O seu discurso coincide com as suas ações? Se você forçar a memória, provavelmente, irá encontrar momentos em que você fez algo diferente daquilo que falou. Mesmo as pessoas mais maduras e os profissionais mais experientes já vivenciaram esse tipo de situação. Pode ser que eles tenham percebido que o que eles falaram não está mais em acordo com a realidade ou ainda que não é possível de se executar. Então, o cenário é comum, porém não é ideal. Mas como evitar isso? Continue a ler o artigo para conferir algumas dicas preciosas, querida pessoa!
Possíveis causas de incoerências
Existem muitos motivos que podem causar a falta de coerência entre o discurso e a ação. Cada um terá uma explicação, pois as pessoas são motivadas de diferentes formas. Aqui você irá encontrar algumas das causas mais comuns. Veja:
- Falta de experiência: desenvolver planejamentos estratégicos e discursar sobre ações transformadoras são excelentes formas de conseguir seu espaço de destaque na empresa em que trabalha. Porém, nada disso adianta se você simplesmente falar que irá mover mundos e fundos e não se dedicar para cumprir suas palavras. Muitas vezes o profissional que faz isso não tem vivência suficiente em determinada área e não consulta com os colegas antes de criar suas estratégias. Mais tarde, ele é surpreendido por um caminho cheio de obstáculos e se vê obrigado a mudar os planos.
- Falta de maturidade: é comum que as pessoas que não possuem maturidade profissional suficiente falem mais do que podem fazer. Afinal, ainda é preciso aprender as consequências das suas promessas e até onde você pode comprometer no emprego em que está.
- Impulsividade: o ato de falar sem pensar pode pesar muito se as ações ditas não forem cumpridas.
- Reação a uma situação negativa: além da impulsividade, a resposta rápida para consertar um cenário problemático pode ter consequências piores do que a situação em si. Às vezes, o interlocutor da mensagem não é impulsivo, mas se sentiu pressionado em um momento ruim.
- Choque de realidade: quem gosta de falar muito sem planejar pode se deparar com uma realidade mais dura. Nesses casos, é só estudar a situação antes de propor soluções fantasiosas.
- Ações incontroláveis: com discurso planejado ou não, existem acontecimentos repentinos, ações externas ou situações de força maior que podem mudar o percurso de várias estratégias. Por isso, é sempre bom refletir sobre possíveis problemas ou estar pronto para lidar com eles da melhor maneira possível.
- Procrastinação: já viu a história de quem fala que vai mover mundos e fundos, mas tem preguiça de se levantar da cadeira? Pois é! Não adianta prometer e ficar adiando.
Você lembrou de mais alguma possível causa para a falta de coerência? Escreva nos comentários!
Como ser coerente alinhando a fala e a ação
Como você viu acima nem sempre é possível alinhar o discurso com a prática, porém é preciso fazer o possível para que isso aconteça. É importante lembrar que a solução para todos os problemas relacionados à coerência não é ser calculista ou metódico. Há muito mais para se explorar no caminho da solução que mais combina com você. Agora, acompanhe algumas dicas fáceis para manter a coerência:
- Planejamento: com organização e reflexão, é possível se planejar antes de falar. Isso vale tanto para situações pessoais como profissionais. Com esse plano já é possível prever problemas e pensar em soluções mais criativas.
- Reflexão a partir de experiências passadas: antes de se comprometer com algo, lembre-se do que já aconteceu com você. Mesmo que a situação seja completamente nova, tente fazer analogias.
- Peça um tempo: se for possível, antes de se pronunciar sobre algo, peça um tempo para pensar sozinho ou com alguns conselheiros de confiança. Nunca deixe de fazer isso se tiver a oportunidade, pois isso evita a impulsividade ou a reação impensada para uma situação ruim.
- Coaching: o método é a forma mais efetiva de encontrar a melhor versão de si mesmo tanto para o lado profissional quanto para o pessoal. Quer saber sobre o método? É só continuar lendo!
Como o coaching pode despertar o seu potencial
O coaching é um caminho trilhado por pessoas que buscam por sucesso e empoderamento em todas as áreas da vida. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais moderna e completa do Brasil no assunto. São 180 horas de um intenso mergulho em um novo conhecimento externo e interno.
Para começar a contar do curso, fique sabendo que você terá 6 titulações ao completá-lo e ainda poderá exercer a profissão de coach. Você receberá o certificado de elf Coach, baseada na metodologia desenvolvida pelo master coach senior José Roberto Marques, também fundador e presidente do IBC; Professional; Life Coach; Leader; Extensão Universitária, ou seja, terá reconhecimento acadêmico das faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul; e Analista Comportamental (poderá usar o software do Coaching Assessment, que tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais e é exclusiva do IBC.
O conteúdo do curso se aprofunda em diversos temas interessantes para extrair sua melhor performance. Você irá aprender sobre como manter a coerência entre discurso e fala; como melhorar sua comunicação tornando-a mais assertiva; o que são e como usar os auxiliares linguísticos; como equilibrar a pessoal e a profissional; história, evolução, bases e conceitos do coaching; o que é o processo evolutivo e o processo de identidade; como ressignificar fatos e situações; quais são os princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; como fazer feedback 360°, patrocínio positivo e autofeedback; como exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; o que são as crenças limitadoras e como se livrar delas; como desenvolver a inteligência emocional; como gerir tempo e atividades para chegar a um bom nível de produtividade; e muito mais.
Após essa formação, com certeza, você estará pronto para conhecer melhor a si mesmo e finalmente despertar o seu potencial máximo. Aproveite esse artigo para fazer um momento de reflexão sobre a importância de investir na sua educação contínua.
Compartilhe esse texto nas suas redes sociais!
Copyright: 124546999 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker