O mercado está sempre buscando meios de desenvolver seus colaboradores de diversas formas, agregando conhecimentos e aperfeiçoando suas capacidades. Levando em consideração que são as pessoas que fazem as empresas andarem, é função da organização se preocupar com os seus colaboradores e oferecer a eles oportunidades para se desenvolverem e se capacitarem. O artigo de hoje vai mostrar a importância do coaching e esclarecer alguns termos desse universo para que você mergulhe de vez nessa ideia. É só continuar lendo para saber mais!
[php_everywhere instance=”2″]
Dicionário do coaching
Hoje de ficar por dentro do que cada termo significa. Vamos lá?
- Coaching: vamos começar com o básico! Utilizada para construir e potencializar pessoas e equipes de alta performance, a metodologia é uma forma de transformar a vida de uma pessoa positivamente. O método empoderador, pois é resultado de profundos estudos comportamentais, ferramentas testadas, técnicas eficazes e constante atualização, com foco em conhecimentos amplos em gestão e produtividade. Aprofunde seus conhecimentos a respeito da importância do coaching.
- Coach: o termo vem do inglês e significa “treinador”. Basicamente, é a pessoa que te levar de um ponto do conhecimento para outro mais elevado. Este é o profissional que cumpre o papel de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do coachee, potencializando as habilidades dele em determinadas áreas. Aqui tem um artigo que conta mais sobre a origem do termo coach.
- Coachee: a pessoa que passa por cada etapa de um processo de coaching sendo assistido e orientado por um coach. Confira aqui como funciona a relação entre o coach e coachee.
Ficou alguma dúvida? É só escrever nos comentários para lhe ajudarmos!
Como o método funciona no mundo corporativo
O curso de coaching tem sido muito procurado pelos profissionais de recursos humanos (RH), que cumprem funções relacionadas ao gerenciamento de pessoas. O papel do coach dentro da organização é ser facilitador do aprendizado, possibilitando o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências e habilidades do colaborador.
No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), você pode você pode conferir o curso de Consultor em Análise Comportamental, que ensina a como fazer o mapeamento de perfil e tendências comportamentais, cooperando ativamente para uma gestão mais assertiva. Durante as 20 horas de aulas teóricas e práticas você aprende sobre a teoria dos perfis comportamentais; crescimento da compreensão em relação a como uma pessoa constrói suas regras de conduta; aprimoramento do processo de gestão de pessoas; potencialização dos procedimentos de coaching; desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional; mais produtividade nos processos de treinamento de funcionários e na seleção de novos; melhoria na construção e sustentação dos relacionamentos interpessoais; e muitos outros pontos essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional.
No dia a dia, você percebe que o conhecimento ajuda a elaborar discursos e materiais de motivação, cumprimento de metas e adequação à cultura organizacional; bons índices do clima organizacional e da qualidade de vida no trabalho; avaliação de tendências; controle das reações próprias em situações de pressão; flexibilidade em relação a mudanças e ambientes mais volúveis; entre muitos outros.
O processo de coaching também é um ótimo investimento para desenvolvimento de liderança, já que é um recurso que produz mudanças positivas. O processo proporciona momentos únicos de interação e reflexão, permitindo a descoberta de novas e melhores formas de desenvolver o trabalho.
A formação Leader Coach Training (LCT) é destinada para líderes de alta performance. Vale para quem já é líder ou quem deseja se tornar. Também vale para quem deseja se aprimorar, mas não quer outra posição. Durante o treinamento, você aprende quais são os princípios absolutos do coaching; o que é o diálogo interno (Self 1 e Self 2); o que é a tríade do tempo e da produtividade; como desenvolver times de alto desempenho; como transmitir feedback assertivo e construtivo; como executar o autofeedback; como fazer gestão de prioridades; aperfeiçoamento da comunicação para diferentes tipos de público; o que é a liderança situacional e como lidar com ela; como lidar com as diferenças entre gerações, classes sociais, religiões e opções sexuais; como ouvir na essência; quais são as perguntas poderosas; entre muitos assuntos essenciais para os profissionais que desejam progredir.
Além da gestão e lideranças, é essencial que todo o colaborador se sinta motivado para buscar pela educação contínua. Isso ajuda na ampliação das suas habilidades técnicas, crescimento pessoal e controle emocional. Após uma formação de coaching, o colaborador terá impacto positivo no modo como executa e entrega as tarefas.
A formação Professional & Self Coaching (PSC), também do IBC, é uma ótima forma de desenvolver os profissionais. O curso tem um rico material que ensina sobre os fundamentos do coaching; os princípios da programação neurolinguística; o que são as crenças limitadoras e como acabar com elas; quais são os sentimentos sabotadores e como controlá-los com a inteligência emocional; o que é e como exercer o autoconhecimento e a autoestima; como evoluir um pouco mais todos os dias com o autodesenvolvimento; o que é aprendizagem acelerativa e como aplicá-la; quais são os principais pontos da psicologia positiva; quais são os processos de identidade; e muitos outros temas superinteressantes para o seu progresso dentro e fora da empresa.
O Instituto Brasileiro de Coaching ainda tem opções personalizadas para organizações que querem trabalhar o coaching em grande escala e com alto grau de efetividade. Grandes empresas como a Petrobrás, a Fiat e o Banco do Brasil já adotaram os processos personalizados do Coaching como parte de sua cultura, por meio das formações e treinamentos In Company. As soluções corporativas do IBC envolvem o Leader Coach Training, Programa de desenvolvimento de liderança com coaching, Coaching Assessment DISC, Coaching em vendas, Avaliação 360°, Formação de coaches internos, palestras e workshops de 1 período com o tema decidido por todas as partes e outras opções customizáveis de acordo com a necessidade de cada corporação.
Gostou dessas formações? O site do Instituto Brasileiro de Coaching mostra mais informações a respeito dessas e de outras que não falamos por aqui. Que tal dar uma navegada para conhecer mais? E se tiver alguma dúvida é só falar com um dos atendentes.
Hora de se empoderar
Longe de ser apenas uma moda passageira, o coaching realmente pode contribuir na construção da sua escada rumo ao sucesso. Não importa em qual degrau você esteja no momento, há sempre chance de ir mais alto, sem medo de cair. O método tem esse poder de mudar seu presente e futuro, desafiando você a se empoderar sem mudar quem você é na essência. Afinal, você continua sendo você após as sessões, só que em uma versão mais evoluída.
Invista nessa ideia, pois ela faz parte da sua evolução enquanto pessoa no mundo corporativo e fora dele. Com certeza, você e as pessoas em volta vão sentir de forma positiva todas as suas transformações e esforço para destacar o que há de melhor em você para que todos vejam e também admirem. Que tal começar esse processo agora mesmo? Boa sorte!
E você? Quer levar essa cultura para dentro da sua empresa? Invista na melhor formação em Coaching do País, faça a formação Professional & Self Coaching.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Matej Kastelic / Shutterstock