Ambicioso, egoísta, faz de tudo para crescer em uma empresa, muitas vezes não é bem visto pelos colegas. Isso descreve um psicopata corporativo. Mas você seria capaz de reconhecê-lo em meio ao seu local de trabalho?
A palavra psicopata, não necessariamente precisa estar relacionada à violência. Segundo a psicologia, “psicopatia nada mais é que um conjunto distinto de características de personalidade e pode ser comumente encontrada nas pessoas”. Essas pessoas apresentam características de frieza, ausência de medo, em geral são charmosas, persuasivas, narcisistas e não são simpáticas em sua maioria.
[php_everywhere instance=”2″]
É muito importante entender a natureza humana e sua complexidade diante de situações comuns do comportamento humano, para não rotular uma pessoa.
De acordo com estudos médicos esse é um transtorno caracterizado por atitudes antissociais contínuas, principalmente pela falta de habilidade de seguir normas sociais e está relacionado a diversos aspectos do desenvolvimento humano.
Avaliando os aspectos comportamentais de um psicopata dentro uma empresa, podemos destacá-los de maneira positiva com características como uma discrição extraordinária, isto é, uma pessoa centrada e focada. Nos momentos de crise na empresa, o psicopata trará maiores resultados, pois ele terá a frieza necessária para superar a instabilidade, o que seria difícil para outros profissionais, podemos ainda ressaltar que eles não têm medo de desafio.
É possível que nas organizações existam indivíduos com esse perfil de comportamento, mas é preciso tomar cuidado ao rotular as pessoas, pois pode levar a um clima negativo na equipe, o que gera resultados improdutivos. É preciso que gestores, líderes e executivos, possuam habilidades que permitam a percepção das características de cada um, trabalhando da melhor maneira as competências e capacidades a fim de gerar maior produtividade, sendo um psicopata organizacional ou não.
[php_everywhere instance=”1″]