O termo poliqueixa é característico da linguagem dos médicos quando se referem a um paciente que sente um tipo de dor, ou vários com frequência. Porém, nenhum exame não revela qual é o problema. Só não confunda esse conceito com o hipocondríaco, que acredita que tem alguma doença fatal que está se espalhando pelo corpo a todo o momento.
Como o termo ficou popular fora do círculo dos profissionais da medicina, é comum chamar uma pessoa de poliqueixosa simplesmente por ela estar reclamando de tudo a toda hora. Você já tinha ouvido falar do termo?
No artigo de hoje não vamos falar de doenças, mas daquelas pessoas que reclamam muito de tudo no trabalho. Entenda qual é o impacto de uma pessoa que reclama muito no trabalho e como evitar situações como essa. É só continuar lendo para saber mais!
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Funcionários que reclamam muito
Você tem reclamado muito no trabalho? Cuidado, pois as suas queixas podem estar incomodando os outros. Mas, isso não quer dizer que você não deve apontar o que está errado. Porém, existe hora e lugar para tudo.
É normal que o ser humano reclame, então esse não é o problema. A grande questão é quando as reclamações são constantes e repetitivas. No fim das contas, a gestão e a liderança, que deveriam estar ouvindo a situação, não estão sendo notificadas corretamente. E, justamente pelo transtorno não estar oficializado, não podem fazer nada. Então, lembre-se sempre de contar o que está acontecendo para as pessoas certas.
O processo exemplar é que o colaborador leve todos os problemas para longe do dia a dia da área oficializar o ocorrido e para não atrapalhar os outros. Ele pode direcionar o discurso para o seu superior, setor de recursos humanos (RH) ou, caso a empresa tiver, para o canal de atendimento interno da organização. Basta conferir qual é o procedimento correto no Manual do Funcionário, Código de Ética e Conduta ou em outras políticas da empresa.
O que fazer quando um colega de trabalho não para de reclamar e acaba atrapalhando a rotina profissional dos outros?
Imagine sentar perto de uma pessoa que protesta as atividades e os processos da empresa a todo o momento. O ideal é que você converse com essa pessoa para entender a causa de tanta reclamação. Se puder, ajude ela a pensar em uma possível solução para oficializar a questão. Mas, mais importante do que isso, é deixar claro que os constantes discursos negativos estão atrapalhando a execução das tarefas de outros colaboradores.
4 dicas para diminuir o número de reclamações sem causa
Se você pertence à gestão ou liderança ou é um profissional de RH, é possível que tenha que lidar com situações de reclamações. O importante é entender que, independentemente do trabalho que executar, é comum que ocorram queixas. Ao mesmo tempo é essencial compreender que é possível criar canais para evitar que os problemas assumam papéis muitos grandes, podendo prejudicar o dia a dia dos colaboradores ou até a imagem da empresa.
Confira agora mesmo 4 recomendações de como evitar esse tipo de cenário no local em que você trabalha. Acompanhe:
- Defina o processo: desenvolva qual é o passo a passo que o colaborador deve seguir quando desejar fazer uma reclamação oficial. O canal pode ser direto com o setor de RH ou por meio de um telefone ou e-mail em que o funcionário descreve o que está acontecendo ou o que aconteceu. Após essa determinação, descreva o processo detalhadamente no Código de Ética e Conduta , Manual do Funcionário ou em outra política oficial.
- Comunique qual é a conduta ideal: não adianta nada ter um procedimento super detalhado e não comunicar para os funcionários, não é mesmo? Mais do que uma campanha passageira ou um e-mail aleatório, deixe essa comunicação com fácil acesso para todo o quadro de funcionários.
- Mantenha um canal de comunicação aberto: além das regras, é essencial que a gestão, liderança e RH estejam prontos para atender às necessidades dos trabalhadores sempre que eles precisarem. Por isso, é importante deixar claro que há abertura, cumplicidade e honestidade para que todos possam conversar.
- Aprimore suas habilidades técnicas para entender as tendências comportamentais dos colaboradores: ampliar suas competências no campo de análise de pessoas é essencial para que você possa compreender a inclinação que um cenário pode tomar. Você pode contar com o coaching para ajudar nessa tarefa. Daqui a pouco, falaremos mais a respeito do método.
Formação de Consultor em Análise Comportamental
O curso de Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de você compreender como funciona o mapeamento de perfil e como identificar quais são as tendências comportamentais.
Tais conhecimentos são muito valiosos para que você faça uma gestão efetiva de pessoas, percebendo quando há disposição para algum tipo de reclamação ou situação problemática. Dessa forma, você já pode se antecipar, desenvolvendo comunicações que tirem as dúvidas previamente ou até reformulando processos.
A formação é construída por profissionais altamente capacitados e que estão se atualizando a todo o momento. Afinal, um dos objetivos do coaching é que ninguém fique parado no tempo com sabedorias do passado. Todos devem ter o autodesenvolvimento constante como mantra!
Com as aulas práticas e teóricas você aprende sobre a Teoria dos Perfis Comportamentais; como entender a origem das atitudes das pessoas; identifica mais facilmente o funcionário mais carente de treinamento; elaborar ações que aumentem a consciência de grupo na empresa; e muitos outros temas essenciais para o seu amadurecimento profissional e até pessoal.
Você pode aplicar tudo que aprendeu no curso para ampliar a produtividade dos processos de recrutamento e seleção e desenvolvimento daqueles que já são colaboradores; aumentar os índices de retenção de funcionários considerados como talentos; cooperar de forma assertiva na construção dos planos de carreira; contribuir com o desenvolvimento pessoal e técnico dos trabalhadores; promover melhorias nos relacionamentos interpessoais; elaborar ações para impactarem positivamente no clima organizacional e na qualidade de vida do trabalho; construir ações que aumentem a aderência à cultura organizacional; e muitos outros benefícios importantíssimos para você, os trabalhadores e a empresa.
Em nível analítico, você terá mais bagagem técnicas para avaliar as principais tendências comportamentais e como elas podem influenciar no ambiente profissional. Além disso, ainda poderá criar relatórios detalhados que preveem problemas ou identificam tipos de colaboradores que geralmente encontram obstáculos no dia a dia.
Navegue pelo site para entender mais sobre essa formação e aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.
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