Conciliar aprendizado com técnicas de relaxamento, esse é o pressuposto da Sugestopedia, método criado pelo psiquiatra e educador búlgaro Giorgi Lozanov, na década de 60, que busca otimizar o aprendizado através da junção de técnicas de relaxamento e música clássica, e dessa forma, acelerá-lo. A técnica é utilizada mundialmente para maximizar resultados e produzir uma resposta mais rápida aos estímulos educacionais, e é bastante utilizada no aprendizado de línguas estrangeiras.
Em seu experimento, Lozanov constatou que o indivíduo estando com sua mente em estado de relaxamento é mais propício a absorver informações, concentrar-se e potencializar seu aprendizado, do que aquele exposto à pressão, medo, euforia ou estados psicológicos negativos. As técnicas de relaxamento utilizadas por ele remetem à yoga, prática meditativa hindu, através da qual se usa exercícios respiratórios e a desaceleração do ritmo cardíaco para chegar a um estágio de relaxamento ideal. Neste caso específico, voltado para o aprendizado.
Lozanov verificou também que a música barroca (clássica), com 60 a 70 batidas por minuto, estimula as ondas cerebrais alfa, e é ideal para harmonizar e tranquilizar o corpo e a mente. Desta forma, a música é eficaz para potencializar a capacidade de memorização de informações, a base de todo processo de aprendizagem.
O psiquiatra concluiu com o estudo, que cada indivíduo tem um estado considerado “ótimo” de aprendizagem, e que este, consiste em sincronizar corpo e mente através de exercícios de respiração com foco no relaxamento. O objetivo da técnica é chegar a um estado chamado de “vigília relaxada”, onde estamos mais propícios a aprender, pois nosso cérebro está melhor condicionado para isso.
Na aplicação em seus alunos, o educador pode comprovar que os estudantes submetidos às sessões de relaxamento antes das aulas ficaram mais receptivos ao conteúdo; tiveram uma melhora de até 70% em seu aproveitamento normal. Observou ainda que a técnica estimula a criatividade; a imaginação; o bem estar; o aumento da concentração; um maior envolvimento no processo de conhecimento; como também pode auxiliar na eliminação de bloqueios como a timidez, e ajudar a solucionar distúrbios fonoaudiológicos, como a gagueira.
Giorgi Lozanov com sua percepção avançada inventou uma nova metodologia de ensino, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (UNESCO), ao propor a Aprendizagem Acelerada, e instaurou um novo modelo de aprendizado que se tornou uma alternativa ao modelo comum e ultrapassado de ensinar. Costumo aplicar com freqüência as estratégias de Lozanov em programas corporativos e treinamentos de Coaching, é por isso que conseguimos atingir resultados extraordinários em um curto espaço de tempo.
José Roberto Marques
[php_everywhere]