Segundo o dicionário, procrastinar significa se alongar em um assunto ou ainda deixar as coisas para depois. É o famoso: amanhã eu faço! Você já teve essa atitude para alguma atividade? No artigo de hoje você vai conferir como driblar a preguiça de realizar algo. Acompanhe!
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10 dicas para não procrastinar
Tem dias que estamos mais cansados e outros que conseguimos produzir mais. Independentemente do seu humor, a tarefa precisa ser entregue. Para lidar com os dias em que não estamos nos sentindo 100% para trabalhar, existem alguns truques bacanas. Quer conhecer alguns? É só ler abaixo:
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Monte uma lista diária
Elenque quais são as atividades que você precisa realizar por ordem de prioridade no início do dia. Terminou algo? Marque como feito. Não conseguiu realizar tudo? Mande a atividade para o dia seguinte.
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Faça um planejamento estratégico
Para essa dica vamos nos aprofundar na questão das listas. Mais do que a apresentação dos itens em formato de lista, é interessante pensar nas suas tarefas com o objetivo e os prazos em mente. Para ajudar você nessa importante fase de organização, fizemos um passo a passo prático. Veja:
- Faça a boa velha lista com todas as atividades principais que você precisa realizar.
- Monte uma segunda lista para cada um dos itens, mostrando quais são as subtarefas.
- Classifique cada tarefa principais como prioridade alta, média ou baixa.
- Indique quanto tempo você acha que vai demorar para realizar cada item principal. Isso também pode ser considerado como grau de dificuldade.
- Coloque os prazos máximos em cada atividade principal.
- Analise e mescle os pilares do tempo, prioridade e grau de dificuldade.
- Insira cada uma das tarefas principais e as subtarefas em um cronograma.
- Caso você seja o seu próprio chefe ou tenha autonomia para organizar o seu tempo, basta seguir o cronograma. Porém, se você precisa de aprovação de um superior, peça validação do seu trabalho.
Pronto! Chegou uma demanda de paraquedas? Hora de conferir com o cronograma se é possível realizar no período solicitado. Assim, mesmo que você tenha que alterar as datas por conta de algo que tem altíssima prioridade, você tem justificativa para argumentar o uso inteligente do seu tempo profissional. No fim das contas, isso também é uma forma de valorização do seu conhecimento técnico.
Para que o dia a dia funcione com produtividade é importante lembrar de:
- Criar uma rotina para verificar o cronograma todos os dias antes de começar a trabalhar e no fim do expediente.
- Ser flexível para alterar datas caso uma nova demanda chegue ou alguma atividade demore mais para ser realizada do que o previsto.
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Trabalhe com plataformas online de organização
As ferramentas online como Trello, Asana, Slack ou o item “Tarefas” do Gmail. Esse tipo de serviço funciona tanto no desktop quanto no celular, facilitando a visualização de atividades de qualquer lugar. Além disso, é possível organizar os itens por assuntos, inserir datas e subtarefas e até adicionar pessoas que precisam ajudar na entrega.
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Faça pausas conscientes
Não adianta trabalhar 8 horas seguidas sem fazer um intervalo para o almoço, o lanche da tarde, ir ao banheiro ou tomar água. É fundamental ter alguns momentos pequenos em que você pode se distrair e descansar a mente e o corpo. Só não vale fazer pausas muito longas, hein!
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Use o método pomodoro
Essa indicação é uma forma mais estruturada de fazer as pausas que sugerimos acima. Para usar o método pomodoro é preciso entender que o período de 25 minutos equivale a um pomodoro.
Com isso em mente, coloque o despertador do celular para apitar em 25 minutos e inicie uma tarefa. Não vale dar atenção para interrupções. Se não for nada urgente, pode esperar.
Terminou a tarefa? Faça uma pausa de 5 minutos e depois já comece outra. Não terminou? Sem problemas! Faça a pausa mesmo assim e depois reinicie o tempo. Repita o processo até completar 4 pomodoros. Então, faça um intervalo de 30 minutos.
Além de estimular a produtividade e a alta concentração, o método ajuda você a entender quantos pomodoros demora para realizar determinadas tarefas.
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Elimine distrações
Tire do caminho tudo que pode tirar a sua concentração do seu objetivo final que deve ser realizar a sua tarefa com qualidade e dentro do prazo. As distrações podem estar nas notificações dos aplicativos do celular, em conversas paralelas e até em fofocas. Por exemplo, se você não trabalha com redes sociais não tem porque ficar logado no Facebook ou no Twitter durante todo o expediente.
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Crie recompensas
Uma forma interessante de conseguir completar seus deveres é criar recompensas para si mesmo com a finalização de cada um deles. Por exemplo, se você tem um projeto que vai consumir 1 dia todo de trabalho focado nesse tema, pense uma forma de se distrair quando o concluir. Pode ser assistir a um vídeo engraçado na internet, tomar um café na lanchonete da esquina ou até ler um pouco.
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Mude de ambiente
Às vezes o local em que você trabalha pode ser um fator de distração. Então, se você estiver sentindo dificuldade para se concentrar, logo fuja para um espaço em que você possa focar no que tem que fazer. Isso não dá margem para que os outros te atrapalhem ou para que você mesmo saia da linha.
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Faça as tarefas fáceis na hora
Um modo bacana de incentivar a si mesmo para realizar tudo que precisa dentro do prazo é começar pelas atividades mais fáceis. É simples de se resolver? Então, faça logo. Assim, você tem a sensação de que está finalizando uma atividade, o que é verdade.
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Perdoe-se
Não dar tempo para fazer algo, distrair-se com outros assuntos ou alguém tirar seu foco são alguns dos fatos chatos que podem acontecer no cotidiano. Se algo desse tipo ocorreu, não esquente a cabeça. É preciso se perdoar. Do contrário, você vai se distrair novamente, só que dessa vez se culpando pelo o que não fez.
O coaching pode ser uma ótima ideia para quem deseja eliminar esse tipo de sentimento de culpa, que é considerado como sabotador. O método utiliza ferramentas eficazes que ajudam você a alcançar a sua melhor versão pessoal e profissional, sem mudar a sua personalidade.
Gostou das dicas? Se você tiver mais é só escrever nos comentários abaixo!
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