O termo criticidade se refere a característica de ser crítico ou ele pode indicar um juízo de valor. Isso não quer dizer que qualquer tipo de reclamação ou comentário pode ser considerada uma boa crítica. O que não falta é gente querendo dar opinião sobre qualquer assunto sem ter experiência real com o tema ou, no mínimo, estudo para construir bons argumentos.
Uma pessoa com bom nível de criticidade não sabe tudo, mas ela busca conhecer o que precisa ou quer saber. A frase “só sei que nada sei” do filósofo grego Sócrates, que morreu em 399 a.C, define bem, pois alguém com essa característica é um ser humano em constante evolução. O indivíduo geralmente é especializado em determinado assunto e o estuda regularmente. Caso ande em terreno desconhecido, não deixar de estudar, apenas o faz com mais intensidade. A instrução ajuda a criar uma linha de raciocínio e um conjunto de opiniões que são baseadas em conhecimento. Ou seja: terá bons argumentos em um debate saudável. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto profissional.
É essencial ter um bom nível de criticidade para se tornar um profissional de alto desempenho. Somente com conhecimento técnico atualizado e dedicação é possível se apresentar como um colaborador valioso e que acrescenta à empresa.
Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo!
A criticidade no ambiente de trabalho
Farto 1: se você está ocupando um cargo na empresa em que trabalha é porque foi escolhido para tal. Fato 2: o recrutador espera que você execute os pontos técnicos e as virtudes da sua personalidade que vocês conversaram em entrevistas. Fato 3: para obter sucesso nessa empreitada é preciso que você se concentre.
Como eu digo constantemente, o ser humano está em constante evolução, então a apresentação de um pacote básico não serve a todo o momento. Ele pode ser bem útil para ser apresentado nos primeiros meses no cargo, porém, com o tempo, você deve demonstrar que é um profissional proativo, preocupado com os resultados da equipe e da empresa e atualizado com as novidades do setor.
Ter um foco e se dedicar para alcançá-lo é essencial. Como colaborador é essencial que você demonstre sabedoria técnica a respeito da sua área de atuação, proatividade para aprender quais são as últimas novidades do setor e criatividade para encontrar modos diferentes de prever e resolver problemas e aproveitar oportunidades.
Características como essas que falei acima saem do pacote básico e serão a base para a construção do seu pensamento crítico. Para defender uma determinada tarefa ou decisão é preciso que você esteja munido de bons argumentos, que foram feitos a partir do conhecimento.
Além disso, pequenos atos como ser pontual para chegar ao trabalho e para as reuniões, entregar as atividades com o mínimo de qualidade esperada e dentro do prazo e ter bons relacionamentos interpessoais são requisitos básicos para qualquer profissional de qualquer área. Que fique claro que quando falo de relacionamentos profissionais, não estou sugerindo que você seja o rei ou a rainha da simpatia, apenas que saiba conviver com os outros colaboradores, afinal todos estão em prol dos objetivos da empresa.
Como o coaching pode se tornar essencial
O método de coaching trabalha com um agrupamento de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa para alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional de forma rápida.
Um dos pilares da metodologia é o autoconhecimento. Já diz a máxima grega: “conhece a ti mesmo”. Ao praticar esse exercício, o indivíduo estará aprendendo mais sobre os próprios pontos fortes e aqueles que são considerados fracos. A partir dessa identificação, será possível empoderar ainda mais as virtudes e até descobrir novas. Também será possível entender como os itens mais fracos se manifestam e buscar por maneiras de torná-los menos sabotadores ou até torná-los nulos.
A formação em coaching Professional & Self Coaching (PSC) ensina, entre muitos assuntos, a como mergulhar no autoconhecimento. Oferecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o curso busca mostrar a teoria e a prática para que você se torne um profissional empoderado.
Além do autoconhecimento, o PSC ensina a história do coaching, o que são crenças limitadoras e processos de identidade, como executar a aprendizagem acelerativa, quais são os princípios da programação neurolinguística (PNL) e muito mais. Com todo esse aprendizado, você será um líder capaz de fazer escuta ativa, executar atividades, gerenciar equipes, dar e receber feedbacks, administrar bem o tempo e ainda entregar os resultados que a empresa espera ou até exceder as expectativas.
Outro curso interessante do IBC é o MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching, em que você aprenderá a gerir empresas com práticas de coaching. Esse MBA (Master in Business Administration) é a sua oportunidade de buscar por assertividade nos seus desafios ao longo da carreira. Excelente para líderes, gestores e qualquer profissional que é focado em trabalhar com planejamento estratégico aliado ao desenvolvimento humano.
Se você quiser ser mais específico, há o MBA em Gestão de Pessoas & Coaching que une o aprendizado da gestão de pessoas com modernas metodologias coaching. Ao longo da formação, será possível aprender sobre o funcionamento do treinamento coaching e como aplicá-lo em colaboradores e em organizações, desenvolvimento e capacitação de líderes e projetos relacionados ao desenvolvimento humano.
Termometro da criticidade
Depois de ler sobre níveis de criticidade, chegou a hora de testar o seu! Pense em uma situação problemática de trabalho em que o conhecimento técnico é essencial para resolvê-la. A equipe do líder 1 exibe ideias interessantes e ele faz a seleção da melhor sem muito debate em torno da questão. Já o líder 2 propõe uma roda de discussão entre os seus funcionários para depois pensar cuidadosamente na melhor ideia.
Ao ser questionado sobre o método de escolha, o líder 1 apenas diz que optou pela melhor resolução. E o líder 2 explicou quais foram seus critérios e métodos de eliminação. A solução do líder 2 foi a opção vencedora.
Pode ser que a ideia da equipe do líder 1 até seja melhor, mas na hora de defendê-la não houve a construção de um pensamento crítico e argumentos baseados em fatos. Viu como o conhecimento é essencial para ter um bom nível de criticidade e como ele é prioridade em uma empresa?
Agora me conte se você já passou por uma situação parecida com essa! É só escrever nos comentários.
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