O processo de Coaching contribui para que os coachees (clientes) alcancem seus objetivos, reconhecendo e utilizando seus próprios recursos. Uma parte muito importante desse processo é a definição de metas. Afinal, somente é possível se dedicar a sua realização pessoal e ou profissional se há o conhecimento do que se quer conquistar.
Uma das ferramentas mais utilizadas nesse processo de orientação é a SMART. Além de ser uma palavra da língua inglesa que significa inteligente/esperto, o SMART é uma sigla que reúne cada etapa até o alcance dos objetivos.
Continue lendo para conhecer mais profundamente essa ferramenta tão relevante no trabalho empreendido pelos coaches.
O que significa a sigla SMART?
A ferramenta de definição de metas SMART pode ser considerada como um método esperto (em referência à sua tradução). Abaixo explicaremos o que significa cada letra da sigla.
S – Do inglês Specific, que pode ser traduzido como específico. Trata-se do objetivo que você deseja atingir;
M – De Mensurable, que significa mensurável. Esta etapa diz respeito aos indicadores que podem ser medidos ao longo do processo: tempo, custo, peso, distância, entre outros;
A – Vem de Achievable, que significa alcançável. A sua meta é alcançável? Você tem condições de alcançá-la? Nesta fase, o objetivo é avaliar essas questões e rever suas metas;
R – De Relevant, que traduz aquilo que é relevante. Este é o momento em que você deve questionar se sua meta está dentro da realidade. Questione-se também sobre qual a relevância desse objetivo para sua vida;
T – De Time, que significa tempo. Esta etapa consiste em estabelecer dia, mês e ano para o alcance de sua meta. Colocar prazos é uma excelente forma de evitar a procrastinação da sua meta.
SMART: como essa ferramenta pode ser aplicada em sessões de Coaching?
O Coach deve apresentar o método para o coachee de maneira que seu cliente compreenda a relevância de definir metas. É importante explicar cada uma das palavras da sigla, garantindo que todos os tópicos sejam abrangidos. Com as explicações feitas, chega o momento de colocar em prática. Confira abaixo os passos que devem ser seguidos.
1. Definição de metas positivas
As metas que serão definidas através dessa ferramenta devem ser sempre positivas e nunca negativas. Por exemplo, é melhor ter como meta “quero encontrar um trabalho mais alinhado comigo” do que “quero deixar meu emprego atual por não gostar dele”. Perseguir um objetivo saudável e sem a carga de sentimentos ruins é determinante para o sucesso.
2. Especificidade
O primeiro ponto da ferramenta a ser trabalhado é o “S” de específico. Para que as metas sejam passíveis de serem realizadas, devem ser palpáveis. Isso significa que o coachee deve desenvolver bem aquilo que deseja. Por exemplo, alguém que deseja comprar um apartamento deve definir uma localização, número de quartos, valor aproximado, entre outros.
Essa especificidade é fundamental para visualizar o seu objetivo claramente. Afinal de contas, tudo aquilo que visualizamos se torna mais presente em nosso dia a dia. Quando estiver em dúvida sobre comprar algo supérfluo, você se lembrará do apartamento da sua meta e provavelmente economizará o dinheiro.
3. Fatores de mensuração
O passo seguinte é definir de que maneira a sua meta será mensurável, ou seja, como quantificar o sucesso. Em alguns casos, não é possível usar indicadores de números para avaliar a questão.
Uma solução é apostar nos indicadores qualitativos. Imagine uma pessoa que deseja se tornar mais sociável. Um bom indicativo a ser utilizado é o do aprofundamento das suas relações com colegas e amigos. É muito importante que haja alguma forma de mensurar o progresso para se manter motivado ao longo do caminho.
4. Metas alcançáveis
Para que as metas sejam impulsionadoras na vida dos coachees, é necessário que sejam alcançáveis, isto é, que possam ser realizadas. O papel do Coach nessa etapa é questionar o cliente a respeito dos recursos que ele possui para concretizar os objetivos propostos.
Outro ponto importante é entender se os recursos necessários dependem apenas do coachee ou de mais alguém. Quando se trata de uma questão meramente pessoal é mais simples, pois depender de outras pessoas complica um pouco o cenário.
5. Metas realistas
Pode ser bastante frustrante se colocar em uma jornada rumo à realização de metas impossíveis. Avaliar se as metas cabem na realidade é essencial para saber se vale a pena persegui-las ou não. O coachee não pode ter dúvidas e nem colocar empecilhos para as suas realizações. O Coach deve guiá-lo nessa compreensão.
A convicção de que é capaz de realizar aquilo a que se propõe é determinante para ser bem-sucedido em sua empreitada. Acima de qualquer coisa, você precisa acreditar naquilo que está buscando para a sua vida.
6. Prazos
A definição de prazos para a realização das metas é crucial para que realmente se dedique. Quando queremos algo, mas não definimos um tempo para conquistar, estamos sonhando e não necessariamente planejando. Essa definição de prazos deve levar em consideração as possibilidades reais, ou seja, nem estabelecer tempo demais ou de menos.
O coach deve evitar que o coachee defina prazos muito longos, pois isso pode levar à procrastinação das conquistas. Contudo, não dá para fazer as coisas de uma forma atropelada, então é importante definir um prazo realístico. O mais importante é conseguir realizar.
7. Avaliação
Quando o coachee conseguir realizar as suas metas, é interessante realizar uma avaliação desse processo. Rever como as metas foram definidas e o que funcionou para que elas se concretizassem é essencial. A ferramenta SMART é um recurso que pode e deve ser levado para a vida, auxiliando em outras situações.
Por isso, é relevante que o Coach promova essa avaliação junto ao coachee. Em uma próxima etapa decisiva da vida o cliente poderá utilizar novamente esse método com sucesso. Trata-se realmente de uma ferramenta que faz a diferença para aqueles que a utilizam. Contribui especialmente para o sucesso do coachee.
Gostou de saber mais sobre a ferramenta de Coaching SMART? É um excelente recurso para definir e cumprir metas!