Querida pessoa, posso imaginar que em determinados momentos da vida você deve ter enfrentado situações de crise; seja no ambiente familiar, no ambiente escolar, no trabalho ou em relacionamentos com namorado (a) esposo (a), por isso, quero dizer que isso é completamente natural e que existem formas de lidar com essas situações sem que você se desgaste tanto, aí você me pergunta: Como? Simples, desenvolvendo resiliência.
Ao se tornar uma pessoa resiliente é possível ter mais equilíbrio e inteligência emocional para lidar com as crises que surgem. Além disso, você passa a ter uma rotina saudável, tranquila, equilibrada e sem grandes surpresas negativas.
E por mais desafiador que seja encontrar formas de lidar com as crises e com tudo que ela proporciona, saiba que independentemente do tipo de crise, ou da área da sua vida em que elas ocorrem, sempre são gerados um estresse e uma inquietude emocional. É por isso que ter resiliência é tão importante para conseguir lidar com toda uma situação de crise.
O que de fato é a resiliência?
Resiliência é uma habilidade que pode ser aprendida em qualquer momento da vida, e se você ainda não conseguiu desenvolver essa habilidade, saiba que é possível desenvolve-la em meio à crise. Nesse sentido, entende-se que a resiliência cresce em meio a um processo de aprendizagem e o seu segredo está em sua essência que nada mais é que o autoconhecimento.
A palavra autoconhecimento já diz muito do seu significado; é quando você se conhece de uma forma profunda e verdadeira, é quando você entende e reconhece suas crenças, seus valores e consegue gerir tudo isso de forma que seja possível extrair todos os pontos positivos de cada um desses aspectos.
Quando você enfrenta uma crise, é fundamental que você conheça todos os seus sentimentos, comportamentos, pensamentos e sensações, ou seja, é essencial se conhecer para entender a sua capacidade de ser resiliente diante das crises. Dessa forma, pode-se observar que para ser resiliente é preciso desenvolver o autoconhecimento e a partir disso desenvolver questões como autocontrole, empatia e autoconfiança.
Viu só como desenvolver a habilidade de resiliência é um processo? Para que você alcance esse objetivo, várias mudanças internas precisam acontecer e novas habilidades devem ser descobertas, habilidades essas que irão te capacitar e fortalecer no desenvolvimento de comportamentos cada vez mais resistentes a crises que desencadeiam dor, angustia, instabilidade emocional e desmotivação.
Para que você de fato compreenda a importância que a resiliência possui na vida de uma pessoa, vou exemplificar uma situação de crise no ambiente de trabalho onde é preciso que se tenha total controle da situação para que os ânimos se acalmem e tudo volte a ser o que era antes.
Imagine uma empresa em que um gestor ou líder de uma equipe está mais preocupado em agradar ao seu superior e mostrar suas habilidades do que em gerir seus colaboradores e equipe para de fato conseguir resultados satisfatórios. Consegue pensar quantas crises internas podem surgir apenas com esse tipo de comportamento?
Com o tempo, os colaboradores dessa equipe notarão que não possuem um líder, mas sim um chefe que não está nada interessado em saber se seus funcionários estão felizes, motivados, se estão ou não emocionalmente bem, ou se possuem qualquer tipo de problema dentro da empresa. E é por conta de atitudes e comportamentos desse tipo que os funcionários se desmotivam, começam a não entregar tantos resultados como antes, o clima organizacional fica caótico e a equipe perde totalmente a confiança no líder que era para ser um parceiro e virou um “inimigo”.
Esse exemplo pode parecer simples, mas acredite, isso é bastante comum nas empresas. A cada dia as pessoas ficam mais individualistas e menos humanas, o que faz com que esses comportamentos tão negativos sejam desenvolvidos, gerando péssimas condições de trabalho as equipes que compõem a empresa em questão.
Como desenvolver resiliência?
Como falei anteriormente, desenvolver a habilidade de resiliência é um processo interno, um processo que as pessoas precisam enfrentar para que elas sejam capazes de lidar de maneira inteligente e segura com todo e qualquer desafio que possa surgir.
Para que você consiga desenvolver resiliência, é fundamental que alguns fatores sejam reestruturados, esses fatores são:
Percebe que todas essas áreas são consideradas áreas internas? Ou seja, somente você é capaz de fazer com que elas sejam reestruturadas e equilibradas. Conseguindo estruturar essas áreas é possível dar início ao processo de desenvolvimento da habilidade de ser resiliente.
1- Autocontrole
Diante de uma crise, o autocontrole é essencial para que se tenha um olhar mais extenso para o seu lado emocional. Entenda que se você consegue manter o controle diante de situações difíceis, você mantém a calma, não permite que o estresse e a irritabilidade tomem conta do seu estado de espírito e ainda consegue lidar com a crise de maneira sábia e assertiva. Isso é ter autocontrole para suportar os conflitos que as crises nos causam. É início para desenvolver resiliência!
2- Empatia
E o que seria a empatia no processo de desenvolvimento de resiliência? A empatia nada mais é que se colocar no lugar do outro, é sentir que há um vínculo de sentimentos e emoções entre as pessoas. Em um momento de crise, a empatia é fundamental para que as pessoas se unam ao invés de se virarem uns contra os outros.
A empatia auxilia as pessoas a se comunicarem de forma mais clara, objetiva e com mais sabedoria para ouvir e falar. Se não houver empatia em um momento de crise, outros problemas podem surgir e isso é a última coisa que uma empresa precisa para se reestabelecer.
3- Autoconfiança
Nesse mesmo sentido temos ainda a autoconfiança. Conseguindo desenvolver esse fator é possível que sejamos protagonistas do estado que a empresa está vivendo. E por qual motivo seria importante desenvolver autoconfiança no processo que amplia sua resiliência?
Querida pessoa, a autoconfiança é responsável por te dar força para lidar com os problemas externos, você se sentirá seguro e confiante para tomar decisões e guiar seus colegas de equipe em um momento de crise. E para aumentar sua autoconfiança é preciso reconhecer suas habilidades, potencializar os pontos positivos e acreditar em si mesmo. Nada mais que isso! Mas atenção, muito cuidado para não desenvolver essa qualidade em excesso, isso pode te prejudicar, lembre-se sempre de se lembrar que o equilíbrio é fundamental em todas as áreas da sua vida.
Ter resiliência para enfrentar uma crise é conseguir unir essas três habilidades para tomar as decisões certas. Tenha autocontrole para saber lidar com suas emoções, empatia para se colocar no lugar do outro e ao mesmo tempo ver a situação como um todo, e claro, tenha autoconfiança para lidar com a crise da melhor forma, sem estremecer e hesitar. Tenha pulso firme e acredite que a sua ideia ou solução é verdadeiramente aquela que irá trazer a paz para a sua empresa.
Quando você consegue ter consciência dos seus sentimentos e emoções, é possível estabelecer perímetros, dessa forma você consegue manter o equilíbrio para fazer a coisa certa no momento certo. Se você não consegue ter essa consciência, a crise acaba invadindo ainda mais os processos da sua empresa, da sua equipe e o resultado disso tudo é o caos.
Por isso querida pessoa, mantenha o autocontrole, tenha empatia e autoconfiança para ser o protagonista desse momento, seja a pessoa que assume o controle e não aquela que coloca a culpa no outro, seja aquele que guia uma equipe, que aglutina, que faz a diferença.
Gostou desse artigo? Deixe um comentário no espaço abaixo. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.
Copyright: 674161207 – https://www.shutterstock.com/pt/g/flynt
[php_everywhere]