Abrir um próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, que almejam não apenas vencer a crescente taxa de desemprego do País, mas fugir dos padrões trabalhistas e se tornar seu próprio chefe e gestor. Apesar do grande número de empresas que são abertas a cada ano, a maior parte delas sobrevive pouco tempo no mercado. De acordo com estudo elaborado pelo Instituto de Geografia e Estatística – IBGE, 48 de cada 100 empresas abertas no país fecham as portas em menos de três anos.
Para não fazer parte desta estatística, vale a pena conferir as dicas abaixo:
Dicas para abrir sua própria empresa
O primeiro passo para quem deseja abrir um negócio próprio é pensar no ramo de atividade em que a empresa vai atuar e, em seguida, elaborar um plano de negócios que vai orientar o empreendedor em todas as etapas do desenvolvimento da empresa. Outro ponto importante é avaliar se o futuro empreendedor possui todas as habilidades necessárias para colocar o negócio em prática e, caso ele não tenha, é preciso desenvolvê-la.
Além disso, é preciso pensar que abrir uma empresa é um desafio que requer grandes responsabilidades — como planejamento, foco, investimento, estudo, dedicação e perseverança. Por isso, é fundamental que o empreendedor esteja preparado para enfrentar diversas dificuldades e visualizar resultados a longo prazo.
Também vale a pena avaliar se o empreendedor está preparado para cumprir todas as etapas necessárias para que o empreendimento prospere, como gestão, controle do caixa, gastos com produtos e materiais, contratação de profissionais, questões burocráticas e preparação de toda as documentações.
E você, quais outras dicas acha importante avaliar na hora de abrir uma empresa? Contribua deixando o seu comentário logo abaixo!
[php_everywhere]
Imagem: Rido / Shutterstock