Confira o que é trade marketing?

O Trade Marketing trata das relações entre os fabricantes e os canais de venda, porém o seu conceito é muito mais abrangente e amplo.

O trade marketing não se resume em apenas tratar das relações entre os fabricantes e os canais de vendas. Na verdade, esse é um universo imenso que aborda questões referentes a marcas, pontos de vendas e consumidores. O foco é o canal de distribuição, ou seja: o varejista. Também é muito utilizado por fornecedores na busca de fidelizar ou conquistar novos clientes.

O que é trade marketing?

De acordo com Corstejans & Corstejans (1995), o trade marketing é uma aplicação de marketing industrial ou B2B (business to business), que tem como desafio:

  • Maximizar o valor oferecido aos varejistas, em que a decisão de compra é feita com base na rentabilidade;
  • Garantir que todas as atividades e valor oferecido aos varejistas sejam rentáveis para a indústria;
  • Não ficar vulnerável diante de grandes redes de varejo.

O diferencial do trade marketing

Você sabia que o atendimento entre o distribuidor e seu consumidor final pode determinar o sucesso ou o fracasso de suas vendas? Por isso, o atendimento é o elemento mais importante do trade marketing. Também existem alguns pontos que são cruciais para você possa construir uma relação de confiança com seu cliente, tais como:

  • Conhecer suas necessidades;
  • Estudar seu perfil de compras;
  • Fazer visitas periódicas;
  • Fazer controle de estoque para não deixar faltar ou sobrar produtos.

Ficou claro o que é o Trade Marketing? Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.

[php_everywhere]

Imagem: Dooder / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010