Para algumas pessoas, chegar à terceira idade quer dizer que a pessoa já cumpriu a sua missão e que é hora de sossegar. Para outras, porém, este é um momento singular e que deve ser vivido com muita plenitude, abraçando a liberdade e usando o maior tempo livre para obter mais conhecimento, divertir-se e cuidar-se!
Indo ao encontro dessa ideia de plenitude nas diferentes fases da vida, existem algumas dinâmicas para idosos que podem ser muito úteis para quem vive esse momento. São atividades simples, mas que divertem, entretêm e promovem reflexões interessantes. Para conhecer melhor essas dinâmicas, continue a leitura do artigo a seguir!
Por que promover dinâmicas para idosos?
É importante ressaltar que cada pessoa vive a terceira idade de uma maneira diferente. Alguns indivíduos precisam de mais cuidados relacionados à saúde, por exemplo. O fundamental é que todos tratem os senhores e senhoras da família com muito respeito, carinho e a atenção que eles merecem.
Uma excelente forma de desenvolver sentimentos de conforto e proteção para eles é por meio da aplicação de dinâmicas para idosos. De uma maneira descontraída e animada, elas podem promover diversas ações, como:
- criar e fortalecer a convivência com pessoas no mesmo estágio de vida;
- sustentar relacionamentos interpessoais;
- estimular o desenvolvimento da comunicação;
- ajudar a aperfeiçoar a comunicação e a interação social;
- aumentar a capacidade mental e a descontração;
- afastar do ócio e do sedentarismo;
- e muito mais.
Assim, essas dinâmicas podem ser realizadas em casa, em encontros para esse público, em igrejas, em casas de repouso, e por aí vai.
Exemplos de dinâmicas para idosos
Confira a nossa super seleção de 6 dinâmicas especialmente feitas para o público da terceira idade. Acompanhe!
1 – Para quem você tira o chapéu?
Objetivo: estimular a autoestima dos idosos
Materiais necessários: apenas um chapéu e um espelho, que será colado na parte de dentro do acessório.
Como fazer: para realizar a atividade, o líder da dinâmica deve entregar o chapéu para um dos participantes e perguntar se ele tira o chapéu para a pessoa que está no fundo do objeto. A ação deve se repetir com todo o grupo. O condutor deve sempre fingir que está trocando a foto que está dentro do chapéu, além de incentivar todos a explicarem a razão da sua resposta.
Esta é uma dinâmica de verdadeira importância, pois estimula o idoso a se valorizar, analisando tudo pelo que passou, todas as conquistas que obteve e continua obtendo ao longo da vida. Além disso, a atividade permite reconhecer as suas principais habilidades e características pessoais, que fazem com que ele seja e tenha se transformado no indivíduo que é hoje.
2 – O papel colorido
Objetivo: os idosos têm a chance de relatar sentimentos e trocar experiências.
Materiais necessários: para cumprir a atividade, são necessárias tiras de papel em diferentes cores.
Como fazer: o condutor deve pedir para os participantes fecharem os olhos e pensarem em sentimentos presentes nas suas mentes naquele instante. Depois, cada um deve escolher uma tira de papel com a cor que ilustra o sentimento do momento.
Em seguida, eles devem ser separados por cores, ou seja, aqueles que escolheram tiras de papel da mesma cor devem se juntar e conversar por cerca de 10 a 15 minutos. Passado o tempo do bate-papo, os participantes devem formar um grande círculo e trocar as suas experiências, relatar sobre o sentimento vivido e comentar como foi a conversa.
Por meio desta dinâmica, é possível estimular a troca de experiências e incentivar que todos os participantes falem cada vez mais sobre os seus sentimentos e emoções. Além do mais, a dinâmica promove a interação entre os participantes, que podem, com isso, desenvolver uma amizade e uma relação bacana após a brincadeira.
3 – Dançar para se conhecer
Objetivo: fazer com que os idosos se conheçam de uma maneira diferente.
Materiais necessários: nenhum.
Como fazer: o líder da dinâmica deve pedir que os participantes façam duplas e explicar que, ao começar a música, eles devem dançar e conversar durante cerca de um minuto. Para isso, devem falar os seus nomes, idades, onde nasceram, o que gostam de fazer, entre outras coisas. Após um sinal, os idosos precisam trocar de duplas e repetir a ação, até que todos os participantes sejam apresentados uns aos outros.
Além de estimular a movimentação do corpo, essa dinâmica estimula também a interação entre os participantes, a perda da timidez, o estabelecimento de contato, principalmente entre pessoas que não se conhecem, e assim por diante. Essa troca é de verdadeira importância, pois, assim, o idoso entende que não está sozinho e que existem muitas coisas ainda a serem feitas — e com muitas pessoas ao seu redor!
4 – Jogo da memória viva
Objetivo: estimular a mente e a memória de forma geral.
Materiais necessários: objetos diversos, uma sacola bem escura ou uma caixa, papel e caneta ou lápis.
Como fazer: coloque os objetos selecionados dentro da sacola escura ou da caixa e reúna os idosos em um grande grupo. Em seguida, entregue a sacola a um deles e peça que retire um objeto de dentro, dizendo o nome deste, colocando-o em cima da mesa.
Após a sacola passar por todos os participantes e todos os objetos estarem sobre a mesa, é chegado o momento de falar novamente o nome de cada um deles, com o intuito de facilitar a memorização, e colocá-los de volta na sacola/caixa.
Feito isso, solicite que cada um escreva no papel o maior número de objetos de que se lembrar. Em seguida, novamente os objetos devem ser retirados da sacola/caixa, para que, assim, todos possam verificar quais itens foram lembrados e quais foram esquecidos.
Essa é uma dinâmica importante, pois, conforme o tempo vai passando, os estímulos à mente diminuem, o que pode causar falhas de memória, que acabam nos prejudicando e nos deixando constrangidos em determinados momentos.
5 – Brincando de massinha
Objetivo: trabalhar habilidades manuais, estimular a imaginação, a memória e a linguagem.
Materiais necessários: massinha de modelar de cores diversas.
Como fazer: comece a brincadeira distribuindo as massinhas entre todos os participantes do grupo. Em seguida, o que você deve fazer é pedir que cada um modele as massinhas, com o objetivo de utilizá-las para contar uma história, seja das suas próprias vidas ou algo ficcional. Assim, podem ser confeccionados personagens, objetos, paisagens etc.
O importante aqui é deixar que eles soltem a imaginação e construam narrativas que os deixem verdadeiramente animados e estimulados no ambiente. Após a criação dos objetos de massinha, permita que cada um conte a história daquilo que criou.
A princípio, pode parecer que se trata de uma dinâmica para crianças, principalmente pelo seu nome. Entretanto, o objetivo da brincadeira é muito maior, uma vez que ela permite que seus participantes sejam estimulados constantemente, no sentido de desenvolver as suas habilidades manuais, bem como a sua imaginação, soltando-se de possíveis amarras, bloqueios internos ou crenças limitantes.
6 – Dinâmica dos talentos
Objetivo: fazer com que cada participante do grupo reconheça e valorize os seus talentos, dons e habilidades.
Materiais necessários: nenhum
Como fazer: esta dinâmica é mais direcionada para grupos que se encontrem com mais frequência. Nesse sentido, a ideia aqui é pedir que cada membro, no próximo encontro, traga ou faça algo, diante dos colegas, que represente alguma das suas melhores habilidades e talentos.
Pode ser uma apresentação musical, uma dança, um objeto feito pelo próprio participante, uma pintura, bordado, enfim, algo que ele acredite que demonstre, efetivamente e na prática, os dons que os demais ainda não conhecem. Assim, cada participante deve apresentar em alguns minutos o seu talento.
O importante, conforme citamos no objetivo da dinâmica, é estimular o idoso a enxergar que tem talentos e que eles podem ser utilizados para que ele continue se sentindo pleno e realizado, praticando uma atividade que lhe dê prazer sempre.
Em conclusão, as dinâmicas para idosos desempenham um papel essencial na promoção de bem-estar físico, mental e emocional nessa fase da vida. Elas estimulam a socialização, fortalecem a autoestima e ajudam a manter a mente ativa, proporcionando mais qualidade de vida.
Portanto, ao envolver os idosos em atividades adequadas às suas capacidades, é possível criar um ambiente que valoriza a interação, o aprendizado contínuo e o prazer em viver, favorecendo um envelhecimento mais saudável e feliz!
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