha a sua versão de acordo com as necessidades do seu negócio;
  •  Inbound Writter: com a ajuda dessa ferramenta, é possível segmentar e aperfeiçoar o conteúdo exibido através de interesses, assim as chances de sucesso com o seu público são maiores;
  •  KeywordSpy: já imaginou poder saber quanto seus concorrentes gastam com Adwords? Quais as palavras-chave estão sendo usadas? Essa ferramenta ajuda você a desvendar as estratégias dos seus concorrentes em outras ferramentas como o Google Adwords;
  •  Moat: além de ser uma ferramenta gratuita, o Moat busca anúncios e permite que você descubra a introdução dos nomes e marcas dos seus competidores. Outra característica interessante dessa ferramenta é que ela também consegue mostrar o tamanho e os lugares dos anúncios adversários;
  •  Mailchimp: se a sua dificuldade está no quesito e-mail marketing, essa ferramenta vai ser extremamente importante para o seu negócio. Ela permite que você crie seu e-mail marketing, agende o disparo, veja a mensuração dos resultados e outras ações. Outra qualidade que o Mailchimp fornece é a possibilidade de criação de uma lista de e-mail para você. Excelente opção para quem quer atingir seus clientes com e-mails;
  •  SpyFu: com opção de ferramenta gratuita, mas com possibilidade de se ter uma versão mais avançada (na versão paga), o SpyFu é uma ferramenta que consegue analisar as palavras-chave dos seus concorrentes, os rankings e também os anúncios usados. Isso é maravilhoso para as suas campanhas de publicidade que usam SEO;

    SocialAdNinja: ferramenta que possui recursos de pesquisa para identificar anúncios por segmentos, como os anúncios por área demográfica, por exemplo. O valor para possuir essa ferramenta chega a US$ 147,00 / mês;

  •  Social Mention: com o diferencial de oferecer em tempo real as buscas por referências de marcas especificas em blogs, imagens, vídeos e até mesmo em sites de bookmarking;
  • Slideshare: excelente ferramenta para ser usada em apresentações de produtos e serviços novos e que deverão ter uma atenção maior.
  •  Traffic Travis: é uma ferramenta fantástica de pesquisa. A Traffic Travis monitora a popularidade e coleta os dados de tráfego no seu site e de seus concorrentes.
  •  PRWeb: praticidade é sobrenome dessa ferramenta. Você só precisa escrever um anúncio sobre o tema que preferir (lançamento de produto, serviço, promoção) e a publicação e distribuição é feita automaticamente para diferentes meios de comunicação. Mas e a otimização? Não se preocupe, o PRWeb já faz isso por você, o conteúdo já vai otimizado para o SEO;
  • Evernote: um aplicativo voltado para o clima organizacional, que oferece a função de agenda e outras possibilidades. Fique atento a todas suas tarefas e compromissos, seja produtivo e tenha sua lista de afazeres sempre em mãos. O evernote pode ser acessado pelo celular.

Ferramenta é o que não falta para a sua equipe alcançar os objetivos. Conte-nos o que achou dessas opções. Você já utiliza alguma dessas ferramentas? Compartilhe conhecimento e experiências, deixe um comentário nos campos abaixo. Se preferir, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.

[php_everywhere]

Imagem: Michail Petrov / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010