Despertar para a mudança: o que precisa mudar na sua vida?

Dizem por aí que a única constante do universo é a mudança. Realmente, se observarmos a realidade ao nosso redor, certamente identificaremos muitas mudanças que ocorreram e que ainda ocorrem com frequência. Meios de transporte, ferramentas de trabalho, métodos de comunicação, roupas, arquitetura, tudo isso muda muito de uma época para outra.

Todavia, é importante ressaltar que essas mudanças externas refletem, na verdade, mudanças internas. A sociedade só passa por essas transformações porque as pessoas que fazem parte da sociedade também passam. E você, querida pessoa, quais mudanças precisa promover na sua vida? Acompanhe-nos na reflexão a seguir!

Mudanças: por que elas são tão importantes?

Conforme citamos na introdução acima, as mudanças refletem a evolução de uma sociedade. Em geral, as mudanças são positivas, uma vez que são meios de facilitar a vida das pessoas e de encontrar soluções para os seus problemas. É assim, por exemplo, que os carros foram inventados, a fim de solucionar o problema de percorrer longas distâncias em um prazo de tempo menor, sem a força humana ou animal.

No que diz respeito às mudanças internas, elas também são necessárias para que possamos evoluir, aprender e alcançar objetivos maiores. Depois de aprender tudo o que tinha a ser aprendido no 2º ano, por exemplo, o aluno deve ir para o 3º. Depois de aprender tudo o que podia em um cargo X, o profissional deve pensar em uma promoção.

As mudanças, portanto, revelam os nossos aprendizados e progressos, demonstrando que nós já não “cabemos” mais em velhos formatos e estilos de vida. A experiência nos incentiva a partir para novos rumos, pois os antigos já foram esgotados. Sem a mudança, a vida permaneceria estacionária — as pessoas jamais evoluiriam, e, consequentemente, o mundo também seria sempre o mesmo.

Que tipos de mudança podem ser necessários?

Na sua vida, pode ser que você esteja precisando de algumas mudanças. Isso pode ocorrer de diferentes maneiras, e, para reconhecê-las, é necessário muito autoconhecimento. Confira as principais mudanças pelas quais todos nós passamos ao longo da vida!

 

  • Novas crenças

 

As coisas em que acreditamos podem mudar consideravelmente ao longo do tempo. Isso vale para tudo: você pode passar a vida acreditando ser uma pessoa tímida, quando, na verdade, é apenas um pouco insegura — o que pode ser trabalhado. Além disso, também podemos mudar as nossas crenças gerais sobre a vida, sobre o mundo, sobre ética, sobre estilo de vida, e por aí vai. Essas mudanças são sinais de que a vida que vivíamos já não “cabe” mais em tudo o que almejamos.

 

  • Novas amizades

 

As amizades são as pessoas que podemos escolher para participar das nossas vidas. Algumas delas se estendem por toda a nossa trajetória, o que é raro. O mais comum é que tenhamos amizades em determinados momentos da vida, mas, com a correria moderna, há afastamentos. Saiba que esse processo é natural. As pessoas vão entrar e sair da sua vida de acordo com o momento que você estiver vivendo. Além disso, as suas mudanças internas também se refletem nas pessoas que você atrai.

 

  • Novos hobbies e gostos

 

Quem já está na idade adulta provavelmente já percebeu que os nossos gostos mudam. Há estilos musicais, por exemplo, que achávamos que jamais consumiríamos na adolescência, mas que aprendemos a admirar na vida adulta. É por isso que é tão bacana mantermo-nos abertos ao novo. Novos ritmos, novos gostos gastronômicos, novas atividades que despertam prazer — tudo isso pode aparecer na nossa vida se nos propusermos à experimentação, o que pode ser super positivo!

 

  • Novos rumos profissionais

 

As mudanças também podem alcançar a carreira. Aliás, devem! Mesmo que você esteja extremamente feliz onde está, pode ser interessante obter uma promoção e encontrar novos desafios. A mesmice gera tédio e “enferruja” os nossos saberes e competências. Por isso, há muitas pessoas que querem mudar de emprego, mudar de empresa, mudar de área profissional ou até mesmo abrir um negócio próprio. O tédio e a infelicidade são sinais de que há outros desafios nos chamando na vida profissional.

 

  • Novos hábitos de saúde

 

Nunca é tarde para ser mais saudável, tanto física quanto emocionalmente. Você não precisa descobrir um problema de saúde grave para dar início a essa mudança. A busca por mais disposição e qualidade de vida obrigatoriamente passa por transformações de hábitos: dormir suficientemente, alimentar-se com equilíbrio, manter-se hidratado, praticar exercícios físicos com regularidade, ter momentos de lazer e saber dizer “não” quando for preciso. Adote esses hábitos para ter mais saúde!

 

  • Novos hábitos financeiros

 

Pode ser que a mudança de que você precisa esteja nos seus hábitos financeiros. Está endividado? Sem dinheiro sobrando? Sem reserva de emergências? Sem conseguir realizar os seus sonhos? Então, mudanças serão necessárias na maneira como você lida com esse recurso. É preciso gastar menos, ganhar mais, ser menos impulsivo, organizar melhor as suas despesas, conversar com a família sobre o tema etc. O importante é entender que, do jeito que está, só vai piorar. Mude!

 

  • Novas vivências espirituais

 

Há muitas pessoas que são criadas em determinadas tradições religiosas. Com o passar do tempo, porém, elas percebem que aquela cultura talvez não faça tanto sentido para si, ao menos não tanto quanto fazia no passado. Por isso, os caminhos espirituais e os valores que escolhemos seguir podem passar por mudanças de acordo com as nossas experiências. O importante é que você conheça essas diferentes vivências espirituais e encontre aquela que mais o faz feliz e com senso de propósito.

 

  • Novos conhecimentos e habilidades

 

Por fim, entenda que qualquer pessoa aprende algo novo até o último dia da sua vida. Nunca é tarde para aprender a fazer trabalhos manuais, declarar o imposto de renda, nadar, dirigir, cozinhar etc. Adquirir novos conhecimentos e habilidades é importante não só para o desenvolvimento da sua carreira, mas também para facilitar a sua vida no dia a dia. Além disso, aumentar os nossos saberes amplia também a nossa autoconfiança e a nossa autoestima, o que nos torna mais resilientes e tranquilos.

Despertar para a mudança significa compreender que, com alguma frequência, ela é necessária para o nosso desenvolvimento pessoal. É claro que você não deve abrir mão da sua essência, mas é preciso olhar para dentro de si e identificar esses chamados de que é hora de partir para novos rumos. Em todas as áreas citadas acima, isso pode acontecer — o que é natural e saudável. Conheça a si mesmo e cuide-se!

E você, querida pessoa, por quais mudanças tem passado? Quais transformações precisam ser promovidas na sua vida? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010