Você sabia que é comprovado cientificamente que a gratidão pode trazer benefícios para quem a vivencia? Cultivar o sentimento ou atitude de reconhecimento de algo que lhe foi benéfico pode impactar na sua qualidade de vida.
Agradecer é um ato positivo por deixar para trás coisas negativas e sentimentos ruins. E o melhor é que ser grato é muito simples, não demanda tempo e nem recursos financeiros e você pode exercitar sozinho. Continue lendo para conhecer esses benefícios!
[php_everywhere instance=”2″]
Conheça os principais benefícios da gratidão
Um ato repleto de nobreza, a gratidão pode e deve ser exercitada no cotidiano das pessoas. Para quem está lendo e pensando que não tem o hábito de agradecer, fica a dica para começar a exercitar essa prática. Confira abaixo os principais benefícios da gratidão.
1. Possibilidade de novos relacionamentos
A gratidão é uma grande aliada para fazer novas amizades. Agradecer é um sinal de boa educação e também demonstra que você possui apreço pelos outros, o que contribui para que conquiste novas amizades. Um estudo publicado em 2014 verificou que há muito mais chances de desenvolver uma amizade sólida e duradoura com pessoas a quem se agradece.
O simples ato de agradecer um garçom, um colega de trabalho ou até quem segurou a porta do elevador para você, pode ajudar a iniciar novas relações. Quanto mais novas relações se estabelece, mais chances de ter acesso a boas oportunidades.
2. Melhora da saúde física
Uma pesquisa de 2012 descobriu que pessoas gratas tendem a sentir menos dores do que aquelas que agradecem menos. Acredita-se que esse resultado se deve ao fato de pessoas gratas tendem a cuidar mais da saúde. Quem tem o hábito de agradecer tem mais propensão à prática de atividades físicas e a fazer acompanhamentos regulares. Em médio e longo prazo, são atitudes que contribuem para a longevidade.
3. Melhora da saúde mental
O simples ato de agradecer contribui significativamente para reduzir uma série de pensamentos ruins em sua mente. Indivíduos que são gratos têm menos tendência a ter inveja, frustração, ressentimento, arrependimentos, entre outros. Essas conclusões são de estudos realizados pelo Ph.D Robert A. Emmons, um dos principais pesquisadores sobre gratidão.
A pesquisa de Emmons confirma que a gratidão eleva a felicidade e diminui a tendência a depressão. Quando você está de bem com a vida e com as pessoas que o cercam, é natural ter perspectivas melhores.
4. Aumenta a empatia e diminui a agressividade
Um estudo realizado pela universidade de Kentucky, em 2012, concluiu que pessoas gratas tendem a ser mais empáticas. Em geral, quem é grato tende a ser mais compreensivo com pessoas que estão em um mal dia. Além disso, os participantes considerados mais gratos pelo estudo se mostravam menos propensos a responder de maneira agressiva a críticas ou ofensas.
A gratidão contribui para que a pessoa se torne mais sensível e empática em relação a quem a cerca. Há bem menos desejo de buscar vingança e uma sensação prolongada de plenitude.
5. Sono de qualidade
Em 2011, um estudo publicado na Applied Psychology: health and Well-Being concluiu que a gratidão ajuda a melhorar a qualidade do sono. Pessoas que têm o hábito de agradecer, mentalmente ou escrevendo em um diário pelas coisas boas do dia, pegam mais fácil no sono. Se você tem dificuldades para dormir, vale a pena dedicar pelo menos 15 minutos do seu tempo para ser grato. As pessoas mais gratas também tendem a dormir mais e melhor.
6. Melhora da autoestima
Em 2014, o Journal of Applied Sport Psychology publicou um estudo que observou melhora da autoestima e desempenho de atletas de acordo com a gratidão. Quanto mais gratos os atletas eram pelos resultados obtidos, mais conseguiam se superar. Há outros estudos que concluíram que indivíduos gratos não sentem inveja quando se comparam com outras pessoas.
Não há ressentimentos em relação a pessoas que têm mais dinheiro, um trabalho melhor ou mais sucesso. Quem é grato tem mais facilidade para apreciar e reconhecer suas próprias realizações. Assim, as realizações alheias não representam um incomodo.
7. Maior equilíbrio mental
Há anos, pesquisas demonstram que a gratidão reduz o estresse e também pode ser determinante para superar traumas. Um estudo de 2003, publicado no publicado no Journal of Personality and Social Psychology, concluiu que a gratidão foi essencial para algumas pessoas superarem o atentado de 11 de setembro.
Outro estudo, focado nos veteranos da guerra do Vietnã, concluiu que aqueles que expressavam gratidão apresentavam menor índice de estresse pós-traumático. O ato de agradecer tudo o que se tem, inclusive nos momentos mais difíceis, ajuda a promover a resiliência.
A resiliência, por sua vez, consiste na capacidade do indivíduo de lidar com seus problemas, superando-os ou resistindo à pressão em situações distintas. Agradecer torna a vida mais próspera independentemente dos reveses pelos quais se está passando.
8. Maior equilíbrio emocional
Pessoas gratas tendem a ter mais equilíbrio emocional para enfrentar diferentes situações. Como já mencionamos, a gratidão reduz sentimentos negativos, como inveja e ressentimento. Dessa forma, os indivíduos gratos conseguem viver em harmonia consigo mesmos e com as pessoas à sua volta. Com as emoções devidamente equilibradas, é mais fácil ser bem-sucedido em diferentes empreitadas.
9. Aumenta a generosidade
Quem é grato por aquilo que possui tende a ser mais generoso com os demais. A gratidão reconhece o bem-estar e deseja ajudar outras pessoas a se sentirem assim. A generosidade também contribui para que a pessoa tenha uma série de benefícios em sua vida. Indivíduos generosos tendem a ser mais plenos em sua vida pessoal e profissional.
10. Felicidade
Alcançar a felicidade se torna muito mais fácil quando se tem o pleno reconhecimento de tudo aquilo que se tem de bom. Mesmo que as dificuldades existam, não há como não reconhecer que há inúmeras coisas positivas na vida de maneira geral. Ser feliz é uma das grandes recompensas de quem é grato. Trata-se de um ciclo em que o indivíduo é mais grato por ser feliz e mais feliz por ser grato.
Agora você já conhece os principais benefícios da gratidão e como ela pode ser positiva para a sua vida. Aproveite para contribuir, deixando seu comentário abaixo compartilhando alguma experiência relacionada ao assunto!
[php_everywhere instance=”1″]