Um bom dia acompanhado de um sorriso, conversas agradáveis, contar piadas e ter momentos de descontração com amigos e familiares são exemplos de atitudes e comportamentos de uma pessoa com bom humor. Falar de bom humor é maravilhoso, não é mesmo? A sensação que temos é de leveza, as pessoas ficam mais alegres quando estão de bom humor. Por isso querida pessoa, você consegue passar a maior parte do seu tempo com bom humor?
Se a sua resposta for não, que tal conhecer um pouco mais dos benefícios que esse estado de espírito pode proporcionar a sua saúde? Considerando que as pessoas estão sempre em busca de evolução e desenvolvimento, sugiro que você reflita sobre sua vida e sua rotina a fim de perceber o nível do seu bom humor, ou seja, comece a notar se você tem ficado com mais ou menos bom humor durante seu dia e tente mudar para melhor naquilo que for preciso.
[php_everywhere instance=”2″]
O bom humor e suas peculiaridades
Você já parou para pensar em como vivem as pessoas que conseguem manter o bom humor ativo? Alguns estudos comprovam que essas pessoas são mais comunicativas e saudáveis. Isso mesmo! Lembre-se dos seus momentos com bom humor, como você se sente?
Posso apostar que você fica mais leve, com a sensação de que tudo está bem, seu relacionamento com as pessoas é o melhor possível e o sorriso está sempre em seu rosto. O que você não imagina é que o bom humor faz bem tanto para a seus relacionamentos interpessoais quanto para a sua saúde.
Já foi comprovado que o bom humor faz muito bem para a sua saúde, por exemplo:
- Sua pressão arterial pode diminuir;
- Seu colesterol bom também conhecido como HDL pode aumentar;
- Seu sistema imunológico fica fortalecido;
- Seus músculos ficam mais relaxados o que diminui sua tensão e dores musculares;
- O bom humor reduz a ansiedade e o estresse, diminuindo também os sintomas da depressão.
Uma pessoa bem-humorada produz mais endorfina e por isso consegue sofrer bem menos que a maioria das pessoas que vivem estressadas. A endorfina é o hormônio capaz de fazer com que as pessoas relaxem, ele controla a pressão sanguínea, mantém o bom humor, melhora o sono e o desempenho sexual.
Diante de tantos benefícios que o bom humor pode provocar na vida de uma pessoa, será que viver de bom humor é o que as pessoas precisam para viver mais? Bom, se o bom humor traz tantos benefícios a saúde, acredito verdadeiramente que viver bem-humorado auxilia uma pessoa a viver mais. O mau humor só consegue atrair coisas negativas para a vida das pessoas, por isso, tente manter-se ligado ao bom humor.
Uma pessoa mal-humorada vive triste, estressada e angustiada, e diferentemente do bom humor que libera a endorfina, o mau humor libera a adrenalina, o que causa diversos sintomas como: dores de cabeça, palpitação, arritmia cardíaca, tremores, mãos frias, dores no estômago, estresse e até mesmo falta de ar.
Mas, e quando o mau-humor não pode ser previsto e simplesmente algo acontece deixando as pessoas de mau humor?
Bom, muitas coisas podem acontecer ao longo de um dia e de uma semana, por isso, é comum que esses acontecimentos tirarem o bom humor das pessoas. Coisas como: um boleto para pagar, uma multa de trânsito inesperada, uma reunião de trabalho que não teve bons resultados, um desentendimento com o parceiro (a), um filho que não vai bem na escola. Tudo isso pode tirar o bom humor de uma pessoa e nem sempre isso pode ser evitado.
Diante disso, sabemos que o melhor a fazer é manter-se motivado, otimista e como pensamento sempre no lado bom que as coisas trazem. Os desafios sempre vão existir e cabe a você decidir como levar isso a diante, se é com bom humor e com pensamentos positivos ou se é com mau-humor e negatividade.
Encontrando o bom humor através do coaching
Quando falo que o bom humor é capaz de auxiliar uma pessoa a viver mais e melhor é por que pesquisas e estudos comprovam isso, nesse sentido, sou completamente a favor de que as pessoas aprendam a viver com muito mais bom humor do que com mau humor, aliás, essa ideia também é defendida nos processos de coaching.
Eu como Master Coach Senior, digo com toda certeza e quantas vezes for necessário, que o pensamento positivo é capaz influenciar positivamente o desempenho e a performance das pessoas, seja no campo pessoal ou profissional. Por isso exponho que o bom humor também pode ser visto e utilizado nos processos do coaching como uma maneira de alcançar seus objetivos e metas.
Pensando assim, muitas pessoas acreditam que rir de tudo e de todos é bom humor, e que assim poderão viver mais e ainda mais feliz, porém, sinto dizer que isso não é bom humor. No coaching, assim como o pensamento positivo, o bom humor é diz respeito a ver o lado bom das coisas do cotidiano, até mesmo quando coisas ruins acontecem. Parece ser impossível, mas não é! Não digo que as pessoas não podem sofrer, chorar ou ficar de luto por algo ou alguém, quero dizer que para tudo que acontece existem dois lados, coisas boas podem ser extraídas de cada situação, e viver a vida com bom humor e com pensamento positivo é exatamente isso. É encontrar coisas boas em situações de desafios.
O que você me diz de começar a ver a vida com outros olhos? Pense nas incongruências do dia a dia, comece a ver a vida diária com um pouco mais de comédia, sabe os pequenos problemas? Encontre uma solução rápida e pare de sofrer por algo que tem solução. Existe um provérbio chinês que diz o seguinte:
“Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, por que não tem solução”.
O que você acha de começar a viver com muito mais bom humor? Use o espaço abaixo para deixar um comentário, e se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. Mostre aos seus amigos que o bom humor pode ajuda-los na busca por seus objetivos e metas.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 298442531 – https://www.shutterstock.com/pt/g/master1305