O que são sabotadores

Comportamentos Sabotadores

Saiba como lidar com comportamentos sabotadores

 

Você já se pegou perguntando o motivo das coisas não funcionarem ou por que ainda não conseguiu realizar seus sonhos mais antigos? Às vezes, dá a impressão de que a nossa vida está estagnada e que nada acontece, não é mesmo?

Isso acontece porque você está sabotando suas próprias metas e sonhos de vida. Isso mesmo, você é o principal responsável por essa sabotagem e precisamos conversar sobre a autossabotagem e a necessidade de entender como este processo te impede de realizar os seus sonhos.

Quando falamos em autossabotagem, tratamos de um processo em que as nossas inseguranças, nossos medos e nossa ansiedade se tornam protagonistas da nossa própria história. Com isso, temos atitudes que são capazes de arruinar e destruir as nossas conquistas e nossos sonhos. Assim, começamos a criar dúvidas sobre nosso merecimento e sobre as nossas habilidades nos mais diversos setores de nossa vida.

É comum definir os comportamentos sabotadores como aqueles que tiram o foco e prejudicam suas atividades diárias, seja no trabalho ou em casa. Por isso, é necessário eliminar o que nos impede de conquistar sonhos, objetivos e projetos.

[php_everywhere instance=”2″]

Tipos de comportamentos sabotadores

Muitas vezes confundimos os sentimentos e nem percebemos a prática da autossabotagem, por isso, é importante saber identificar quais são os principais agentes considerados sabotadores e saber como lidar com cada um deles. São eles:

  • Falta de motivação: com a rotina do dia a dia é normal ficar desmotivado e sem ânimo para continuar. Acredite, isso acontece com todo mundo e você não está sozinho nessa. A diferença está apenas na forma que você lida com esse sentimento. Procure identificar as causas deste mal e comece a trabalhar nestes fatores. Pratique atividades que te tragam prazer e bem-estar. Lembre-se de que todas as experiências pelas quais passamos têm uma intenção positiva. Por isso, identifique-as e tire proveito apenas do que for bom.
  • Ansiedade: a ansiedade é um agente considerado um agente dificultador e, infelizmente, está presente na vida de muitos profissionais. A causa deste mal pode estar ligada a inúmeros fatores como preocupação, improdutividade ou mesmo cansaço. Esse comportamento, se não trabalhado adequadamente e evitado, pode prejudicar não somente a saúde física como também o lado psicológico dos indivíduos. Para evitar a ansiedade, procure levar a vida de maneira mais leve e tente se cobrar menos. Evite focar-se somente no trabalho e dê um tempo para si. Relaxe, descanse e mantenha hábitos saudáveis. Uma dica muito importante para evitar a ansiedade é a prática de exercícios físicos e boas noites de sono.
  • Desorganização: se você sente dificuldade em se organizar em meio a tantas coisas para fazer e prazos a cumprir é importante criar uma rotina de trabalho. Fazer uso de uma agenda ou mesmo criar uma planilha de tarefas, por exemplo, pode ajudar no processo de organização.
  • Falta de foco: uma boa dica para manter o foco no que realmente é importante é separar seu trabalho por ordem de prioridade. Agindo assim ficará mais fácil identificar o que fazer primeiro e evitará a entrega de suas tarefas fora do prazo estabelecido. Afasta-se do que desvia você do foco como conversas paralelas, ligações pessoais ou mesmo redes sociais. Deixe tais atividades para os momentos de intervalo.
  • Procrastinação: sabe aquela história de não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje? Então, a procrastinação é um dos principais inimigos no dia a dia das pessoas. A gente sempre acaba achando que vai conseguir resolver as pendências depois e acabamos em uma bola de neve de compromissos e entregas atrasadas. Por isso, é importante listar as prioridades do dia e fazer de tudo para cumpri-las dentro do prazo determinado. Assim, você evita frustrações e cobranças.

Exemplos de autossabotagem

  • Processos de emagrecimento: você coloca na sua cabeça que precisa perder uns quilinhos. Faz uma bateria de exames, o médico estipula uma dieta para que você alcance os seus objetivos. Você começa a fazer exercícios e reeducar a sua alimentação. Quando você começa a obter os resultados esperados, o que você faz? Come algum alimento que não está na dieta, procrastina com a prática de exercícios e começa a perder o ritmo do processo de emagrecimento, sem nenhum motivo aparente.
  • Promoção e ascensão na carreira profissional: você começou a dar passos importantes em sua carreira, investiu em cursos e formações para desenvolver as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades de crescimento em sua carreira. Um dia, você recebe uma nova responsabilidade e assume uma nova função dentro da organização empresarial. Você investiu energia, tempo e dinheiro para chegar neste momento tão importante. A promoção dos seus sonhos se torna uma realidade. O que você faz? Começa a chegar atrasado, entrega suas tarefas fora do prazo, tem uma queda considerável em seu desempenho profissional.
  • Relacionamentos felizes: você conheceu uma pessoa interessante. Ambos se apaixonam pelo outro e uma linda história de amor começa. A relação está bem, do jeito que você sempre quis. Uma relação saudável, harmoniosa e, principalmente, repleta dos melhores sentimentos. Neste momento, você começa a ter atitudes grosseiras com a pessoa amada, a não demonstrar o seu afeto. Em suma, você não demonstra que está feliz.

Estas são algumas situações que exemplificam a autossabotagem no nosso cotidiano. Geralmente, isso acontece no momento em que nos acomodamos após conquistar alguma coisa que sempre desejamos. Mas, ao invés de aproveitarmos o momento de exaltação e plenitude, temos atitudes que sabotam as nossas conquistas e nos levam de volta a um ponto de insatisfação.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

O que fazer para parar de se sabotar e dar a volta por cima?

Como vimos, esses fatores podem atingir a todos em alguma fase da vida, mas não podemos deixá-los nos dominar e prejudicar nossos objetivos e metas profissionais ou pessoais.

Para ajudar neste processo, confira algumas dicas poderosas para você reconhecer o seu poder infinito e ir além cada vez mais! São elas:

  • Autoconhecimento: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. As citações acima foram proferidas por Sun Tzu, no livro “A Arte da Guerra” e mostra o quão importante é o autoconhecimento. Afinal, quem é o nosso maior sabotador neste processo? Nós mesmos! Portanto, investir em autoconhecimento é importante para entender o que te leva a autossabotagem. Isso te ajudará a tomar medidas e atitudes que contribuem com a solução deste problema.
  • Planeje as suas atividades: a partir do momento que você se conhece e entende os fatores que te levam à autossabotagem, traçar as suas metas de vida e se planejar para atingi-las será mais seguro. Você se conhece e entende as suas limitações, conhece o seu potencial e entende que é capaz de ir além. Então, se organize e planeje para conquistar aquilo que você deseja!
  • Procure ajuda: enfrentar a autossabotagem não é um processo fácil. Enfrentar nossos próprios medos, insegurança e dores requer coragem, preparo. Pode ser um enfrentamento difícil e não há nada de errado nisso. Se este for o seu caso, não hesite em pedir ajuda. Conversar com amigos, psicólogos, busque alternativas que te ajudem a parar de se sabotar e dar a volta por cima.

Uma boa alternativa para quem passa por isso é a metodologia de coaching. Com ferramentas e técnicas da mais moderna vertente do desenvolvimento humano, a pessoa passa por um processo de mudanças e evolução pessoais, que a ajudam a identificar e a evitar os comportamentos sabotadores dentro do dia a dia. O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) promove uma série de cursos e formações em coaching que podem ajudá-lo nessa mudança de postura diante dos desafios da vida. Um deles é o Professional & Self Coaching (PSC), curso completo e moderno que desenvolve habilidades e aperfeiçoa as competências para que o coachee (participante) alcancem a capacidade de evoluir um pouco mais todos os dias. Os resultados poderão ser vistos em curto, médio e longo prazo.

  • Foco e disciplina: como já disse aqui, para que você abandone de vez os comportamentos sabotadores é importante que haja comprometimento com este processo. Mantenha o foco no seu objetivo – neste caso, superar a autossabotagem. Além disso, é fundamental que você tenha disciplina para cumprir o que foi traçado no planejamento.
  • Celebre as suas conquistas: superar a autossabotagem é um árduo processo, no entanto, os resultados são altamente gratificantes. Acredite! E justamente por ser um processo marcado por muita superação, nada mais justo que comemorar as suas próprias vitórias, não é mesmo? Portanto, não deixe de comemorar o que conquistou e reconheça que você é capaz de ir além.

Como você lida com os comportamentos sabotadores? Escreva suas dicas nos comentários!

[php_everywhere instance=”1″]

 

Copyright: 691068628 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010