Lidando com a agressividade infantil

Agressividade Infantil

O Coaching para Crianças ajuda os pais a lidar com a agressividade infantil

 

Se o seu filho tem entre dois ou três anos e dá muito trabalho, ele está na adolescência dos bebês e pode desenvolver uma agressividade fora do normal. Isso acontece porque nesta idade, o cérebro dos bebês se desenvolve de modo que ele consiga expressar sua vontade, e percebe que são diferentes de seus pais. E é aí que começam as brigas e irritações, e o pequeno se transforma até mesmo em outra criança, desrespeitando o pai e a mãe.

Mesmo zelando pelo bem-estar dos seus filhos e tomando medidas educativas para criá-los, às vezes fica difícil controlar o temperamento dos pequenos e a consequência disso vem em forma de agressividade infantil, preocupando os pais quanto a melhor maneira de contornar a situação e garantir que a relação com a criança seja construída com bases sólidas de respeito, educação e muito amor.

Mesmo com tanto cuidado, por que isso acontece com as crianças? Antes de qualquer coisa, é preciso aprender a lidar com a agressividade infantil e entender como identificar esse comportamento.

Geralmente a agressividade infantil é caracterizada por crianças que xingam, quebram objetos, agridem os colegas ou até mesmo a própria família, unham ou mordem com a intenção de causar dor, batem portas, maltratam animais e chutam o que encontram pela frente estão sendo agressivas.

Não é tarefa fácil, não é mesmo? Mas a boa notícia é que há formas de superar esse desafio!

[php_everywhere instance=”2″]

Coaching para crianças

Nesse contexto, o coaching para crianças vem ganhando destaque e ajudando muitos pais a lidarem com o comportamento agressivo dos filhos. O coaching é um processo de aprimoramento humano cada vez mais utilizado por pessoas, profissionais e organizações que desejam conquistar resultados assertivos, em diferentes aspectos e contextos. Trata-se da melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade. O coaching é um poderoso método que promove mudanças permanentes e leva à conquista efetiva de sonhos e objetivos no âmbito pessoal e profissional.

Ao contrário do que muitos dizem, essa metodologia não se restringe ao meio corporativo ou à vida adulta simplesmente. Cada vez mais o coaching vem ganhando espaço e mostrando que seus processos podem ajudar todas as pessoas em diferentes momentos da vida a despertarem o melhor de si mesmas para ter uma vida plena. Para as crianças não é diferente, afinal, elas também precisam aprender a entender o que sentem e a lidar com a enorme carga de informações que recebem no dia a dia para se desenvolverem de forma saudável.

As crianças se diferem umas das outras e estão em constante desenvolvimento, por conta disso, algumas delas podem desenvolver um comportamento agressivo e precisar de acompanhamento profissional e uma maior dedicação dos pais. Mas afinal, como auxiliar a criança na construção da sua autonomia e autoestima? Como fazer com que ela tenha controle emocional? Como promover um diálogo que estimule seu desenvolvimento? É justamente essa a proposta do Coaching para crianças.

O processo de Coaching para crianças não possui como objetivo, estimular problemas e aspectos da vida adulta, pelo contrário, a metodologia visa, através de técnicas e ferramentas específicas e abordagem adequada, provocar questionamentos na criança, ajudá-la a encontrar novas soluções e assumir responsabilidades de acordo com a sua idade.

Assim, o Coaching para crianças é um processo altamente eficaz para auxiliar e contribuir com o desenvolvimento infantil, pois conecta a criança com suas emoções, a ajuda a se expressar melhor e interagir socialmente, além de otimizar seus talentos e a amparar em relação a futuros desafios. Além disso, o Coaching para crianças altera comportamentos negativos e inadequados — como timidez excessiva, ansiedade, teimosia, carência, apatia, desinteresse, preguiça, agressividade, medo, insegurança, rebeldia e até depressão.

O método também é eficaz em momentos de mudança ou em situações em que a criança precisa de foco, como nos estudos ou competições esportivas, contribuindo com o seu processo de descobertas.

O processo de coaching para crianças

Por se tratar de um processo com crianças, alguns aspectos se diferem do método aplicado à adultos. A primeira questão a ser considerada é a idade da criança. Seu desenvolvimento é dividido em quatro fases, são elas:

  • Nascimento a 2 anos: nesse período, a criança não possui linguagem e ações lógicas; 
  • 2 anos a 6 anos: caracteriza-se pela fase do desenvolvimento, é marcada pelo início do pensamento com linguagem através de jogos, imitação e imagem mental. Aqui, a criança entra em contato com regras e valores e passa a ter noção do que é certo e errado e pode desenvolver um comportamento agressivo diante da quantidade de novidades e informações que ela precisa aprender a lidar; 
  • 7 anos a 11 anos: a criança começa a ver lógica nas coisas, adquiri conhecimento, age com inteligência operacional e tem noção de espaço e tempo; 
  • 11 a 12 anos: nessa fase, a criança realiza ações com base em hipóteses e deduções, não somente de forma objetiva.

O Coaching para crianças começa com a autorização e entrevista com os pais, que apontam como é o comportamento e a personalidade da criança, bem como os aspectos que eles desejam aprimorar no filho, como a agressividade, por exemplo.

A partir daí, a segunda etapa é iniciar o processo, aplicado técnicas por meio de diálogos, dinâmicas, brincadeiras com massinha de modelar, pintura e teatro e vivências em grupo, tudo com foco no desenvolvimento e aprimoramento de aspectos como raciocínio, memória, imaginação, criatividade, emoção e interação.

O Coach deve compreender o ritmo da criança e realizar todo o processo com linguagem adequada à idade da mesma. Em geral, o “eu” interno das crianças é conectado genuinamente de modo lúdico, cativante e divertido, promovendo o desenvolvimento e sociabilidade de forma saudável e feliz. Se necessário, os pais devem acompanhar as sessões e participar do andamento de todo o processo.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Benefícios do coaching para crianças

Conheça alguns dos muitos benefícios que o Coaching para crianças oferece:

  • Mudanças comportamentais positivas;
  • Desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e social;
  • Aperfeiçoamento de talentos;
  • Melhoria na comunicação e nas relações familiares e sociais;
  • Melhoria da capacidade de adaptação;
  • Novos aprendizados e descobertas;
  • Estímulo do raciocínio lógico;
  • Desenvolvimento da capacidade de lidar com dificuldades comuns na infância (timidez, medo, preconceito, bullying etc);
  • Melhoria no foco e na concentração;
  • Aprimoramento da capacidade de organização;
  • Desenvolvimento de relacionamentos saudáveis;
  • Geração da autoconfiança e automotivação;
  • Senso de conquista;
  • Desenvolvimento intelectual;
  • Senso de pertencimento e merecimento;
  • Melhor entendimento sobre si e seus sentimentos;
  • Desenvolvimento de inteligência emocional.

Dito isso, percebemos que o coaching para crianças pode ser benéfico para toda a vida dos pequenos que apresentam traços de agressividade. Afinal, uma criança que passa por tal processo, desenvolve uma grande capacidade para se adaptar a novos ambientes e situações e a entender e controlar os seus sentimentos. O mesmo acontece em relação ao foco e a concentração, essas duas questões, quando trabalhadas na criança, podem influenciar significativamente nos resultados da mesma quando adulta ou adolescente.

Este artigo fez sentido para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright:  772766326 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sharomka

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010