Confira o que faz um auditor

A auditoria é um processo que assegura a qualidade das atividades de uma empresa.

A auditoria é um processo que verifica se as atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com os critérios estabelecidos pelos gestores. O responsável por realizar essa verificação é o auditor, que promove uma análise cuidadosa a respeito das ações da empresa, auxiliando na prevenção de erros e identificando falhas processuais.

Características do auditor

Para ser auditor, são necessárias algumas características essenciais. São elas:

Confidencialidade

O auditor precisa saber guardar todas as informações obtidas durante a auditoria, sem utilizar os dados em para seu benefício pessoal. Este processo é como a aplicação da metodologia do Coaching, em que é estabelecida uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Os conteúdos abordados na sessão de Coaching pertencem exclusivamente ao coachee, e manter o sigilo e a confidencialidade é um princípio absoluto para que um coach tenha bastante sucesso.

Saber escutar

Os procedimentos que possuem falhas só podem ser identificados se o auditor escutar atentamente o auditado. Ainda considerando a comparação com o processo de Coaching, o auditor precisa saber ouvir na essência — assim como o coach, que deve estabelecer empatia com o coachee.

Ausência de julgamentos

Para que uma auditoria tenha sucesso, é preciso suspender todo e qualquer julgamento moral, religioso ou de valores para com os clientes.

Essa característica pode ser comparada a uma das diretrizes do Código de Ética da Global Coaching Community, seguido pelo Instituto Brasileiro de Coaching. A diretriz diz justamente sobre a essencialidade de suspender todo tipo de julgamento durante as sessões de Coaching.

Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

[php_everywhere]

Imagem: hvostik / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010