O trade marketing não se resume em apenas tratar das relações entre os fabricantes e os canais de vendas. Na verdade, esse é um universo imenso que aborda questões referentes a marcas, pontos de vendas e consumidores. O foco é o canal de distribuição, ou seja: o varejista. Também é muito utilizado por fornecedores na busca de fidelizar ou conquistar novos clientes.
O que é trade marketing?
De acordo com Corstejans & Corstejans (1995), o trade marketing é uma aplicação de marketing industrial ou B2B (business to business), que tem como desafio:
- Maximizar o valor oferecido aos varejistas, em que a decisão de compra é feita com base na rentabilidade;
- Garantir que todas as atividades e valor oferecido aos varejistas sejam rentáveis para a indústria;
- Não ficar vulnerável diante de grandes redes de varejo.
O diferencial do trade marketing
Você sabia que o atendimento entre o distribuidor e seu consumidor final pode determinar o sucesso ou o fracasso de suas vendas? Por isso, o atendimento é o elemento mais importante do trade marketing. Também existem alguns pontos que são cruciais para você possa construir uma relação de confiança com seu cliente, tais como:
- Conhecer suas necessidades;
- Estudar seu perfil de compras;
- Fazer visitas periódicas;
- Fazer controle de estoque para não deixar faltar ou sobrar produtos.
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Imagem: Dooder / Shutterstock