Inovar é essencial para que as empresas consigam se manter atuantes no mercado. O processo baseia-se em uma união de ideias, ações e estratégias capazes de oferecer produtos/serviços inovadores e de qualidade, assim como novidades constantes, aperfeiçoamentos e novos procedimentos capazes de gerar resultados positivos para a organização.
A gestão de inovação é um processo contínuo que tem o objetivo de fazer com que as organizações sejam capazes de gerar inovação e criar valores novos para os seus produtos. Ela é uma estratégia que consiste em identificar oportunidades tecnológicas, sociais e de mercado para que a empresa seja capaz de se reinventar, ter ideias diferenciadas e oferecer algo novo.
No decorrer deste artigo, você vai conhecer mais sobre o processo de inovação, proporcionado por esse modelo de gestão e também quais são as principais características inerentes a ele. Confira!
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Inovação nas empresas
Quando pensamos no processo de inovação, que ocorre dentro das empresas, precisamos, antes de tudo, entender qual é o verdadeiro significado da palavra “inovar”, que nada mais é do que propor algo novo baseado em preceitos que servem como estímulos para o seu desenvolvimento.
Não entendeu? É simples, vamos contextualizar no ambiente organizacional. Nesse contexto, por exemplo, a inovação surge a fim de atender a uma demanda por intermédio do desenvolvimento, da transformação, ou até mesmo da criação de produtos ou serviços. O consumidor contemporâneo “enjoa” facilmente dos itens existentes. Se uma empresa oferece sempre as mesmas soluções, ele não hesita em partir para a concorrência. É uma questão, portanto, de manter a competitividade.
O processo de inovação, no meio empresarial, tem um papel fundamental no que diz respeito ao estímulo do processo criativo, onde este, por sua vez, contribui efetivamente e na prática para que surjam novas ideias e novos produtos e serviços. O processo também promove propostas que possam contribuir para o processo produtivo, seja na redução de custos, por exemplo, ou na otimização e no aceleramento de processos, gerando total influência na lucratividade de uma empresa.
Não é difícil encontrarmos bons exemplos do que a inovação pode proporcionar dentro de uma empresa. Um exemplo bastante clássico e ilustrativo é a questão dos famosos copos descartáveis. À medida que os copos reutilizáveis começaram a ser incorporados, dentro das empresas, foram obtidos dois resultados bastante satisfatórios, o primeiro deles ligado à redução de custos, obviamente, e o segundo ligado à preservação do meio ambiente.
Tudo isso foi possível por meio do processo de inovação. Agora que você sabe mais a respeito desse tema, dentro das empresas, que tal entender um pouco mais sobre o conceito de gestão da inovação?
O que é gestão de inovação?
A gestão da inovação consiste na ferramenta estrutural que permite que uma empresa administre o processo de inovação. Ela tem a função de sistematizar o processo, desde a sua entrada, que ocorre no surgimento da ideia, até a mensuração de seus resultados, depois de ser implementada.
Em outras palavras, a gestão de inovação permite às organizações a validação do seu investimento no processo criativo, uma vez que o seu papel é controlar o processo de novas ideias, bem como a sua aplicação e, não menos importante, a análise dos resultados obtidos.
A gestão de inovação é, portanto, um aspecto da cultura da organização. Ela estimula todos os seus colaboradores, independentemente do cargo que ocupem, a participarem ativamente das reuniões e a proporem ideias criativas para resolver os problemas da empresa. Essas ideias podem ser referentes a produtos, serviços, ações de marketing e comunicação, ou até mesmo sobre processos internos (com o simples exemplo do copo reutilizável citado acima).
Nesse processo, cabe aos líderes aceitar, estimular e desenvolver em cada colaborador a sua capacidade de contribuir com novas ideias! Algumas são aceitas, outras são descartadas, e é assim o processo.
6 características da gestão de inovação
Confira a seguir alguns dos principais aspectos que caracterizam a gestão da inovação no mundo corporativo.
1. Mapeamento de oportunidades e ameaças
Com as ferramentas da gestão de inovação, a empresa é capaz de identificar oportunidades e riscos de mercado, além de tecnologias eficazes, e monitorar a concorrência. Tudo isso serve de norte para a organização gerar novos projetos.
Por meio de uma rede eficaz de comunicação interna, a organização consegue compartilhar esses dados com todos os seus funcionários, de modo que um insight valioso possa sair de qualquer uma das mentes que ali trabalham.
2. Otimização
A gestão de inovação permite que a empresa aperfeiçoe os seus processos a partir de ideias inovadoras e entregue produtos/serviços de forma otimizada, sem a necessidade de retrabalho.
A inovação nem sempre significa criar algo novo, mas também reinventar aquilo que já existe, com pequenas adaptações. Isso também é ser criativo e pode ocorrer com produtos, serviços, comunicação, projetos, processos internos, enfim, em todas as áreas da empresa.
3. Criatividade
O processo de gestão de inovação gera insights, novas ideias e esboços para possíveis projetos e produtos/serviços. Um ambiente propício e uma equipe de profissionais orientados para inovar são as peças-chave para que a criatividade flua de forma eficaz.
Ser criativo não é um dom, mas uma capacidade que pode ser desenvolvida. A criatividade nada mais é do que ter referências e aplicá-las em um contexto específico. Por isso, funcionários que estudam, pesquisam, leem, assistem filmes, viajam, conversam com diferentes pessoas e aumentam o seu repertório mental são os mais recrutados em empresas que promovem a gestão da inovação. Esses indivíduos têm um grande potencial criativo.
4. Produtividade
Com a otimização das atividades realizadas na empresa e os insights gerados, a equipe de profissionais consegue aumentar a produtividade e exercer o trabalho com maestria.
A produtividade consiste na condução de um trabalho de qualidade e com economia de determinados recursos, como tempo e dinheiro. A criatividade ajuda na redução desses recursos e potencializa a capacidade produtiva de todos os colaboradores.
5. Competitividade
Inovar é fundamental para promover a competitividade entre as empresas. Por meio da gestão de inovação, a organização consegue pesquisar o mercado, identificar a necessidade do seu cliente e o que ele procura, de modo a desenvolver produtos/serviços novos e capazes de superar as expectativas do público-alvo.
Por isso, as pesquisas (tanto sobre a concorrência quanto sobre o público-alvo) são essenciais para que soluções eficazes sejam encontradas. De nada adianta ter uma ideia extremamente criativa, se ela não for útil para o cliente e para superar os concorrentes.
Dessa forma, a gestão de inovação evita que o consumidor “enjoe” das soluções que a empresa oferece, como citamos anteriormente. O anseio pela novidade é uma característica desse consumidor contemporâneo. Portanto, as empresas que respondem a esse anseio aumentam a sua competitividade e vencem a concorrência.
6. Lucratividade
Por fim, com a otimização do trabalho e com a criação/aperfeiçoamento de produtos/serviços inovadores, capazes de suprir as necessidades e expectativas do cliente, a corporação consegue aumentar as suas vendas e, assim, atingir o lucro e o sucesso desejados.
Para que o processo de gestão de inovação seja eficaz, porém, é necessário que a empresa acompanhe e avalie de forma constante se as ações e ferramentas implementadas estão de fato produzindo resultados positivos. É pertinente que a organização se atualize e faça redirecionamentos sempre que necessário, pois a inovação é mutável — o que hoje é inovador, amanhã pode já não ser.
Tudo isso só será possível se o gestor entender verdadeiramente a sua empresa, quais são os seus pontos fortes e de melhoria, qual é a sua projeção para os próximos anos e quais são as oportunidades e ameaças do seu mercado de atuação. Isso envolve estudo, pesquisa e definição de métricas e parâmetros de desempenho a serem regularmente acompanhados.
Para essa finalidade, o Coaching empresarial é uma metodologia capaz de fornecer consultoria para que os métodos e técnicas da gestão de inovação possam ser aplicados de forma eficaz. Assim, esses métodos resultam no desenvolvimento de produtos/serviços inovadores e, consequentemente, geram lucro para a empresa.
E você, conhece empresas que implementaram a gestão de inovação? Quais foram os resultados obtidos por elas? De que forma a empresa em que você trabalha pode ser mais inovadora? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais, com todos os seus amigos, colegas
Imagem: Gajus / Shutterstock