A independência financeira é um sonho que pode ser alcançado por meio da abertura de um pequeno negócio. Mesmo quem não possui muitos recursos financeiros pode se aventurar no mundo dos negócios. Desde que haja um bom planejamento, a identificação de oportunidades, gestão financeira e outras medidas essenciais para empreender.
Você já pensou em ser dono do seu próprio empreendimento? Abrir uma empresa pode ser mais simples do que parece se escolher iniciar com foco em um negócio de menor porte.
Para te ajudar nessa jornada, vale a pena conferir esta lista com algumas ideias de pequenos negócios que deram certo e podem ser o passaporte para a sua independência. Vamos conhecer melhor esses modelos de negócios?
7 Pequenos negócios que deram certo
Quando pensamos em empreender, não necessariamente visualizamos pequenos negócios. Contudo, essa é uma forma bastante interessante de iniciar sua jornada empreendedora. Alguns desses modelos de negócios não demandam investimento inicial e outros precisam de pouco capital.
Continue lendo para saber mais sobre esses negócios e como eles podem ser uma alternativa para você.
1. Atendimento de Personal Trainer
É crescente a preocupação da população com a saúde e o bem-estar. Por conta disso, se dedicar ao trabalho de personal trainer pode ser uma excelente opção para quem deseja empreender. O investimento inicial é extremamente baixo, visto que é possível começar a atender de forma individual e ainda buscar parcerias em academias e spas.
Nesse período de retomada pós-pandemia, a procura por personal trainer profissional está cada vez maior. Muitas pessoas sentiram a necessidade de se exercitar no período de quarentena e compreenderam o quanto é difícil sem um profissional para orientar corretamente os exercícios.
Para atuar nessa área, é fundamental ser um profissional formado em Educação Física. Há diversas modalidades que podem ser transformadas em negócios, como: ginástica funcional, alongamentos, aulas de danças (como zumba, forró etc), coach de corrida, preparação física para competições, entre outros.
2. Fornecimento de comida saudável
Ainda no segmento da saúde, outro negócio em crescimento é o de comida saudável. Você pode oferecer ao cliente pratos com produtos naturais, de baixa caloria e até veganos, destinados à nutrição consciente e saudável. O preparo desses alimentos pode ser realizado na cozinha da sua casa, o que não exige um alto nível de investimento.
Para que seu empreendimento de comida saudável seja bem-sucedido, é importante aliar qualidade e um atendimento diferenciado. Busque inovar também nas receitas, considerando diferentes referências para construir opções saudáveis e com sabores únicos. Fazer cursos ao longo da sua jornada empreendedora pode contribuir para potencializar seus talentos culinários.
3. Beleza
Outro segmento com potencial e que pode ser a solução que você procura é o de beleza. As pessoas gostam de se sentir bem, bonitas e cuidadas, investindo bastante dinheiro em salões de beleza e serviços de manicure, depilação e estética. Esse mercado está em expansão e não exige recursos financeiros altos, visto que você pode abrir um salão até mesmo em casa.
O mais importante é ser capacitado para oferecer os serviços, afinal você estará trabalhando diretamente com a imagem das pessoas. Fazer cursos e investir em boas ferramentas fará toda a diferença para construir uma relação mais sólida com seus clientes.
4. Cuidadores de animais
O ritmo acelerado da rotina muitas vezes é um obstáculo para quem tem animais de estimação. Nesse sentido, o mercado de cuidadores de animais é uma ótima alternativa. O serviço não exige altos investimentos e você pode divulgá-lo em pet shops, lojas especializadas e internet.
Você pode oferecer diferentes pacotes, de acordo com a necessidade do cliente. Para atuar nesse setor é essencial ter uma afinidade natural com os pets. Adestradores podem oferecer junto com o serviço de cuidados o próprio adestramento.
5. Serviços de costura
Para quem sabe costurar, essa é uma ótima opção: basta ter uma máquina de costura e oferecer serviços de reparos de roupa. Além de não exigir uma alta aplicação de dinheiro, o negócio permite que você tenha flexibilidade de horário e faça parcerias em lojas e lavanderias.
Para os costureiros mais habilidosos, é possível até mesmo oferecer o serviço de confecção de roupas. Muitas pessoas desejam ter em seus guarda-roupas peças exclusivas ou mesmo peças que saíram da sua imaginação. Então, se você sabe fazer peças de roupas pode se dar bem no segmento de serviços de costura.
6. Loja virtual
A criação de uma loja virtual é uma saída para quem busca abrir um pequeno negócio sem sair de casa. Iniciar uma loja no meio online exige menos recursos financeiros do que uma loja física. É possível montar, divulgar e atuar por meio do computador de casa.
Os interessados em ter sua própria loja devem estudar o mercado e pensar bem em qual produto irão oferecer. Observe que alguns tipos de itens demandam a formação de um estoque. Você pode fazer esse investimento nesse momento? Vender online algo que você mesmo confecciona é uma excelente alternativa.
7. Bolos e doces gourmets
A fabricação de bolos e doces para ocasiões especiais, como casamentos, aniversários e batizados, é outro segmento que está sempre em alta. Todo o trabalho pode ser feito da cozinha da sua casa. Por meio de parcerias com organizadores de eventos, cerimoniais e restaurantes, você pode expandir a sua cartela de clientes.
A dica é investir em cursos, presenciais ou online, que ensinem a fazer doces diferenciados. Quanto maior o leque de opções que você tiver para oferecer mais chances terá de prosperar no mercado.
Atenção!
Vale lembrar que, mesmo que seja pequeno, um negócio só alcança o sucesso quando há muita dedicação por parte do empreendedor. É preciso estar sempre atento às demandas do mercado, às necessidades do seu público-alvo e aos concorrentes.
Além disso, é preciso investir em divulgação, adequar o seu produto/serviço às demandas, elaborar um planejamento coerente, traçar metas e objetivos alcançáveis e realizar uma gestão financeira adequada.
Você tem um pequeno negócio? O que você aprendeu a partir da experiência com ele? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais!