Vontade de sumir? Entenda o que se passa e não tome decisões impensadas!

Vontade de sumir

O que fazer para superar a vontade de sumir?

 

Ser de luz, nem todos os dias são os melhores dias das nossas vidas, não é mesmo?! Tem vezes em que acordamos desanimados, sem vontade de sair da cama, trabalhar, encontrar outras pessoas, interagir e até mesmo de se alimentar. Ninguém está livre de passar por isso, e esse sentimento é mais comum do que se imagina.

Junto desses sentimentos e emoções, em alguns momentos, surge também uma sensação estranha, uma vontade louca de sumir. Não sabemos ao certo de onde vem e por que nos impacta de uma maneira tão intensa.

O fato é que é necessário entender os motivos que nos levam a viver situações como essas, de modo que tenhamos a oportunidade de sair desse estado de tristeza profunda e caminharmos em direção ao que nos fará verdadeiramente felizes, plenos e realizados. Por isso, jamais normalize essa vontade de sumir, pois você pode e deve encontrar mais qualidade de vida!

Acompanhe-nos nesta leitura e veja como você pode identificar o que está se passando com você, evitando, assim, tomar decisões precipitadas e de forma impensada. Confira!

O que é essa vontade de sumir? De onde ela vem?

Antes de tomar decisões com base nas emoções vividas no momento, é fundamental procurar entender o que nos leva a essa estranha vontade de sumir do mapa. Basicamente, as pessoas afirmam que “querem sumir” quando estão passando por um sofrimento intenso.

Isso pode ocorrer por conta de dificuldades financeiras, problemas familiares, discussões no relacionamento familiar, sobrecarga de trabalho, doenças, e por aí vai. Portanto, diante desse sentimento, não o ignore. Analise de onde está vindo essa vontade de sumir, tendo em mente que desaparecer não é a solução.

1. Pressões do dia a dia

Primeiramente, analisemos a vida acelerada, típica dos nossos tempos. Ela tem exigindo tanto de nós, que muitas vezes é difícil lidar com as pressões diárias. São as metas que temos que bater no trabalho, as responsabilidades pessoais e profissionais, as expectativas que nos sentimos obrigados a atender das pessoas ao nosso redor, entre muitas outras situações que nos levam a querer sumir. Esse desejo vem de uma vontade de “fugir” um pouco de toda essa loucura que virou o nosso cotidiano.

Hoje em dia, somos expostos a um excesso de informações e estímulos. Em comparação com algumas décadas atrás, somos verdadeiramente bombardeados por novidades, e o nosso cérebro não está adaptado para lidar com essa sobrecarga. Com isso, a saúde mental pode ficar prejudicada.

2. Falta de autoconhecimento

O fato de não conhecermos bem as nossas melhores habilidades e competências acaba nos tornando reféns das situações que são externas a nós. Isso quer dizer que, quando passamos por alguma dificuldade, por não nos conhecermos bem, acabamos cedendo à pressão e ficamos com essa vontade de desaparecer, que muitas vezes dura dias. Na verdade, não temos clareza sobre quais são os recursos internos que podemos utilizar para lidar com os desafios.

Além disso, quem não conhece a si mesmo acaba deixando de lutar pelos próprios interesses e objetivos. São pessoas que fazem de tudo para agradar apenas aos outros. Por isso, acabam seguindo por caminhos que não representam a sua própria vontade. Com isso, vivem uma vida inautêntica, que pode levar a essa infelicidade. 

3. Ausência de metas e objetivos

Você já parou para pensar nos seus propósitos? Na sua missão de vida? No que você deseja verdadeiramente conquistar para se sentir realizado e feliz? Se ainda não refletiu a respeito dessas e de muitas outras questões parecidas, talvez seja isso o que está fazendo com que você se sinta deslocado e queira fugir.

Definir metas e objetivos nos dá a sensação de que temos um lugar no mundo, pois as nossas ações são voltadas para a concretização desses objetivos. Sendo assim, dificilmente nos sentimos com vontade de sumir quando temos essas metas bem claras. Naturalmente, a definição desses objetivos deriva do item anterior: o autoconhecimento.

4. Dificuldades de externalizar sentimentos e emoções

Outro fator que também pode levar uma pessoa a querer sumir é a sua dificuldade de expressar os seus sentimentos de maneira adequada. Geralmente, quando sentimos a vontade de desaparecer, é porque não estamos conseguindo resolver algo que nos incomoda, o que nos leva a querer fugir. Esse incômodo surge, pois não nos sentimos aptos a falar e a agir adequadamente sobre isso.

Assim, para não incomodar ou desestabilizar o ambiente das pessoas que nos rodeiam, deixamos passar e não externamos os nossos sentimentos e emoções negativas. Todavia, a repressão emocional só faz com que os sentimentos fiquem ainda mais fortes, gerando essa angústia.

5. Mágoas

Algumas pessoas são tomadas pelo desejo de isolar-se, pela vontade de sumir, pelo simples fato de terem sido magoadas por alguém a quem consideravam bastante. Em decorrência de toda a dor e sofrimento causados por essa mágoa que o indivíduo vive, ele deseja desaparecer. Tudo é uma tentativa de fazer com que essa dor e esse sofrimento deixem o seu coração.

Além disso, o fato de ter sido magoado também pode despertar o desejo de sumir, pelo medo de se relacionar e viver essa mágoa novamente. Em outras palavras, o indivíduo magoado perde a confiança nas pessoas ao seu redor, o que faz com que ele queira automaticamente isolar-se dos demais. Ele teme ser magoado novamente.

6. Foco no passado

Outra razão que leva muitas pessoas a quererem sumir tem a ver com o fato de elas ficarem presas às experiências ruins que tiveram no passado. Geralmente, são indivíduos que passaram por algum trauma, difícil de superar, e que não conseguem seguir em frente. Por isso, têm dificuldades de focar no momento presente e/ou até mesmo de planejar um futuro promissor.

Doenças, separações, perdas de pessoas queridas, desemprego, crises financeiras — carregamos bagagens que podem ser dolorosas. Entretanto, no vídeo abaixo, podemos entender que nós só vivemos verdadeiramente no tempo presente na nossa vida. Isso torna perda de tempo ficar focado apenas no passado:

7. Distúrbios psicológicos ou hormonais

Por fim, consideremos que, muitas vezes, essa vontade de sumir dura dias ou até meses. Nesses casos, é necessário dar um pouco mais de atenção a essa questão. Pode se tratar de algum tipo de transtorno psíquico, como depressão, ansiedade ou estresse. Essa vontade de fugir também pode ser oriunda de algum tipo de distúrbio hormonal que esteja afetando o funcionamento do seu organismo como um todo.

Por esse motivo, é fundamental procurar ajuda médica se você perceber que essa angústia não é pontual, ou seja, que está se estendendo e prejudicando a sua qualidade de vida. Fique atento!

O que fazer para superar a vontade de sumir?

Todos nós sabemos que, muitas vezes, não é fácil resistir à vontade de sumir. Entretanto, esse é um esforço que precisamos fazer por nós mesmos, a fim de nos fortalecermos ainda mais ao longo da vida e encontrarmos mais ânimo para alcançar a felicidade.

Diante disso, compartilhamos agora com você algumas dicas que podem ajudá-lo, caso você esteja passando por esse processo desafiador. Confira!

1. Desenvolva o seu autoconhecimento

A primeira dica diz respeito à questão do autoconhecimento, cuja falta citamos como uma das causas para essa vontade de sumir. Nesse sentido, é essencial que você encontre mecanismos para conhecer a si mesmo. É por meio do autoconhecimento que você terá acesso aos recursos internos capazes de ajudá-lo a se reerguer nos momento de dificuldade.

Quando você tem mais clareza sobre as suas melhores habilidades e competências, logo consegue levantar-se e retornar à sua rotina. Nesse caso, você sabe muito bem qual capacidade ou conhecimento utilizar para superar os desafios, como a pressão no trabalho e em casa.

2. Trabalhe a sua inteligência emocional

Em segundo lugar, trabalhar a sua inteligência emocional vai ajudá-lo a compreender melhor os seus próprios sentimentos. Isso permitirá que você entenda as razões emocionais que o estão levando a querer desaparecer, sem dar notícias para ninguém.

Além disso, quando uma inteligência emocional é bem desenvolvida, conseguimos ser mais resilientes diante dos desafios. Conseguimos criar a consciência de que eles servem para nos deixar ainda mais fortalecidos no final das contas. Assim, com os sentimentos equilibrados, você não tomará decisões precipitadas, que podem prejudicá-lo: terminar um namoro, pedir demissão, sair de casa, enfim, ações sem reflexão.

3. Procure ajuda especializada

Citamos anteriormente que há questões psíquicas e hormonais que podem afetar o organismo e despertar essa vontade de sumir. Nesse sentido, caso esse desejo de desaparecer permaneça por um longo período, é preciso procurar ajuda especializada e iniciar o tratamento adequado.

Dessa forma, você pode recorrer a um psicólogo, psiquiatra, clínico geral, entre outros profissionais da saúde. Eles estão aptos a ajudá-lo a lidar com essas questões que impedem você de seguir em frente na sua jornada. Muitas vezes, essa frase “quero sumir” indica até mesmo tendências suicidas, o que demanda uma necessidade imediata de tratamento.

4. Faça uma formação em coaching

Por fim, outro processo que, aliado a todos os anteriores, pode trazer resultados extraordinários para a sua vida é o coaching. Ele não é indicado em casos de transtornos da mente, pois eles demandam um tratamento médico e psicológico especializado. Todavia, se o motivo da sua angústia está relacionado a fatores como falta de autoconhecimento, ausência de metas e desconhecimento do seu propósito de vida, aí sim o coaching fará toda a diferença no seu processo evolutivo!

Ao permitir-se ir além e participar de uma formação em coaching, como o Professional & Self Coaching — PSC, você tem a oportunidade de desenvolver o seu autoconhecimento e a sua inteligência emocional. Além disso, você pode focar no presente e no futuro. Assim, conseguirá entender que o passado faz parte da vida, mas não pode nortear as suas ações e comportamentos.

Além do mais, por meio do PSC, você terá acesso a técnicas e ferramentas poderosas, que vão ajudá-lo a encontrar o seu lugar no mundo. Dessa forma, você vai descobrir o seu propósito e a sua missão de vida. Também terá mais clareza sobre as suas metas e os objetivos. São essas metas que vão transformá-lo em um ser humano verdadeiramente realizado. Assista ao vídeo a seguir sobre o PSC!

Ouse ir além e faça diferente: inscreva-se agora mesmo para a próxima turma do PSC na sua cidade e encontre a felicidade na sua vida!

Conclusão

Concluindo, a vontade de sumir não é uma vontade real de desaparecer. Ela é apenas uma manifestação de uma angústia intensa. Esse sentimento pode estar associada a um descontentamento específico ou a questões mais sérias, como transtornos da mente e distúrbios hormonais. Em todo caso, é fundamental entender as raízes desses pensamentos e procurar a ajuda adequada para solucioná-los. Em geral, o que devemos ter em mente é que não há mal que dure para sempre. Tudo passa. Tudo melhora. Seja paciente!

Ser de luz, agora nos conte: o que você achou deste conteúdo? Você costuma sentir essa vontade de sumir com frequência? O que faz quando isso acontece? Deixe o seu comentário, falando sobre a sua experiência. Além disso, lembre-se de continuar nos acompanhando, pois, diariamente, produzimos conteúdos poderosos na sua evolução pessoal e profissional. Compartilhe este artigo com quem mais possa se beneficiar dessas informações, por meio das suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010