Reflita sobre quantas vezes você já reclamou e quantas vezes você já agradeceu só no dia de hoje. Não se assuste se a conclusão é a de que você fez mais reclamações do que agradecimentos, pois isso é comum. Usar o mantra “reclame menos” não é tão simples quanto parece, pois nosso dia a dia nos condiciona a sermos bons reclamões. Acompanhe esse artigo para saber mais sobre como esse tema pode ser sensível no ambiente de trabalho.
Perfil reclamão na empresa
Você já conheceu algum reclamão no trabalho? Se responder que não, repense. Tente se lembrar de um colaborador que não parava de criticar a empresa, achar problemas para não realizar suas atividades e ainda contaminava a equipe ao redor com o seu veneno. Ah, agora ficou mais fácil, não é mesmo? Apesar de parecer extremamente incômodo, esse perfil é mais comum do que se pensa.
Veja quais são as principais características de funcionários reclamão:
- Faz críticas severas e constantes à empresa e/ou gestão sem argumentação válida;
- Comunica sua opinião sempre que possível e estimula discussões sobre o assunto com os outros;
- Usa uma reclamação como forma de aproximar de um colega de outra área ou de um funcionário novo;
- Procura por impedimentos para realizar as tarefas sempre que possível
Desvantagens de ter um perfil reclamão
Claro que comportamentos impulsivos como os que citei acima podem trazer desvantagens reais para o dia a dia de uma empresa. Confira as principais:
- Sua motivação para reclamar e capacidade de espalhar a palavra pode criar uma cultura de reclamação;
- Criação de um clima organizacional desagradável;
- Queda da qualidade de vida no trabalho;
- Comparação constante da quantidade excessiva de trabalho com outros colegas;
- Diminuição da produtividade.
Filosofia “reclame menos”
Agora é hora de ver o outro lado da moeda, afinal é possível achar o lado positivo de ter um reclamão no time. Esse pode ser a hora do despertar, em que a gestão e a liderança entendem que há algo errado. Então, juntamente com o Recursos Humanos (RH), é possível investigar quais são os motivas e as origens da reclamação, assim como planejar ações para diminuí-las ou acabar com elas de uma vez.
Esse pode ser o momento de fazer grandes mudanças para evitar excessos de reclamação. Fiz uma lista de quais seriam as principais e que teriam um resultado imediato após a aplicação. Confira:
- A criação, aplicação e estabelecimento de um processo oficial de feedback. A devolutiva deve ter uma autoavaliação pessoal e técnica e uma avaliação da empresa e da gestão. Assim, os colaboradores, inclusive aqueles que reclamam muito, terão um momento para expor todos os pensamentos e também de analisar a si mesmo. Além disso, esse também será um espaço para o desenvolvimento de um plano de ação para os pontos que precisam ser desenvolvidos de todas as partes: funcionário, gestão e empresa.
- A criação de uma caixa de sugestões para que todos os colaboradores tenham a oportunidade de reclamar, comentar ou elogiar. A caixa pode ser por área e deve ser aberta uma vez por semana na presença de todos. Assim se cria um espaço para uma discussão saudável. É importante lembrar que isso não pode ocupar um dia inteiro, por isso, estabeleça um prazo máximo que pode variar de acordo com a quantidade de participações e do tamanho do time.
- A divulgação de canais de comunicação terceirizados para que os funcionários tenham a liberdade de reclamar a vontade.
- A disponibilidade de profissionais de Recursos Humanos para ouvir o ponto de vista de quem desejar falar.
- O desenvolvimento de uma campanha que mostra como a reclamação pode ter um impacto negativo caso ela não seja feita pelos modos formais e não tenha fundamento.
- O desenvolvimento de uma campanha que incentiva a fazer um elogio. A comunicação interna pode criar uma linha de comunicação que mostre a importância de se fazer um comentário positivo.
- O planejamento de um processo de seleção mais rígido em relação a isso. Para ajudar nesse ponto, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem um curso chamado Consultor em Análise Comportamental que é feito especialmente para funcionário da área de RH. A intenção é prepará-los e ensiná-los a fazer um mapeamento de perfil e tendências comportamentais. Além de possibilitar uma gestão mais eficaz de pessoas e de benefícios, é possível identificar quem pode ser um reclamão em potencial logo na entrevista.
Reclamação X senso crítico
Engana-se quem pensa que reclamar adoidado é ter senso crítico. A capacidade de fazer uma crítica construtiva é composta por inteligência, análise, ponderação e respeito ao próximo. É possível ser sincero em relação ao trabalho dos outros apontando o que considera que poderia ser alterado e o porquê da mudança. Lembre-se de que o seu motivo deve ser sempre bem argumentado. Ainda mais você é preciso criticar o trabalho de uma área que você não tem conhecimento técnico, mas deve avaliar.
Um reclamão de plantão não costuma fazer uma crítica construtiva, pois não tem argumentos suficientes para isso. Ele acredita que deve falar só por falar sem se importar de faltar com o respeito, ser considerado um incômodo ou ainda dizer bobagens técnicas, pois não tem conhecimento o suficiente em determinado assunto.
Senso crítico é válido. Reclamar só por reclamar não é válido.
Qual é o seu perfil?
Agora é hora de me responder sinceramente! Qual é o seu perfil no ambiente de trabalho: mais reclamação, mais adepto do elogio ou um reclamação moderado? O ideal não é simplesmente não indicar o que acha que está errado e ficar quieto em relação a tudo. Assim como não é interessante só elogiar sem parar. Isso pode criar uma imagem de falta de senso crítico a respeito de você. O mais indicado é que você elogie sempre que achar necessário e reclame quando tiver argumentos para tal. Se houver plataformas para isso, procure as usar.
E aí, tem alguma reclamação a respeito desse artigo? Brincadeiras à parte, aceito críticas construtivas, elogios e reclamações também. Fique a vontade para escrever nos comentários.
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