Para que uma empresa tenha sucesso e mantenha-se atuante no mercado é preciso que ela elabore estratégias eficientes e realize uma série de ações, que vão contribuir para que ela se destaque e ganhe sempre a preferência de seu público consumidor.
Falar assim faz parecer que trata-se de um processo fácil de ser executado, entretanto, para encontrar a estratégia, bem como definir o plano de ação ideal, é necessário que sejam realizados inúmeros estudos de mercado, no sentido de compreender o comportamento do consumidor, de seus concorrentes, entre outros fatores, que são verdadeiramente determinantes para que o planejamento elaborado traga os resultados extraordinários que a empresa espera.
Assim, tendo este ponto como base, acredito ser importante falar um pouco para você sobre estratégia competitiva. Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender do que se trata, bem como alguns de seus exemplos.
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O que é estratégia competitiva?
A estratégia competitiva consiste na maneira como uma empresa se comporta para se destacar no mercado em que atua. Trata-se da forma como a organização gerencia os negócios e suas ações, de modo a conquistar clientes, conseguir reconhecimento e obter sucesso financeiro.
Manter o foco em apenas um segmento de mercado é um diferencial competitivo proeminente. Empresas especializadas em apenas um segmento (como uma loja de roupas de multimarcas, mas que é voltada para o público feminino) consegue focar os esforços em uma necessidade específica, obtendo o sucesso com mais agilidade.
O custo é outro diferencial competitivo que pode ser adotado por uma empresa, assim como o conhecimento de mercado, o acesso a tecnologias inovadoras, à capacidade de atender uma maior demanda e até um maior volume do produtos ofertados.
Para ser bem-sucedida e alcançar os resultados extraordinários almejados, é fundamental que se conte com um estratégia competitiva eficiente, pois somente assim o mercado vai ter consciência de que a empresa de fato existe, podendo assim, reconhecer seus esforços conforme o tempo vai passando.
Exemplos de estratégia competitiva
Se o seu intuito é abrir o seu próprio negócio ou melhorar o seu posicionamento no mercado, aqui vão alguns exemplos de estratégia competitiva que você pode utilizar em sua empresa.
Custo
O primeiro exemplo de estratégia competitiva que vou lhe apresentar é o das empresas que lideram o mercado em que atuam levando produtos de baixo custo a seus clientes. Geralmente elas conseguem chegar a preços competitivos produzindo em larga escala, utilizando alta tecnologia, desenvolvendo um bom poder de barganha com seus fornecedores e utilizando a sua máxima capacidade.
Um bom exemplo disso são produtos chineses aos quais temos acesso aqui por um custo baixo, que somente é possível devido à grande quantidade de produção na qual as empresas chinesas investem.
Diferenciação
Quando uma empresa opta pela diferenciação como estratégia competitiva, ela apresenta ao mercado produtos com características únicas, ou seja, que dificilmente outras marcas oferecem. Geralmente os produtos que possuem um diferencial competitivo têm preços superiores, pois apresentam a seus consumidores um valor agregado que outras empresas têm.
Custo de foco
Outro exemplo que trago a você de estratégia competitiva são as empresas que escolhem atender a um segmento específico e optam por praticar preços acessíveis nestes segmentos. O grande benefício dessa estratégia é que ela contribui para a satisfação plena do público-alvo e para o aumento da popularidade da marca no mercado.
Entre os exemplos que podemos encontrar são lojas de departamento como Renner, C&A, Americanas, Pernambucanas e muitas outras.
Foco de diferenciação
Afunilando ainda mais este processo de estratégia competitiva, partimos para o último exemplo, que se trata daqueles que empresas que optam por se diferenciar de poucos concorrentes, atendendo a um pequeno nicho de consumidores.
A ideia aqui é oferecer alternativas para aqueles clientes que deixam de comprar com o concorrente, porque seus produtos não apresentam uma ou outra característica. Como exemplo podemos citar empresas voltadas para o público feminino, para o público nerd, masculino, entre outros.
Por que ter estratégias competitivas como aliada?
Independentemente de qual estratégia competitiva for adotada, a empresa deve saber trocar informações entre a equipe para que todas as variáveis sejam notadas. Algumas vezes, uma pessoa de outra área dentro da empresa consegue captar algo que o gestor não consegue e, dessa forma, fica mais fácil monitorar cada etapa de produção e ver de perto as mudanças e os resultados que vão surgindo.
Bons exemplos de troca de informações que deve haver entre empresa e equipe são:
- Monitoramento das novidades do mercado atuante, ou seja, possuir inteligência competitiva;
- Estudo das novas publicações da área em que a empresa está inserida;
- Monitoramento da concorrência;
- Monitoramento do comportamento do consumidor;
- Surgimento de novas tecnologias;
- Uso do material colhido em favor da empresa.
Diante de todas essas informações e exemplos de estratégias competitivas, podemos entender que é preciso monitorar o mercado e elaborar um plano de ação com estratégias eficazes para aproximar a empresa de seus objetivos. Ter conhecimento do setor como um todo, visão sistêmica e saber liderar, portanto, são fatores que podem fazer a diferença na hora de elaborar um plano de ação para se destacar no mercado.
O Coaching como diferencial competitivo
Para empresas que ainda não desenvolveram completamente alguma dessas características, o Coaching consegue trabalhar cada uma delas de maneira eficaz. Um exemplo maravilhoso disso é a adoção das estratégias apresentadas pelo Coaching Corporativo, a unidade de negócios aqui do IBC, que vai te ajudar, enquanto empresário e empreendedor, a definir a melhor forma de atuar no mercado, preparando, efetivamente e na prática, a sua equipe de profissionais para te ajudar neste processo.
A partir de conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching, é possível fazer uma análise completa da sua empresa, no sentido de compreendê-la melhor e assim ter a oportunidade de definir a estratégia competitiva que mais se adeque ao seu perfil. Assim, por meio desta avaliação e diagnóstico, torna-se possível trabalhar, no sentido de aumentar ainda mais a performance dos colaboradores da organização, desenvolvendo suas melhores habilidades e competências e, com isso, contribuir para o alcance de resultados extraordinários nos negócios.
Conte com o auxílio do Coaching Corporativo e dê um up em seus negócios:
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