Derivada da constelação familiar, a constelação organizacional é empregada para definir e reproduzir algumas situações que possuem uma ligação com as empresas. Essa é uma técnica que tem a função de somar e oferecer apoio ao trabalho de consultoria de uma empresa.
E para você que ainda não conhece muito sobre a constelação organizacional, procure entender através de uma explicação resumida. Constelações organizacionais são metodologias que conseguem analisar todo o sistema de uma empresa e que envolve tudo que está ligado a ela: os sentidos, as emoções, as normas e regras, a fim de chegar a uma solução eficiente.
Essa metodologia é uma forma extraordinária de enxergar as possibilidades de melhorias de uma organização. Cada dia mais, empresários, líderes, gestores e até consultores têm ficado maravilhados com o poder surpreendente que essa metodologia pode oferecer às organizações.
[php_everywhere instance=”2″]
Usufruindo os benefícios das constelações organizacionais
Favorável e extremamente eficaz no processo de diagnosticar as melhorias e possíveis soluções de conflitos dentro de uma empresa, a constelação organizacional consegue solucionar questões de grupo, de uma equipe, e também questões pessoais, ou seja, de um só indivíduo.
Mesmo servindo apenas uma pessoa, é preferencial que as constelações organizacionais aconteçam em grupo para que ela seja um instrumento de mudança dentro da empresa.
Veja alguns dos benefícios de exercitar a prática da constelação organizacional:
- A equipe consegue adquirir a experiência essencial para usar as técnicas da constelação organizacional não só no ambiente de trabalho, mas também em sua vida individual;
- Começa a aplicar a visão sistêmica nas atividades do dia a dia;
- As constelações conseguem gerar aprendizagem aos participantes através das experiências, dos relatos e oportunidades de inovação que os demais demonstram;
- É criada uma dinâmica de pesquisa e criatividade através do uso das ferramentas demonstradas das constelações.
Como buscar a ajuda do método de constelações organizacionais?
Aquele que sente a necessidade de ter um auxílio do método de constelações organizacionais, precisa do apoio de um consultor.
Será o consultor a pessoa responsável por fazer o “estudo” dos acontecimentos e dos fatos que causaram a necessidade dessa pessoa ou da equipe de buscar ajuda. Posteriormente, esse consultor começa a dar foco nas questões reais e nos resultados que o seu cliente almeja.
E como o consultor consegue ajudar o seu cliente?
O consultor consegue fazer uma abordagem de forma que o seu cliente consiga ter diferentes percepções de tudo que vem acontecendo em sua vida pessoal e profissional. É interessante como o consultor consegue trabalhar com os três princípios do relacionamento humano, que são a ordem, o equilíbrio e o vínculo.
- Ordem: é aquilo que demonstra hierarquia e respeito, seja pelos diretores, pelo presidente, gerente ou líder da equipe. Um exemplo de ordem é o colaborador que respeita as regras e imposições que seus superiores denominam;
- Equilíbrio: esse princípio exige que haja uma estabilização entre dar e receber. Por exemplo, quando um colaborador recebe mais ou menos do que o devido, existe uma dificuldade em reestabelecer o equilíbrio que existia anteriormente, principalmente se outros colaboradores souberem do ocorrido;
- Vínculo: trata-se do pertencimento de um grupo a uma empresa. Aqui a ligação criada entre os colaboradores pode causar desequilíbrio na estrutura organizacional, e o trabalho do consultor é, justamente, reestabelecer a ordem. Uma desestrutura pode acontecer quando um colaborador é demitido por justa causa, por exemplo. Os demais podem se sentir injustiçados e a desordem começa dentro da empresa.
Com o objetivo de complementar a gestão de uma empresa e trazer ordem ao que está “do avesso”, a constelação organizacional é desenvolvida para auxiliar pequenos, médios, grandes empresários e executivos na questão gestacional de uma empresa. Interessante como uma metodologia pode fazer tanto por uma empresa, não é mesmo?
O que você acha dessa metodologia? Seria algo interessante para levar até a sua empresa? Deixe no espaço abaixo o seu comentário e as experiências que já viveu com a ajuda dessa metodologia.
Curta e compartilhe esse material nas redes sociais, veja como é maravilhoso levar informação e conhecimento a mais pessoas.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Pathompong Chai-onnom / Shutterstock