O ato de vender é uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa, mas nem sempre os empreendedores executam esta ação de maneira correta, o que acaba gerando retrabalho e reclamação por parte do cliente. A prática das vendas sofreu algumas mudanças ao longo do tempo, especialmente com o avanço da internet, que fez com que o consumidor passasse a ter mais voz e critérios para negociação.
Quando utilizado de maneira correta, o meio online é um excelente aliado para a organização. Isso porque a internet permite que os consumidores interajam com a marca, realizem pedidos, façam pagamentos, acompanhem sua compra e tirem eventuais dúvidas, tudo em um único espaço.
Dicas para vender mais pela internet
Tenha um plano de negócios
O desenvolvimento de um plano de negócios permite que você entenda quais são os investimentos necessários na sua empresa, fornecedores, concorrência. Além disso, você conseguirá identificar a melhor estratégia de marketing a ser adotada, avaliando a viabilidade do projeto.
Monte uma equipe especializada
Tenha uma equipe preparada para gerenciar o conteúdo, cuidar do design e do marketing do seu negócio. Essas são responsáveis por entrar em contato com o cliente e interagir com ele com as ferramentas mais adequadas para incentivar a compra.
Conheça seu público
Defina quem é seu público-alvo por meio de informações como idade, renda, estado civil, localização geográfica e escolaridade. Desse modo, você consegue segmentar seus clientes de modo a conseguir oferecer um produto/serviço que atenda às necessidades de cada um deles.
Crie vínculos com o consumidor
Estabeleça uma comunicação adequada com seu cliente, criando identificação com ele e garantindo credibilidade à sua marca.
Ofereça conteúdo de qualidade
Produza conteúdo de qualidade para interagir com seu lead. Isso pode ser feito por meio de notícias, blog, vídeos, e-books ou qualquer outro material informativo. Este tipo de ação gera autoridade e permite que o cliente conheça seu produto/serviço.
Personalize o atendimento
Um atendimento personalizado faz com que seu serviço seja único no mercado, garantindo diferenciação da concorrência.
Valorize seu produto
Algumas táticas que podem ajudar nesse processo são:
- Escassez: o cliente é motivado a comprar quando ele é informado que o produto/serviço vai acabar ou tem poucas unidades;
- Persuasão: convencer o lead a efetuar a compra por meio de informações sobre seu produto/serviço, bem como os benefícios que ele oferece;
- Exclusividade: promova a exclusividade do seu produto/serviço, de modo que o cliente sinta necessidade de comprá-lo.
Faça uso das tecnologias disponíveis
Envie e-mail, acompanhe as métricas de vendas, ofereça diferentes plataformas de comunicação, esteja presente nas redes sociais e tenha um blog. Todas essas medidas facilitam o acesso do cliente à sua marca e diminuem as chances de que ele procure a concorrência.
Aposte em SEO
Invista em estratégias de SEO para otimizar as buscas para conteúdos relevantes ao seu negócio. Estar bem colocado nos sites de busca garante visibilidade à sua empresa.
Otimize seu site
Tenha um site de fácil navegação e usabilidade, com número de telefone visível e links para contato, atendimento online, perguntas frequentes, prazo de entrega, formas de pagamento e todas as informações que são relevantes para o cliente. Isso garante que o consumidor encontre todas as informações com facilidade, reduzindo as chances de que ele desista da compra. Ter um site seguro também é fundamental para que a credibilidade do seu negócio não seja afetada.
Mensure
Mensure os acessos do seu site, número de desistências e conversões de vendas. Essas informações são importantes parâmetros para que você realize campanhas cada vez mais direcionadas a seu público-alvo.
Seja verdadeiro
Prometa apenas aquilo que você pode cumprir. O meio digital ainda é visto com desconfiança por certos clientes e, por isso, garantir a confiabilidade da marca é essencial para assegurar a fidelização do consumidor.
Tenha uma logística impecável
Informe o prazo de entrega correto para o cliente e esteja atento para que a entrega esteja dentro do prazo estipulado e assegure que o produto chegará em perfeito estado.
Invista em pós-venda
A finalização da compra não é o último passo para melhorar as vendas via internet. O pós-venda é fundamental para fidelizar o cliente, pois é justamente por meio deste contato que a empresa saberá o nível de satisfação dos Stakeholders e tentará achar soluções para eventuais problemas e reclamações.
Vale destacar que a internet é um meio mutável e que está em constante evolução: o que hoje é aplicável, amanhã pode não ser. Sendo assim, as empresas precisam sempre testar novas abordagens, avaliar os métodos, estudar o mercado em que atuam e entender bem seus clientes para desenvolver campanhas adequadas e oferecer um produto/serviço que atenda às exigências do público.
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Imagem: MIND AND I / Shutterstock