Geralmente relacionamos os benefícios da generosidade com as pessoas que recebem ajuda. Porém, e se dissermos que quem pratica a generosidade pode ser ainda mais beneficiado? Ao ceder o lugar no ônibus, doar roupas e objetos em bom estado, ser voluntário, ajudar um vizinho, você está fazendo um grande bem a si mesmo.
Neste artigo iremos falar sobre os principais benefícios de ser generoso, pode ser uma forma de te ajudar a ampliar a sua rede de boas ações. Então, vamos começar agora mesmo?
Generosidade: conheça os principais benefícios
A generosidade se caracteriza por tornar as pessoas mais gentis, altruístas e solidárias. Curiosamente, ao ter atitudes que se direcionam para o bem-estar das outras pessoas, estamos trabalhando para o nosso próprio bem-estar. Confira abaixo quais são os benefícios que ser generoso pode trazer para a sua vida.
1. Sensação de bem-estar
Quando você doa roupas e objetos em bom estado, mas que estavam fora de uso potencializa a sua sensação de bem-estar. Isso acontece porque seu cérebro envia sinais positivos para o seu corpo. Desapegar de algo que pode ser útil para outra pessoa te ajuda a se sentir mais feliz consigo mesmo.
2. Construção de relações interpessoais melhores
Pessoas generosas tendem a ser mais gentis e, como você já deve ter ouvido, gentileza gera gentileza. No ambiente de trabalho, estar sempre disposto a ajudar os colegas permite estabelecer vínculos mais fortes. Já no âmbito pessoal, significa ter uma relação mais amorosa com as pessoas à sua volta.
3. A generosidade se multiplica
Tem coisa melhor do que ver que uma boa atitude sua se tornou uma reação em cadeia? Isso acontece com a generosidade, quando somos generosos a tendência é influenciar aqueles que estão à nossa volta. Então, quanto mais você praticar ações positivas para outras pessoas, mais vai amplificar o alcance da sua generosidade.
4. Fortalece a liderança
Quem não quer ter um líder generoso? Ao assumir uma posição de liderança e demonstrar ser generoso e aberto ao diálogo, o profissional tem mais chances de conquistar o respeito da equipe. Lembre-se de que liderança é algo que deve ser conquistado pelas atitudes positivas e o respeito.
5. Combate ao estresse
Nos momentos em que estamos irritados, nosso corpo tende a potencializar a produção de um hormônio chamado cortisol (o hormônio do estresse). Já quando ajudamos alguém e somos gentis, nosso corpo reduz a produção desse hormônio. Quer se sentir mais tranquilo? Então é interessante ser mais generoso!
6. Satisfação por transmitir a generosidade
Não é só a prática da generosidade em si que traz benefícios. Ao perceber que pode transmitir esse comportamento, o indivíduo tende a se sentir mais satisfeito. Em datas como dia das crianças e Natal, ensine seus filhos, sobrinhos ou irmãos mais novos a separar brinquedos para doar. Ver o exemplo se proliferando oferece uma alegria sem tamanho.
7. Reduz a pressão alta
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, garante que ser generoso reduz os batimentos cardíacos. Essa é uma das formas de baixar a pressão arterial. Ajudar o próximo é também uma forma de ajudar a sua saúde.
Como ser mais generoso?
Gostou de conhecer os benefícios da generosidade e quer aplica-la mais em sua vida? Então confira as dicas abaixo.
1. Liste seus motivos de gratidão
Para estar aberto a fazer o bem para outras pessoas é fundamental fazer uma lista dos motivos pelos quais é grato. Não precisa ser uma lista muito elaborada e nem muito longa, inclua apenas o que é mais importante para você.
A generosidade é cultivada quando passamos mais tempo pensando na gratidão pelo o que temos do que naquilo que não temos. Lembre-se sempre de agradecer a boa casa em que vive, aos bons amigos que tem e a família que possui.
2. Entenda que toda doação é bem-vinda
Algumas pessoas desejam praticar a generosidade, mas acreditam que, por não ter muito, não irão conseguir ajudar. Tenha em mente que toda doação é bem-vinda, independentemente do valor dela. Se você tem pouco para doar, não se intimide, pois cada doação pode significar uma mudança na vida daqueles que precisam.
Além disso, não é só dinheiro que pode ser doado. Você pode praticar a generosidade, doando o seu tempo como voluntário ou então objetos em bom estado que não irá usar mais.
3. Dê novos significados para o seu dinheiro
Quando você receber seu salário novamente, reserve uma parte para fazer algo bom para outra pessoa. Pode ser uma doação em dinheiro ou a compra de algo que ela esteja precisando.
O ideal é fazer isso assim que receber para que não haja a chance de você gastar mais do que o esperado não podendo doar. O hábito de gastar faz parte das nossas vidas, mas pode ser ressignificado fazendo o bem para outra pessoa.
4. Esteja aberto a ajudar as pessoas
Há diversas formas de ajudar as pessoas, além de doações para instituições específicas você pode financiar um trabalho ou ser mentor de alguém. O ideal é que você considere quais são as formas de ajuda que pode oferecer e, assim, encontrar pessoas que precisam dessa atenção.
Dedicar parte do seu tempo ou do que você possui para a felicidade de outra pessoa não tem preço. A generosidade é algo que cria uma sensação de bem-estar contínua e muda a vida de quem decide seguir por esse caminho.
5. Leve uma vida sustentável
Uma das formas mais simples de ser generoso é levar uma vida sustentável. Ao reduzir o seu impacto no meio ambiente, você está ajudando a preservar o mundo para as próximas gerações.
Dessa forma, ter hábitos focados em produzir menos lixo e reciclar tudo o que for possível também faz de você uma pessoa generosa. Uma dica é se dedicar a ler mais sobre o assunto para encontrar formas de desenvolver a sustentabilidade em você. Esse estilo de vida também te fará se sentir melhor.
Gostou de saber mais sobre os benefícios da generosidade e como se tornar mais generoso? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para levar a inspiração adiante!