Você já se questionou a respeito de qual é a imagem que as pessoas à sua volta têm de você? Como seus clientes, colegas, fornecedores, líderes e liderados te veem? Basicamente, a imagem é a forma como os outros se lembram de você funciona como um cartão de visitas. Independentemente de qual seja a sua profissão é fundamental ter uma marca pessoal forte.
Essa marca precisa ser bem planejada e construída de forma que possa ser mantida no decorrer do tempo. Tenha em mente que para ser lembrado é importante ser visto e nesse caso é fundamental ser bem visto.
Investir na criação da sua marca pessoal é crucial para ter uma imagem sólida e única diante do seu público. Trata-se de uma forma de ser reconhecido por suas qualidades por aqueles que te cercam. No artigo a seguir falaremos mais sobre a importância e como construir uma marca pessoal forte.
Afinal, o que é marca pessoal?
A marca pessoal, também chamada Personal Branding, é um conceito debatido desde antes dos anos 2000. Uma das primeiras aparições do termo ocorreu no artigo “The Brand Called You”, da Fast Company, em 1997. No entanto, a difusão do conceito ocorreu mesmo através da internet, nas redes sociais.
Em linhas gerais, o Personal Branding ou marca pessoal nada mais é do que o processo de gerir a sua marca pessoal. Trata-se de uma forma de se posicionar diante do seu público de forma que ele compreenda quem você é e qual é a sua missão. Quando as pessoas à sua volta têm essa plena compreensão ao seu respeito significa que você tem um bom trabalho de gestão de marca pessoal.
Por que a marca pessoal é importante?
Ter uma marca pessoal devidamente construída e consolidada é essencial para desenvolver uma percepção positiva sobre você em quem te cerca. Pessoas que investem no seu personal branding são diferenciadas da concorrência e se destacam no mercado. Conquistar a confiança de clientes e empregadores se torna muito mais simples quando se tem uma marca pessoal bem desenvolvida.
O desenvolvimento de uma marca pessoal contribui para lapidar a sua imagem, além de contribuir para evidenciar seu talento e os seus diferenciais. O estabelecimento de diferenciais é crucial para potencializar a sua conexão com outras pessoas.
Transmitir uma imagem clara para quem te cerca leva a um maior engajamento da sua audiência. Você passa a ser uma referência no seu campo de atuação.
Qual é a diferença entre Personal Branding e Marketing Pessoal?
Apesar desses dois termos serem usados algumas vezes como sinônimos, não são a mesma coisa. Personal branding ou marca pessoal é a forma como uma pessoa apresenta seus valores e a sua imagem para quem o cerca.
Por sua vez, o marketing pessoal consiste no conjunto de ferramentas que podem ser usadas para realizar autopromoção. Em resumo, a marca pessoal é como o mundo te vê e marketing pessoal é o uso de estratégias para transformar potenciais clientes em consumidores.
Dicas de como desenvolver a sua marca pessoal
Agora que você já conhece o conceito de marca pessoal e a sua relevância, é interessante saber como desenvolver a sua. Confira abaixo algumas dicas essenciais para estabelecer uma imagem de autoridade potencializando as suas chances de sucesso.
1. Defina objetivos
Para desenvolver uma marca pessoal forte e clara é fundamental considerar algumas questões. Em primeiro lugar, responda qual é a experiência que você promove. Em seguida, pense sobre o que te faz ser único. Por que o mercado preferiria você? Com essas respostas você pode começar a definir seus objetivos.
Pense sobre os valores que quer transmitir e as reações que deseja gerar no imaginário alheio sobre você. A sua marca pessoal deve estar alinhada com esses objetivos para entregar o resultado esperado.
2. Atenção para as redes sociais
Quem não é visto não é lembrado. Essa velha máxima do marketing também vale para a marca pessoal. Atualmente, o “lugar” em que as pessoas precisam ser vistas é a internet, mais precisamente as redes sociais. Através de perfis nessas redes é possível criar maior engajamento em quem te cerca e, assim, desenvolver relações mais próximas.
O ideal é que seus perfis de redes sociais sejam mantidos atualizados, especialmente se você os utiliza como uma forma de divulgação do seu trabalho. Lembre-se de que as redes podem funcionar como um ambiente de exposição do que você tem de positivo para oferecer ao mercado.
Para uma promoção pessoal no âmbito profissional é interessante investir no desenvolvimento de um perfil no LinkedIn. Essa é a rede social em que você poderá divulgar mais detalhes sobre as suas qualidades, assim como as suas capacitações e novas qualificações.
No LinkedIn, inclusive, é possível compartilhar artigos sobre assuntos diversos. Você pode aproveitar essa característica para mostrar seus conhecimentos e relevância na sua área.
3. Tenha uma estratégia social e de conteúdo
Para construir uma marca pessoal forte é fundamental ter uma boa estratégia nas redes sociais. Além disso, também é determinante ter conteúdo relevante para atrair a sua audiência. As mídias sociais têm grande poder de atração e retenção de pessoas que podem te ajudar a crescer e evoluir.
4. Crie e mantenha seu networking
A interação com as pessoas à sua volta é fundamental para você ser visto e lembrado. Para se tornar mais presente para sua rede de contatos é interessante comparecer a eventos corporativos, congressos, palestras e feiras relacionados à sua área de atuação. Nesses eventos é possível observar potenciais clientes. Essas são oportunidades de promover a sua marca pessoal criando uma imagem eficiente de si mesmo.
Ter uma marca pessoal forte é determinante para o sucesso!
A marca pessoal é aquilo que diz ao mundo quem você é e quais são seus objetivos. Trata-se de uma forma de passar uma imagem mais positiva de si mesmo e ter seus propósitos compreendidos com clareza. Quando não se tem uma marca pessoal bem desenvolvida fica difícil se posicionar da melhor forma no mercado.
Gostou de saber mais sobre como desenvolver uma marca pessoal? Comente abaixo!