É de conhecimento comum que todo ser humano possui qualidades e defeitos. Aliás, atire a primeira pedra aquele que nunca encontrou um defeito em alguém. Assim, entendendo este ponto especificamente, precisamos sempre, ao longo de nossa existência, levar em consideração que toda e qualquer pessoa é dotada de luz e sombra, o que nos faz compreender que ninguém é absolutamente perfeito.
Neste sentido, a partir do momento que internalizamos este fato, entendemos também que o mais importante de se ter algumas características consideradas positivas e outras negativas é a possibilidade de crescimento que elas nos proporcionam, uma vez que todos nós estamos em constante processo de aprendizado e evolução.
Sabendo disso, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre o que as qualidades e defeitos, não só nossas, mas também de todas as pessoas ao nosso redor, têm a capacidade e o poder de nos ensinar. Continue conosco nessa leitura e confira!
O que as qualidades podem ensinar?
Parece que é fácil obter aprendizado com as qualidades, não é mesmo? Só que nada é tão simples assim. Não basta apenas abraçar nossas virtudes e esquecer de aumentar o seu potencial um pouco mais todos os dias. Sim, é possível maximizar tudo que já é considerado bom em nós mesmos diariamente. Imagine que sensacional não apenas ser reconhecido pelas características positivas, mas ser um destaque em decorrência de cada uma delas.
Por isso, é importante sempre praticar o exercício de avaliar quais são os pontos positivos que você enxerga em você mesmo e que as pessoas ao seu redor também enxergam. Após isso, reflita sobre quais ações você pode tomar para refina-los ainda mais, transformando-os em um grande mecanismo de aprimoramento pessoal e profissional e de aumento de performance constante.
Pode ser que esteja na hora de fazer uma pós-graduação, um curso complementar, um curso online, quem sabe uma formação coaching, algo que continue a impulsionar o seu processo de aprimoramento de suas principais qualidades.
O que os defeitos podem ensinar?
Muitas pessoas preferem esconder os defeitos do que simplesmente trabalhar para desenvolvê-los, de modo que eles se tornem qualidades ou características menos sabotadoras no dia a dia. Faz parte do seu desenvolvimento pessoal usar um pouco do tempo, planejamento e inteligência para entender quais são os pontos de melhoria que você e que as pessoas a sua volta consideram que você possui. É possível que você tenha até mesmo grandes surpresas neste processo de reflexão. Nunca se sabe!
Após entender quais são as características que devem ser desenvolvidas, é hora de investir seu esforço para desenvolvê-las. Sua devoção em melhorar a si mesmo será percebida no seu comportamento por você mesmo e por quem convive à sua volta.
Uma das vantagens de conhecer a si mesmo é entender qual será sua reação em determinadas situações. Somente assim, você poderá controlar sua impulsividade ou simplesmente agir de modo diferente. Além de evitar problemas, essas atitudes podem melhorar seu marketing pessoal e abrir cada vez mais portas, seja no âmbito pessoal ou no profissional.
Os benefícios de desenvolver um outro olhar sobre as qualidades e os defeitos
Saber suas qualidades e defeitos é saber mais sobre si mesmo. Mais do que simplesmente fazer uma lista com esses itens, esse conhecimento significa ter inteligência emocional, capacidade de aprender, habilidade em demonstrar sua sabedoria e ter a mente aberta para evoluir. Isso é autoconhecimento, que deságua no autodesenvolvimento.
Basicamente, compreender a si mesmo é também entender como e onde você pode progredir, uma vez que o progresso deve ser constante. É preciso ter um relacionamento saudável consigo mesmo, acreditando que você é capaz de ser uma pessoa melhor todos os dias.
Além disso, ou seja, de melhorar a relação que você tem consigo e contribuir para o seu processo de autodesenvolvimento e aprimoramento constante, desenvolver um novo olhar sobre as qualidades e defeitos é benéfico, não só para você, mas também para as pessoas que te rodeiam, já que isso te ajuda a aceitá-las melhor como são, suspendendo todo e qualquer tipo de julgamento com relação a elas.
Com isso, seus relacionamentos ganham bastante, pois se tornam cada vez mais saudáveis, visto que você passa a ajudar as pessoas a também aprimorarem suas principais qualidades e a lidarem da melhor maneira possível com seus defeitos, sem que elas queiram, de alguma forma, suprimi-los.
Por estas e diversas outras razões é que é tão importante encontrar os devidos aprendizados em nossos pontos positivos e também em nossos pontos de melhoria, pois eles fazem com que nos tornemos pessoas melhores para nós mesmos e para todos aqueles com quem convivemos.
A necessidade de entender que todos somos luz e sombra
Este é um artigo importante, pois ele vem para nos mostrar o quanto realmente podemos aprender com as qualidades que possuímos, mas não só com elas, como também com os defeitos. Geralmente o que acontece é que nós e todas as pessoas que estão ao nosso redor dão mais valor àquilo que possuímos de bom, fazendo um esforço homérico para suprimir o que é considerado como negativo em suas características e personalidade.
Porém, acreditamos que este é um grande erro, já que todos nós somos dotados de luz e também de sombra, e, neste sentido, o exercício a ser feito tem muito mais a ver com desenvolver o autoconhecimento, a ponto de ter uma clareza maior e profunda sobre tais qualidades e defeitos, que nos permitam, no final das contas, aprender a aceitar e a lidar com tudo isso da melhor maneira possível.
Precisamos entender que não há ser humano perfeito, e a partir do momento que internalizarmos esta verdade, com certeza viveremos de forma mais leve e harmoniosa conosco mesmos e com aqueles que nos rodeiam, já que encerraremos ou ao menos diminuiremos consideravelmente esta busca constante pela perfeição, que só tende a nos causar dor, sofrimento e angústia.
O nosso dever aqui é honrar e respeitar a nossa própria história e também quem somos, trabalhando diariamente a nossa autocompreensão e autoaceitação, que é o que vai nos ajudar, consequentemente, a compreender melhor o outro, aceitando-o cada vez mais sem julgá-lo.
No instante em que tudo isso acontecer, seremos pessoas ainda mais empáticas e acolhedoras, que é exatamente tudo o que o mundo está precisando neste exato momento.
Agora que você conhece os reais ensinamentos que as qualidades e os defeitos trazem para nós, que tal começar a praticar a autoaceitação e a aceitação do outro em seu dia a dia? Pratique e compartilhe conosco nos comentários como tem sido esta experiência.
No artigo de hoje você leu sobre a importância de aceitar que todos possuem qualidades e defeitos e que todos devemos nos atentar para desenvolvê-los de forma diferente. Agora você é capaz de dizer quais são seus pontos positivos e negativos e o que você faz com essas informações? Comente abaixo para sabermos e lembre-se compartilhar este conteúdo, para contribuir também com o conhecimento de seus amigos!
Copyright: 694457275 – https://www.shutterstock.com/pt/g/NicoElNino