A soberba é um sentimento comum às pessoas que se sentem superiores às outras, tratando-as com arrogância. É uma característica prejudicial em qualquer situação, especialmente no ambiente de trabalho, em que as pessoas precisam se tratar com respeito para que desempenhem suas funções de forma positiva e colaborativa.
Neste artigo irei falar a respeito das consequências que a soberba pode gerar para o ambiente de trabalho, impactando o clima organizacional e o desempenho de toda a equipe, acompanhe.
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Principais consequências da soberba para o ambiente de trabalho
Trabalhar com uma pessoa soberba, seja ela um colega ou o chefe, é bastante desafiador, afinal, se trata de alguém que se coloca acima, referindo-se aos demais com arrogância. Isso prejudica a entrosamento da equipe, além de gerar a atritos e desentendimentos. Veja, a seguir, quais são as principais consequências.
Clima de tensão: quando um colaborador ou mesmo o chefe da equipe age com soberba, isso pode fazer com que a tensão se instaure no ambiente. Afinal de contas, os demais poderão se sentir inseguros com medo de serem criticados de forma arrogante.
Erros não se transformam em lições: o fato de o indivíduo soberbo não assumir os seus erros e terceirizá-los, faz com que todos percam grandes oportunidades de aprender através daquela experiência.
Desentendimentos: nem todos irão baixar a cabeça para a pessoa soberba, o que poderá render uma série de desentendimentos que, com o passar do tempo, irá tornar o relacionamento entre a equipe cada vez mais complicado, impactando diretamente no desempenho de todos.
Falta de diálogo: a boa comunicação é imprescindível para que uma equipe trabalhe de forma colaborativa e a soberba pode minar o diálogo e comprometer o entrosamento.
Não há abertura para a inovação: sem diálogo e um clima amigável, e com o risco iminente de ser tratado com arrogância, é pouco provável que os colaboradores se sintam motivados a terem ideias inovadoras.
Teste para saber se você é uma pessoa soberba
Além de apontar esse comportamento no outro, é importante que você procure se observar para verificar se age de maneira soberba no trabalho. Para te ajudar nessa autoanálise, responda as perguntas abaixo.
Atribua notas de 1 a 5 como resposta, sendo 1 para pouca identificação com a pergunta e 5 para muita identificação. Ao final, se somar mais de 15 pontos é um sinal de que deve se atentar a comportamentos e pensamentos soberbos que possa estar apresentando. De qualquer maneira, lembre-se que sempre é tempo de rever atitudes, aprender com as falhas e evoluir. Vamos às perguntas.
1 – Em uma escala de 0 a 5, o quanto tem o hábito de depreciar a ideia dos colegas?
2 – O quanto costuma rejeitar feedbacks das outras pessoas?
3 – Costuma terceirizar a responsabilidade pelos seus erros e receber os créditos pelos sucessos da equipe sozinho?
4 – De 0 a 5, o quanto se acha superior aos outros?
5 – O quanto tem o hábito de tomar decisões que podem afetar outras pessoas sem consultá-las?
Se você possui um cargo de liderança dentro da empresa e desejar tornar a experiência mais esclarecedora, pode enviar as perguntas para que os seus subordinados respondam. O ideal é que eles possam fazer isso anonimamente, para que sejam totalmente sinceros. Quando receber as respostas, caso tragam um resultado diferente do que desejava, evite levar para o pessoal, veja como uma oportunidade de avaliar suas atitudes e evoluir.
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5 Dicas para lidar com a soberba no ambiente de trabalho
Depois de saber quais são as consequências da soberba para o ambiente de trabalho e descobrir até como medir esse sentimento nas suas atitudes, confira algumas dicas de como lidar com pessoas soberbas no dia a dia na empresa.
1 – Evite reagir ao comportamento soberbo
Se você reagir a cada comentário arrogante que a pessoa soberba fizer, estará alimentando o comportamento dela. Por isso, o melhor que pode fazer é ignorar e, quando for necessário, responder em vez de reagir. Não sabe a diferença? Eu explico, reagir significa agir intempestivamente, sem pensar, já responder envolve agir com autocontrole e inteligência emocional.
2 – Fale apenas o necessário
Se você tem um chefe ou colega de trabalho soberbo, que fala coisas que te chateiam com frequência, evite manter um contato muito próximo. Opte por falar apenas o que for necessário por conta do trabalho e, claro, para manter uma relação cordial.
3 – Demonstre empatia
Pode parecer estranho em um primeiro momento sugerir que seja empático com alguém que te trata com arrogância, mas saiba que essa pode ser uma maneira de lidar melhor com essa pessoa e, até mesmo, ajudá-la a mudar seu comportamento.
A empatia é o ato de se colocar no lugar do outro para tentar imaginar com ele se sente. Fazendo isso, poderá entender os motivos que levam o colega de trabalho a agir dessa forma, o que te dará novos recursos para lidar com ele.
4 – Mantenha o foco no seu trabalho
Por mais que possa ser desagradável lidar com uma pessoa soberba, procure manter o foco no seu trabalho, se dedique, faça o seu melhor. Pessoas arrogantes costumam se envolver em discussões desnecessárias, que tiram o foco do que é verdadeiramente importante, por isso, não se deixe levar.
5 – Comunique a gerência caso as coisas passem dos limites
As dicas anteriores têm como objetivo ajudar você a driblar a soberba e evitar que ela te afete. Entretanto, devemos reconhecer que nem sempre isso será possível. Nesse sentido, caso as coisas estejam saindo do controle e a outra pessoa esteja humilhando você e outros colegas, tornando a convivência insustentável, o melhor a fazer é comunicar a gerência.
A soberba pode levar pessoas a cometerem atos considerados como assédio moral, que podem prejudicar a saúde mental das vítimas. É um assunto sério que não deve ser ignorado.
Conclusão
Procure sempre se observar para verificar se tem agido com soberba no trabalho e, também, na vida pessoal, pois todos nós estamos sujeitos a cometer erros nesse sentido. Portanto, mantenha os pés no chão e, caso perceba que está se distanciando, faça uma autorreflexão e retorne.
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