A andragogia é a arte de ensinar adultos, criada pelo educador estadounidense Malcom Knowles (1913 – 1997). O termo tem origem na língua grega e literalmente significa “ensinar para adultos”. Por trás do nome um pouco estranho está uma ciência encantadora e voltada para adultos que desejam aprender, não é mesmo? Mas o que difere a andragogia de outras técnicas e ciências de ensino?
Diferente das crianças, os adultos são alunos que já possuem experiência de vida e, portanto, procuram adquirir conhecimento que possa contribuir positivamente em suas vidas; que realmente fará a diferença no cotidiano, que tenha aplicabilidade no seu dia a dia.
Neste sentido, a andragogia busca ensinar estes adultos a respeitar sua independência e autogestão em um ambiente próprio para receber alunos adultos. A relação com o professor também é diferente na andragogia. O aluno e o professor são indivíduos na mesma faixa etária e que (provavelmente) têm a mesma experiência de vida. O professor se torna um facilitador no processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a andragogia permite uma troca maior de experiência entre aluno e professor, fazendo do aprendizado uma via de mão dupla
Pilares da andragogia
O educador Malcom Knowles estabeleceu 6 importantes premissas ao desenvolver a andragogia. Conheça quais são elas:
1- Por que conhecer, por que aprender
Para que o adulto aprenda de verdade, é preciso que ele entenda e saiba qual a real necessidade deste processo. Os benefícios e as vantagens do processo de aprendizagem precisam estar claros para o aluno.
2- Autonomia do aluno
Um aluno adulto tem total consciência da autonomia que tem sobre a sua própria vida. Portanto, é importante respeitar a autonomia do aluno, bem como a sua capacidade de tomar decisões e autogestão.
3- A experiência é importante
As técnicas de educação que somente transmitem conhecimento não são aplicáveis para indivíduos autônomos e com experiência de vida. Por isso, é preciso aliar o conhecimento aos desafios do dia a dia. Lembrando que os estudos de casos e exercícios de simulação são bem vindos também.
4- Engajamento na aprendizagem
A partir do instante em que o aluno tem consciência da contribuição do aprendizado no seu cotidiano, ele se engaja com maior afinco nos estudos.
5- Foco na vida real
Por serem alunos com experiência de vida, os adultos têm o seu olhar voltado para aquilo que remeta à sua rotina e que possa contribuir para a deixar mais eficiente e agradável.
6- Motivação para aprender
Por ter esse olhar voltado para a sua realidade, o adulto busca motivações que vão além da aprendizagem em si. As promoções de trabalho, os reajustes salariais, o aumento da autoestima são alguns dos fatores que motivam adultos a buscar novos conhecimentos.
Ficou alguma dúvida em relação aos princípios que falei acima? Se tiver, é só escrever nos comentários.
Com base nestas premissas, é possível perceber que a andragogia tem muito a contribuir para o ensino em empresas. Em uma empresa, a ciência se torna uma forma eficaz de ensinar de maneira direcionada, assertiva e objetiva. Portanto, na hora de promover os treinamentos, os cursos e as demais formações, utilize as premissas que escrevi por aqui e garanta uma aprendizagem eficiente e benéfica para os colaboradores e para a organização.
Como usar o coaching com a nova ciência eficientemente
O coaching é uma poderosa ferramenta que ajuda a transformar a vida das pessoas de forma positiva. Em um ambiente de trabalho, o coaching funciona como um combustível para que o profissional dê o melhor de si de maneira saudável e com benefícios para a empresa, a equipe e para ele mesmo. Esse é um dos motivos que podemos relacionar o coaching com a andragogia.
Para você entender melhor é mais fácil eu escrever de quais formas isso ocorreria. Vamos lá! O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) possui uma opção de curso chamada Unidade Corporativa, que é especializada em soluções personalizadas para cada as necessidade de cada empresa. O objetivo dessa opção é:
- Implementar a cultura do coaching no ambiente de trabalho;
- Contribuir ativamente para o desenvolvimento de equipes e da liderança;
- Identificar quais são as necessidades e criar ações estratégicas de capacitação da equipe e de gestores;
- Ter papel fundamental na criação de um espaço com profissionais de alta performance, cultura organizacional motivadora e relações interpessoais que possam ter contribuição de pensamento e ideias.
Não é fácil conseguir tudo isso que falei acima. Mas, imagine quantas vantagens os colaboradores e a empresas podem ter quando isso for implementado! Para que o processo seja tranquilo, o IBC tem algumas ferramentas que podem ser assertivas e eficientes. Confira quais são elas:
- Coaching Assessment DISC: estrutura exclusiva que faz o mapeamento de tendências comportamentais.
- Coaching em vendas: usa o Programa de Desenvolvimento da Força Comercial com Coaching em Vendas, uma metodologia exclusiva.
- Formação de coaches internos: a ideia aqui é que a empresa crie a oportunidade para capacitar os próprios funcionários. E que os próximos colaboradores também tenham essa facilidade. Aliás, que isso fique tão intrínseco que se crie uma cultura de coaching na organização.
- Avaliação 360°: a avaliação de competências e comportamentos profissionais deve mostrar pontos positivos e negativos e também trazer pensamentos construtivos.
- Leader Coach Training: foco no trabalho de desenvolvimento de líderes e de gestores;
- Programa de desenvolvimento de liderança com coaching: aqui o objetivo é criar uma base de conhecimento para aqueles profissionais que têm capacidade para serem líderes, mas que precisam de treinamento.
- Palestras e workshops: eventos de 1 período com o tema decidido por todas as partes;
Conheça mais sobre a formação numero 1 em Coaching no Brasil.
Para complementar, também há o Coaching executivo individual, o Day training com coaching e as soluções customizadas para cumprir com as necessidades organizacionais.
Encontrar benefícios em todas essas ações é um excelente modo de você conhecê-las melhor. Veja:
- Desenvolvimento das capacidades técnicas dos funcionários;
- Crescimento da produtividade e da entrega com qualidade;
- Otimização do relacionamento entre os membros do time e com outras áreas;
- Aumento exponencial da motivação dos colaboradores.
Viu como o coaching pode ser transformador para você e para a sua empresa? Ao investir nessas ideias, você estará investindo em colaboradores mais capacitados.
E você, o que pensa a respeito da andragogia? Acredita que é uma técnica eficiente? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto! E, se este conteúdo lhe ajudou de forma positiva, curta e compartilhe nas suas redes sociais.
Copyirght: 439214011 g-stockstudio https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio