Pesquisas recentes mostram que a crise econômica já afeta a vida pessoal de 90% dos brasileiros. Isso significa que os hábitos do consumidor e o comportamento do mercado mudaram drasticamente nos últimos meses, impactando diretamente nos resultados das empresas e comércios de todo o País.
Apesar da crise, existem diversos outros motivos que fazem uma organização perder clientes, tais como: falta de compromisso, má qualidade, preço muito elevado, lentidão na entrega, falta de atenção com o cliente e qualquer outro aspecto que tenha feito com que a experiência do consumidor fosse negativa. Quando isso acontece, é fundamental identificar os problemas e trabalhar ativamente para recuperar esses clientes, evitando que seu negócio encontre o fracasso.
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Estratégias para recuperar clientes perdidos
Identifique os potenciais clientes
Defina quais serão os alvos. Liste quais eram os clientes que mais traziam lucro para a sua empresa, mas que foram distanciados.
Pesquise mais sobre o cliente
Antes de sair oferecendo seu produto a todo o mercado, pesquise mais sobre seu cliente e tente descobrir do que ele precisa. Fazendo essa pesquisa, as chances de você conseguir fechar uma venda são maiores. Perceba que muitas vezes o seu cliente está procurando um produto diferente do que aquilo que você está oferecendo.
Aperfeiçoe
Esteja em constante aperfeiçoamento e aprimore sempre seus produtos, serviços e seu atendimento. Isso faz com que os clientes perdidos vejam que sua empresa pode ser ainda melhor do que ele identificou na primeira impressão.
Mantenha a comunicação
Estabeleça uma comunicação com seu cliente, indo além da simples compra. Assim, você tem um feedback que faz o cliente se sentir ouvido e ainda aprimora o trabalho resultado da empresa.
Coloque-se no lugar do cliente
Sabe aquela história de “não faça com o outro aquilo que você não gostaria que fizesse com você”? Ela é perfeita para ilustrar este tópico.
Surpreenda
Novidades são sempre bem-vindas. Faça seu cliente sentir que você pode fazer com que ele tenha acesso a algo novo, incentivando-o a voltar a fazer negócios com sua empresa.
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Imagem: rassco / Shutterstock