Quando se fala em técnicas de convencimento, muita gente pensa que isso é algo exclusivo de quem trabalha com vendas ou em departamentos comerciais. Mas, isso é algo equivocado e até um pouco ingênuo. Afinal, todo mundo utiliza algum meio para convencer o outro sobre suas ideias, aspirações e vontades. O tempo todo estamos vendendo algo, querida pessoa, não há como negar isso.
As técnicas de convencimento estão presentes em nossas relações – sejam elas no âmbito pessoal ou profissional. Tentamos convencer os gestores, nossos líderes, filhos, cônjuges, familiares, amigos, colegas de trabalho.
Mas, se as técnicas de convencimento fazem parte do nosso cotidiano, será que as utilizamos da maneira correta? Será que todo o nosso potencial de convencimento tem sido utilizado em nosso dia-a-dia? Para te ajudar a ser mais convincente, eu separei algumas dicas altamente poderosas que contribuirão positivamente neste processo.
[php_everywhere instance=”2″]
Como utilizar as técnicas de convencimento com maior eficácia
Antes de apresentar as dicas, é importante ressaltar que as dicas apresentadas aqui são voltadas para convencer as pessoas a fazer coisas positivas e saudáveis. Convencer não é manipular e isso precisa estar bem claro. Em que situações, por exemplo, é preciso convencer as pessoas a fazer algo positivo? Eis algumas delas:
- Para fazer uma viagem importante
- Para adquirir um bem necessário
- Para investir em alguma formação que contribuirá com a carreira
- Para fazer algum passeio especial
Muitas decisões são tomadas com base nos medos, receios e necessidades que as pessoas têm. As técnicas de convencimento listadas a seguir são voltadas para as mais variadas situações de nosso cotidiano em que é preciso despertar a consciência do outro para que as decisões sejam tomadas de maneira segura e correta. Portanto, se você deseja convencer alguém de fazer um TBC (tirar a bunda da cadeira) e agir, confira as dicas que separei para você.
1- Atenção com a linguagem corporal
Muita gente acredita que o convencimento está somente nas palavras. Mas, o corpo também faz parte da comunicação e quando se trata de convencer alguém, a linguagem corporal tem uma parcela de responsabilidade muito grande. Portanto, evite conversar com os braços cruzados, gesticular excessivamente enquanto fala e olhe nos olhos de quem está com você. Evite deixar o corpo emborcado e fazer sinais negativos com a cabeça enquanto fala ou ouve o outro. Outra dica importante é manter as palmas das mãos expostas enquanto conversa com alguém. Estes são alguns sinais que mostrarão a quem faz parte da conversa que você é alguém confiável e envolvido com a conversa.
2 – Cuidado com o modo de falar
Procure encontrar e utilizar um tom agradável para falar. Não fale baixo demais nem alto demais. Outro fator importante: fale com clareza. Tão importante quanto usar as palavras certas é escolher a melhor forma de pronunciá-las, aponta estudos realizados pela Universidade de Michigan. Segundo os estudiosos, o ideal é que cada pessoa fale 3 palavras por segundo. Outro dado importante apresentado por este estudo é fazer pausas – entre 4 e 5 por minuto – garante a eficácia na comunicação. Falas excessivamente rápidas ou lentas pode fazer da comunicação algo pedante e com ruídos, fatores que não contribuem em nada no processo de convencimento.
3 – Rapport é importante
Esta é uma técnica bastante utilizada nas sessões de Coaching, mas que pode ser aplicada nas mais variadas situações. O Rapport nada mais é que uma técnica que garante uma conexão entre as pessoas envolvidas em um processo de comunicação, através da empatia e confiança. Para os momentos em que é preciso convencer alguém, o Rapport pode ser um importante aliado. Através do Rapport, é possível garantir que haja confiança entre as pessoas envolvidas no processo. E confiança é fundamental na hora de convencer alguém, não é mesmo?
4 – Tenha empatia
A empatia é uma capacidade incrível do ser humano de se colocar no lugar do outro. Graças a esta habilidade é possível entender as dores, alegrias e necessidades das pessoas que nos cercam. Em situações em que é preciso convencer o outro, nada mais eficaz que entender o que se passa com a outra pessoa, não é mesmo? Portanto, ao se deparar em uma situação em que é preciso convencer alguém, use a empatia de forma positiva.
Espero, querida pessoa, que estas dicas contribuam de maneira positiva com o sucesso da sua vida pessoal e profissional. Que você possa convencer e estimular aqueles que te rodeiam a agir com energia, garra e disposição. Conhece alguma técnica de convencimento? Utilize o espaço abaixo para compartilhar conosco. Se este conteúdo te ajudou de alguma forma e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 327608012 – https://www.shutterstock.com/pt/g/joey%20chung