A auditoria é um processo que verifica se as atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com os critérios estabelecidos pelos gestores. O responsável por realizar essa verificação é o auditor, que promove uma análise cuidadosa a respeito das ações da empresa, auxiliando na prevenção de erros e identificando falhas processuais.
Características do auditor
Para ser auditor, são necessárias algumas características essenciais. São elas:
Confidencialidade
O auditor precisa saber guardar todas as informações obtidas durante a auditoria, sem utilizar os dados em para seu benefício pessoal. Este processo é como a aplicação da metodologia do Coaching, em que é estabelecida uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Os conteúdos abordados na sessão de Coaching pertencem exclusivamente ao coachee, e manter o sigilo e a confidencialidade é um princípio absoluto para que um coach tenha bastante sucesso.
Saber escutar
Os procedimentos que possuem falhas só podem ser identificados se o auditor escutar atentamente o auditado. Ainda considerando a comparação com o processo de Coaching, o auditor precisa saber ouvir na essência — assim como o coach, que deve estabelecer empatia com o coachee.
Ausência de julgamentos
Para que uma auditoria tenha sucesso, é preciso suspender todo e qualquer julgamento moral, religioso ou de valores para com os clientes.
Essa característica pode ser comparada a uma das diretrizes do Código de Ética da Global Coaching Community, seguido pelo Instituto Brasileiro de Coaching. A diretriz diz justamente sobre a essencialidade de suspender todo tipo de julgamento durante as sessões de Coaching.
Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: hvostik / Shutterstock